[MoE - Hediondu - Art 5] Como Lutar - Artigo completo

Day 3,545, 20:17 Published in Portugal Portugal by Ministerio da Educacao ePT



 Boas "eRepublikianos",
 É com muito gosto que apresentamos, por iniciativa do MoE, o resultado da compilação das traduções efetuadas do excelente guia de combate escrito pelo jogador Feynmann!

 O eRepublik é um jogo com uma forte componente militar, pelo que a boa compreensão desse módulo e o bom entendimento de todos os seus componentes é crucial. Assim, acreditamos que as informações incluídas neste guia são pertinentes e fundamentais para todos os jogadores.

 Caso desejem contribuir para a melhoria ou correção de algum aspecto deste tutorial que considerem não estar de acordo, sintam-se à vontade para o expressarem nos comentários.

 Por cortesia do autor do artigo original, e caso desejem ouvir música enquanto leem, aqui vai:
 Vamos então ao guia!!!




1) FASE DE PREPARAÇÃO


 Para ser um combatente de sucesso no eRepublik cada jogador/soldado deve possuir no seu armazém um conjunto de equipamentos necessários para lutar de forma eficaz.

 Estes equipamentos podem ser divididos em duas categorias, Itens de recuperação de energia e Itens de dano. Estas duas categorias compreendem diversas subcategorias, nomeadamente:

  - Itens de recuperação de energia;
    - Comida;
    - Barras de energia (EB’s – Energy Bar);
    - Itens especiais.

  - Itens de Dano
    - Armas convencionais;
    - Armas especiais;
    - Boosters e aceleradores de dano.



1.1) ITENS DE RECUPERAÇÃO DE ENERGIA
 Lutar, tal como trabalhar e treinar diariamente, consome energia. Por cada hit (tiro) dado no campo de batalha serão consumidos 10 pontos de energia (notem que ao clicar em "lutar" serão consumidos pontos de energia correspondentes à quantidade de tiros necessários para se matar o inimigo, em geral mais de 1).

 A recuperação dessa energia faz-se através do consumo dos itens de recuperação descritos de seguida:


  1.1.1) COMIDA

 A maneira mais barata de se recuperar energia é através do consumo de Comida. A quantidade consumida é definida pela qualidade da mesma, pela capacidade da tua barra de energia e pelo tempo de recuperação.

 Suponhamos que tens uma barra de energia máxima de 1350, o máximo de energia disponível que terás é igual ao dobro (2700). Isto acontece porque é possível, depois de encher a barra de energia, continuar a acumular o valor da tua taxa de recuperação (10 no mínimo a 80 no máximo), a cada 6 minutos até ao limite da mesma.

 Na imagem seguinte, a título de exemplo, o jogador dispõe de uma barra de energia de 1350, que se encontra já completamente cheia (através do consumo de comida), no entanto, como podem observar no contador abaixo da barra verde, ele irá recuperar, dentro de 31 segundos, mais 43 pontos de energia. Esses 43 pontos de energia irão acumular e o contador será reiniciado e começará a contar, de forma decrescente, um novo período de 6 minutos, findo o qual, voltará a acumular outros 43 pontos de energia.



 O contador deixará de reiniciar quando a energia acumulada atingir o seu valor máximo (1350 para este exemplo). Assim, caso se pretenda lutar o máximo possível, sem desperdiçar energia de recuperação, deveremos programar o nosso dia-a-dia de forma a entrar no jogo para gastar energia (através de luta e/ou trabalho), para poder recuperar usando a energia acumulada, evitando dessa forma que o contador pare.

Importante: Os pontos de energia acumulados não são energia utilizável! Esses pontos terão de ser transformados em energia, através do consumo de comida, para poderem ser utilizados.

 A quantidade de energia que recuperas através do consumo de comida depende da qualidade da mesma (Q1 a Q7).

 Na tabela abaixo podes verificar essa relação e, conjugando a observação dos preços com a tua capacidade de armazéns, decidir qual a que é mais proveitosa para ti.
  Q1 – 2 Energia/unidade
  Q2 – 4 Energia/unidade
  Q3 – 6 Energia/unidade
  Q4 – 8 Energia/unidade
  Q5 – 10 Energia/unidade
  Q6 – 12 Energia/unidade
  Q7 – 20 Energia/unidade

Nota: Reforça-se que a única diferença que existe entre a comida de diferentes qualidades é apenas a quantidade de energia recuperada, pelo que a decisão aquando da aquisição deverá ser sempre tomada considerando a melhor relação entre custo/energia recuperada!

 A única vantagem que poderá advir da comida de maior qualidade é o facto de ocupar menos espaço de armazém, no entanto, atualmente, é fácil obter espaço extra de armazém, nomeadamente, através do Desafio Semanal.


  1.1.2) BARRAS DE ENERGIA



 As EB’s permitem recuperar energia extra quando se esgota toda a energia da barra e já não existe mais para recuperar através da comida.

 Existem EB’s simples e duplas (EB 2 que permitem recuperar, respetivamente, 100 ou 200 de energia adicional

 As EB’s não podem ser produzidas, doadas ou compradas no mercado. A sua obtenção é feita das seguintes formas:
  - Completando a Ordem Diária da sua MU (Unidade Militar) - 1 EB;
  - Avançando o seu rank militar - 1 EB;
  - Pela acumulação de PP (Prestige Points) no Desafio Semanal (pode ter alterações);
  - Como recompensa em algumas missões e eventos especiais;
  - Adquirindo, com Gold, no menu de compra de Gold e Itens Especiais;
  - Adquirindo (com dinheiro RL), Packs (Maverick, Energy, Assault, etc).


 Quando o teu máximo de energia recuperável por comida chegar a zero, se tiveres EBs no seu Armazém o botão de recuperação de energia vai mudar sua aparência para isto:



 A cada clique neste botão uma única Barra de Energia será consumida, recuperando 100 ou 200 de energia (se tiveres ambas o jogo dá prioridade às EB 2. Quando o contador permitir novamente recuperar energia com comida, o botão irá mudar novamente para possibilitar a recuperação com comida:



IMPORTANTE: Como as Barras de Energia são difíceis de conseguir e bastante caras, recomenda-se, principalmente aos jogadores com menos tempo de jogo, que não as utilizem sem pensar. Reservem-nas para as batalhas mais importantes e/ou muito lucrativas (Combat Orders – CO com valores muito altos). Evitem gastá-las em disputas fúteis, como por exemplo, para ganhar uma medalha de Herói de Batalha. É claro que, como todos sabem, há momentos no jogo que tal não é possível…


  1.1.3) ITENS ESPECIAIS

  a. Cenouras


  b. Doces de Inverno


 Estes itens, que são recebidos apenas em ocasiões muito especiais, têm um funcionamento muito semelhante às EB’s. As principais diferenças centram-se no facto de apenas recuperarem 50 de energia e, ao contrário das EB’s, que podem estar indefinidamente no nosso armazém, possuírem um prazo de validade o que obriga a que sejam utilizados antes de o mesmo findar ou serão desperdiçados.



1.2) ITENS DE DANO
 Como foi referido anteriormente, estão disponíveis no eRepublik um conjunto de itens destinados a potenciar o dano em batalha; nos parágrafos seguintes iremos fazer uma breve descrição das mesmas bem como do seu funcionamento.


  1.2.1) ARMAS CONVENCIONAIS
 As armas convencionais exponenciam de forma significativa o dano provocado numa batalha pelo que são essenciais no seu kit de combate.

  a. Armas para batalhas terrestres


 À semelhança do que acontece com as unidades de comidas, existem 7 qualidades de armas convencionais terrestres (Q1 a Q7). No entanto, ao contrário do que acontece com a comida, as armas possuem 2 características específicas, a DURABILIDADE e o PODER DE FOGO, que fazem com que a escolha da qualidade da arma a usar se torne num fator importantíssimo.

 Na tabela seguinte podem observar a relação Durabilidade/Poder de fogo, nas diferentes qualidades de armas convencionais terrestres:
  Q1 - Durabilidade 1 / Poder de Fogo +20%
  Q2 - Durabilidade 2 / Poder de Fogo +40%
  Q3 - Durabilidade 3 / Poder de Fogo +60%
  Q4 - Durabilidade 4 / Poder de Fogo +80%
  Q5 - Durabilidade 5 / Poder de Fogo +100%
  Q6 - Durabilidade 6 / Poder de Fogo +120%
  Q7 - Durabilidade 10 / Poder de Fogo +200%

 A DURABILIDADE da arma determina quantos tiros podes dar com uma única arma. Com uma arma Q1, terás aumento de poder de fogo num tiro enquanto que com uma arma Q7 esse aumento de poder de fogo será visível durante 10 tiros
(nota: relembramos o referido no ponto 1.1: um tiro é diferente de 1 inimigo derrotado).

 O PODER DE FOGO de uma arma determina a percentagem de dano que será incrementado ao dano básico do jogador (em razão da sua força e do seu rank militar). Assim, a cada tiro efetuado será incrementado dano na percentagem correspondente à arma usada.

 A utilização de uma arma Q7 (que se aconselha a usar sempre que possível), fará triplicar o dano infligido por um jogador, reduzindo dessa forma o número de tiros necessário para derrotar um determinado inimigo, uma vez que esse número é determinado tendo em consideração a diferença entre a força e o dano infligido por ambos.

IMPORTANTE: Reforça-se a ideia de que, ao contrário da comida, a utilização de armas de maior qualidade fazem uma ENORME DIFERENÇA! Assim, aconselhamos veementemente, a utilização, sempre que possível, de armas de maior qualidade possível nas batalhas terrestres, ou seja, de qualidade Q7.

  b. Armas para batalhas aéreas


 As armas para batalhas aéreas apresentam as mesmas características de Durabilidade e Poder de Fogo que as armas para batalhas terrestres, no entanto, como foram introduzidas no jogo há relativamente pouco tempo, para já (e previsivelmente durante algum tempo mais), apenas estão disponíveis na qualidade Q1.

 Devido a, de uma forma geral, estas armas terem um preço absurdamente caro NÃO RECOMENDAMOS a sua utilização nas batalhas aéreas - farão pouca diferença a favor na batalha, e MUITA diferença contra os teus bolsos!

Nota: para informações mais detalhadas a respeito de armas e outros produtos podem consultar o Guia de Produtos (em inglês) escrito pelo mesmo autor deste guia (N. do T.: ou podes consultar os seguintes dentre os tutoriais do MoE: Meus Lugares e Os Mercados)


  1.2.2) ARMAS ESPECIAIS

  a. Bazookas


 As bazookas são armas especiais que possibilitam derrotar um inimigo, independentemente da sua força, com apenas 1 tiro. O dano infligido quando se utiliza uma bazooka (se não estiverem activos boosters de dano, dos quais falaremos à frente) é exatamente 10.000 por tiro. Cada bazooka possui durabilidade 3 tiros.

 As bazookas não podem ser vendidas ou doadas. Elas podem ser adquiridas através da recolha de partes de bazookas que podem ser encontradas no campo de batalha (a cada inimigo derrotado existe a possibilidade de uma parte surgir). Estas partes de bazookas também podem ser compradas (com gold) na loja de itens especiais (55 unidades, de uma das 5 partes necessárias para a sua construção, custam 2 golds, logo, com 10 golds podem-se construir 55 bazookas (nota: este procedimento não é aconselhado).

 A realização da Ordem Diária, definida pelas MU’s, é premiada com um conjunto das cinco partes necessárias para construir uma bazooka.

 Algumas missões e eventos também dão bazookas como recompensas.

 As bazookas são montadas no Armazém, a partir das partes recolhidas no campo de batalha.



 Em certas ocasiões especiais ou ao comprares alguns packs com dinheiro real poderás adquirir boosters para bazookas.



 Cada booster, dependendo da Divisão a que o jogador pertence, incrementa o dano das bazookas para os seguintes valores:
  Divisão 1 - 20 000
  Divisão 2 - 30 000
  Divisão 3 - 40 000
  Divisão 4 - 50 000

 Estes boosters, quando disponíveis, serão ativados automaticamente e forçosamente usados sempre que utilizares uma bazooka.

N. do T.: para um jogador novato, os 10 000 de dano infligidos por uma bazooka podem ser bastante mas, na medida em que for aumentando a sua força, cada vez mais elas se tornarão inúteis uma vez que, com arma q7, causará muito mais dano.

 Existem, no entanto, situações em que as bazookas se podem mostrar úteis, nomeadamente, quando se pretende cumprir, com o mínimo possível de gasto de energia (ou o mínimo possível de XP para não subir de divisão), uma ordem diária, missões que necessitam derrotar um certo número de inimigos, medalhas como a Mercenário (derrote 50 inimigos ao lutar por cada um de 50 países diferentes), a Combatente da Liberdade (derrote um certo número de inimigos ao lutar pela resistência em um dado número de guerras de resistência bem sucedidas).

  b. Foguetes


 Os foguetes são armas especiais que podem ser produzidos, a partir de um determinado número de armas de diferentes qualidades (Q1 a Q6), na tua fábrica de foguetes. O dano que cada foguete causa depende do nível da tua fábrica:



  Nível 1 - 50 000
  Nível 2 - 250 000
  Nível 3 - 500 000
  Nível 4 - 1 750 000
  Nível 5 - 2 500 000

 Para produzir foguetes, deves ir até ao teu armazém:


 Note que diferentes qualidades de foguetes necessitam de diferentes quantidades de armas Q1 a Q6 para serem montados:
  Nível 1 - 10 de cada tipo de arma
  Nível 2 - 20 de cada tipo de arma
  Nível 3 - 60 de cada tipo de arma
  Nível 4 - 120 de cada tipo de arma
  Nível 5 - 90 de cada tipo de arma

IMPORTANTE: Em geral, não podes ter mais de 1 foguete no teu armazém, de forma que para produzires um novo deverás usar o primeiro. Mas há algumas ocasiões especiais, como certos eventos, que dão como recompensa foguetes, permitindo assim que tenhas mais de 1 foguete no armazém. No entanto, se tiveres estes foguetes no teu armazém, não poderás produzir um novo até que eles sejam usados!

 Existe também um limite de diário para a produção de foguetes:
  - 2 foguetes/dia para fábricas Q1/Q2/Q3
  - 1 foguete/dia para fábricas Q4/Q5

 Por fim, com as fábricas de foguetes Q4/Q5 terás a possibilidade de produzir, além dos foguetes, boosters de dano que aumentam em +50% o teu dano por 5 minutos (mais informações sobre estes itens abaixo). Note que este booster é activado a partir do momento em que é produzido.

  c. Bombas Pequenas


 Dependendo da Divisão a que pertence o jogador, o dano infligido por estas armas especiais varia da seguinte forma:
  Divisão 1 - 75 000
  Divisão 2 - 375 000
  Divisão 3 - 750 000
  Divisão 4 - 1 500 000

 As bombas pequenas não podem ser compradas ou produzidas. A sua obtenção só pode ser feita pelos seguintes métodos:
  - Recompensa no Desafio Semanal
  - Prêmio de missões
  - Recompensas em eventos e ocasiões especiais
  - Como parte de packs comprados com dinheiro RL

  d. Bombas Grandes


 Funcionam da mesma forma que as bombas pequenas, mas causam 5 000 000 de dano, independente da divisão na qual estiveres.

 Somente podem ser obtidas como recompensa em certas ocasiões especiais ou em packs comprados com dinheiro RL.


  1.2.3) BOOSTERS E ACELERADORES DE DANO

  a. Boosters


 Estes itens permitem aumentar, durante um determinado período de tempo (alguns minutos a 24 horas) e em percentagem (50% ou 100😵, o dano infligido por um jogador.

 Os boosters de dano não podem ser comercializados ou doados.

 Estes itens podem ser obtidos da seguinte forma:
  - Recompensas do Desafio Semanal
  - Missões e ocasiões especiais
  - Fábrica de Foguetes Q4/Q5
  - Como parte de alguns packs comprados com dinheiro RL

 Eles podem ser ativados no armazém ou diretamente na página de batalha.

IMPORTANTE: Boosters de dano influenciam também o dano das bazookas. Portanto se tiveres um booster de +50% ativo os teus ataques de bazooka irão infligir 15 000 de dano/tiro ao invés de 10 000.

  b. Ghost Booster (ou Amplificador Fantasma)



 O Ghost Booster (Amplificador Fantasma) permite, ao ser ativado, aumentar o dano por tiro em 30% do valor do dano por tiro mais alto infligido pelos jogadores que estão a lutar na mesma batalha/lado/divisão. Permite também, à semelhança das bazookas, eliminar um inimigo com apenas um tiro.

(Nota: O cálculo dos 30% de dano extra é realizado tendo por base o dano básico do jogador, ou seja, o dano que esse jogador inflige quando não usa armas e boosters).
 Têm duração de 1 minuto, e podem ser armazenados indefinidamente. São obtidos como recompensa pela execução das tarefas diárias (trabalhar e treinar), sendo portanto o booster de mais fácil obtenção.

IMPORTANTE: O Ghost Booster não pode ser usado a lutar pelo próprio país e só pode ser ativado se o jogador estiver localizado numa região pertencente ao país pelo qual se pretende lutar.

No ícone de ativação do Ghost Booster, no canto inferior esquerdo do ecrã, pode-se observar a quantidade de dano extra, por tiro, que irá ser obtido.



Nota: o autor original deste guia, o jogador Feynmann, considera (e o Ministro da Educação concorda) que o Ghost Booster é um dos itens mais importantes para os jogadores novos, porque ele pode permitir aos novatos causar dano baseado na força de um jogador mais velho com uma força mais elevada. Por exemplo, se o jogador com maior dano der um tiro na batalha em questão e causar 100 000 de dano por tiro, com o booster activo um jogador mais fraco pode infligir 30 000 de dano adicional por tiro.

 Existem dois guias de uso do Ghost Booster (em inglês) escritos pelo autor do guia, Feynmann: THE GHOST BOOSTER e THE GHOST BOOSTER (UPDATE). Podes também conferir o artigo da wiki do erepublik (em inglês) ou o tutorial do MoE a respeito dos Ghost Boosters.

  c. Acelerador de Dano


 Este item permite que ataques mais rapidamente (2x vezes mais rápido, isto é, a cada clique em "lutar" irás causar o dobro de dano que o normal, mas com o dobro de custo de energia, o dobro de gasto de armas e o dobro de ganho de XP - ou seja, cada clique é considerado como se tivesses clicado duas vezes) por um certo tempo - 3 ou 5 minutos.

 Podem ser comprados com 1 Gold na loja de itens especiais ou obtidos junto com alguns packs, comprados com dinheiro RL.

 Além dos aceleradores de dano 2x, há aceleradores de dano 5x que vem com o Pack Blitzkrieg (causa dano 5x mais rápido) e em certas ocasiões aceleradores de dano 9x (créditos pela informação: what4).

 Nota: aceleradores de dano não servem para causar mais dano por tiro, apenas causar o mesmo dano mais rapidamente. São usados em ocasiões nas quais atacar mais rápido fará a diferença como, por exemplo, no final de uma batalha, para evitar ou promover uma reviravolta do resultado da mesma ou na disputa de uma BH.




2. FASE DE COMBATE



 Dependendo das ordens, da preferência pessoal ou do que for mais benéfico para a tua conta, podes lutar em batalhas terrestres ou batalhas aéreas.

 De uma forma geral, a mecânica das batalhas terrestres e aéreas é similar, no entanto, os campos de batalha possuem características particulares pelo que se opta por fazer a sua descrição separadamente.



 2.1 BATALHAS TERRESTRES



 A imagem mostra a aparência do Campo de Batalha Terrestre. Como podem observar o campo é constituído por um vasto conjunto de itens que serão enumerados e explicados, quando tal se justificar, ao longo dos parágrafos seguintes:


  1 - O botão de LUTAR

 É o botão principal do Campo de Batalha. É pelo clicar neste botão que, desde que tenhas energia suficiente, um adversário é derrotado. Antes de clicar neste botão certifica-te que realizaste todas as tarefas da fase de preparação, ou seja, que tens energia suficiente, que escolheste a arma pretendida, ativastes os boosters de dano que desejas utilizar, verificaste se existem CO’s ativas, etc, etc.

Pergunta: Um clique no botão de LUTAR significa dar um tiro? Não necessariamente…

EXTREMAMENTE IMPORTANTE!!! - Nunca é demais relembrar que 1 clique no botão lutar nem sempre corresponde a apenas 1 tiro. Por vezes, para derrotar o inimigo que nos surge no campo de batalha, poderá ser necessário dar um determinado número de tiros em função da força e do tipo de arma utilizada. Portanto, para derrotar inimigos mais fortes, podem ser necessários, por exemplo, 5 tiros, de forma que gastarás 50 de energia e ganharás 5 pontos de experiência. Um clique no botão LUTAR irá derrotar imediatamente o teu oponente, desde que tenhas a energia necessária para o efeito, mas a cada clique o número de tiros dados irá variar.

 Importa referir que a situação descrita no parágrafo anterior não irá afetar a influência, visto que o que conta para o cálculo de influência é o número de tiros e não o número de oponentes derrotados. Pelo contrário, irá afetar a quantidade de energia necessária para cumprir a Ordem Diária e para ganhar certas medalhas que dependem do número de inimigos derrotados.

 A influência (ou dano) que irás infligir a cada tiro é calculada pela fórmula seguinte:

I = 10 × (1 + S/400) × (1 + R/5) × (1 + FP/100)

Em que:
  I = Influência do tiro
  FP = Poder de Fogo (que depende da arma e outros fatores como boosters como visto no artigo sobre itens de dano)
  R = Valor do Rank Militar
  S = Força

 Está disponível uma aplicação para efetuar o cálculo de dano/influência em erepublik Deutschland



  2 - O botão de RECUPERAÇÃO DE ENERGIA



 Ao clicar neste botão ir-se-á provocar a transformação de toda, ou parte, da energia acumulada em energia utilizável.

 Esta recuperação será realizada conforme o explicado nos pontos 1.1.1 e 1.1.2 deste guia.

 Quanto não existir energia acumulada o botão mostrará o número de EB’s disponíveis para utilização:




Nota: Ao recuperar energia, no caso se existirem no armazém comida de diferentes qualidades, primeiro será consumida a de maior qualidade. Se desejares salvaguardar essa comida, por razões de ocupação de espaço, coloca-a à venda por um valor inflacionado (por exemplo, 1 unidade de comida por 99.999 PTE, o máximo permitido), assegurando dessa forma que ninguém a comprará.


  3 - O botão de ESCOLHA DE ARMAS

 Ao clicar este botão podes escolher, de entre as diferentes qualidades de armas que possuis, a que queres usar na batalha incluindo as bazookas (o ícone mais à direita), ou podes optar por lutar sem armas (o primeiro ícone da esquerda). As armas estão ordenadas por qualidade, de Q1 até Q7.




  4 - Valor total de Dano
 Nesta área surge a influência ou dano que já causaste nesta ronda da batalha. É frequente, devido à demora na atualização, este valor estar errado, pelo que, para obter o valor real, sem ter de esperar, deve-se recarregar a página).


  5 - Barra de progresso no Posto Militar


  6 - Menu de activação de boosters e aceleradores de dano

 Ao clicar neste botão surge um menu que contém os boosters e aceleradores de dano disponíveis, incluindo os Ghost Boosters. Para ativar um booster ou um acelerador de dano, desde que disponíveis, basta clicar no ícone correspondente.



Nota: Para não desperdiçar boosters, presta muita atenção à sua durabilidade e ao momento da batalha para poderes aproveitar ao máximo os benefícios da sua utilização.


  7 - Botão de armas especiais

 Clicando neste botão aparecerá um novo menu, onde encontrarás os ícones das armas especiais (bombas, foguetes). Podes ativar uma dessas armas clicando no ícone respetivo.




   8 - Botão para mudança de divisão

 Ao clicar neste botão, que só estará ativo para os jogadores que adquirem o Maverick Pack, pode-se mudar entre divisões e lutar em todas elas. Eventualmente, durante alguns eventos, poderá ficar disponível para todos os jogadores.




  9 – Heróis de Batalha
 Os jogadores que, em cada divisão, lideram a “corrida” para a medalha de "Herói de Batalha", bem como a informação do dano que infligiram até ao momento nessa batalha, surgem nesta área.


  10 – Pontos de Dominação

 A informação relativa aos pontos de dominação acumulados, de cada lado do campo de batalha, na divisão em que se está a lutar, surge nesta área. Os pontos de dominação são recebidos sempre que se mantém a barra a nosso favor durante um determinado período de tempo. Gradualmente esse período de tempo vai diminuindo o que leva a que se obtenha mais pontos ao manter a barra a nosso favor.

 Se estiverem interessados em aprender mais sobre este assunto aconselhamos a leitura deste artigo: neste tutorial sobre Guerras.


  11 - Estatísticas sobre a Zona de Batalha



 Ao clicar neste ícone irá abrir-se uma área com informação sobre:

  - Os pontos de Dominação das 4 divisões na ronda atual;
  - Os pontos de Campanha e rondas vencidas por cada lado até o momento;
  - Os aliados de cada país, que podem lutar a partir de seus territórios a favor do país com o qual tenham MPP. Note que em batalhas de Resistência não se pode lutar estando nos países aliados, precisando mover-se até algum território nação que está a ocupar a região na qual a batalha foi aberta;
  - A barra de progresso das batalhas.



 Se no decorrer de uma batalha de uma das divisões, a barra chegar a 100%, a batalha, nessa divisão, torna-se Épica. A partir desse momento serão atribuídos o dobro de Pontos de Prestígio àqueles que lutarem naquela divisão.


  12 - Estatísticas sobre os Combatentes



 Ao clicar neste ícone irá abrir-se uma área com informação sobre:

  - Jogadores que lutaram em cada ronda e divisão da batalha para cada lado;
  - O dano que cada jogador causou;
  - Inimigos que cada jogador derrotou.

 Podes selecionar diferentes divisões e rondas pelos botões na barra acima das listas de jogadores.


  13 - O botão de Histórico da Guerra



 Ao clicar neste ícone irá abrir-se uma área com informação sobre campanhas anteriores na guerra entre estes dois países


  14 - Filtros para o campo de batalha



 Permitem habilitar ou desabilitar certos aspetos do campo de batalha, como alteração nas imagens dos jogadores a lutar, animações etc. Útil para evitar lentidão no carregamento da página para quem joga através de um computador ou telemóvel mais antigo.


  15 - Menu de Ordens de Combate (CO)



 Permite selecionar uma Ordem de Combate (CO) ativa na batalha atual e ganhar dinheiro (cc’s) pelo dano infligido.

IMPORTANTE: As CO’s Recebem-se quando se luta pelo lado que as paga de acordo com as condições estabelecidas. Por exemplo, se a percentagem indicada for “Abaixo de 52%” só receberás cc’s se lutares nessas condições. Lutar acima desse valor irá levar ao desperdício de energia e armas sem receber nada em troca.


  16 - Loja de itens especiais



 Através deste ícone é possível comprar barras de energia, bazookas, boosters e aceleradores. Relembramos a necessidade de controlar o nosso ímpeto e evitar desperdiçar gold, salvo se for uma situações muito excecional.


  17 - Outro atalho para as estatísticas dos lutadores

  18 - Inventários das lutas de Guerrilha



  Através deste ícone é possível comprar armas e equipamentos para as batalhas de guerrilha.

 Para mais detalhes sobre as mesmas, visita este tutorial sobre Guerras.



 2.2 BATALHAS AÉREAS



 A mecânica das batalhas aéreas é muito similar às das batalhas terrestres, existindo apenas ligeiras diferenças, nomeadamente:

  - Não há separação entre as divisões, aqui é todos contra todos, independente do Nível;

  - Não é possível usar Ghost Boosters e outros Boosters de dano, mas podes usar aceleradores de dano;

  - Não é possível usar armas especiais como bombas e foguetes;

  - Não existem batalhas de guerrilha;

  - Não existem batalhas épicas.

 Para mais detalhes sobre as aéreas, consulta este tutorial sobre batalhas aéreas.


 E pronto pessoal, agora já estão prontos para darem uns tirinhos pelas batalhas do erepublik 😃



P.s.: o artigo original foi dedicado ao jogador Niemand

😒miley_cat: Miauw 😒miley_cat:

 E por ora é isto, malta! Preparem vossas armas e vamos lutar!



Créditos: Artigo original escrito por Feynmann e traduzido por Pony do Inferno, compilação dos artigos, revisão, aprimoramentos e formatação por Mithras Reloaded


ATENÇÃO: confira toda a série de Tutoriais do eRepublik publicados pelo MoE aqui!

Novato: queres lutar em batalhas aéreas? Então inscreve-te na Liga FAeP de batalhas aéreas! Mais informações aqui.

Cumprimentos,
Equipa do Ministério da Educação de ePortugal

Pony do Inferno - Ministro da Educação
Mithras Reloaded - Secretário de Estado do Ministério da Educação
Jonh Raymond - Secretário de Estado do Ministério da Educação
Ormaker - Secretário de Estado do Ministério da Educação
ReaverPT - Secretário de Estado do Ministério da Educação