Ambient on/off

Sign up

 

Continue

Continue By creating an account you agree to the Terms of Service & Privacy Policy

O meu voto vai para....

Day 2,136, 10:28 by Bitunda

Antes do mais quero agradecer a todos o apoio que deram ao “duas de letra” na sua estreia nestas lides.

Dando continuidade ao meu artigo anterior “O Novato e os Convites Políticos”, não quis deixar de falar um pouco sobre as eleições para o Congresso.

Hoje quando entro na minha conta, vejo que é dia de eleições. Por uma questão de principio, quero votar pois acredito que tenho que o fazer de forma a poder contestar ou apoiar tudo o que seja feito na Política em ePortugal.

Como defendo que um voto deve representar uma escolha informada, fui procurar mais informação sobre os partidos candidatos. Nesta pesquisa que fiz, deparei-me com um sério problema (pelo menos para mim):
Nenhum partido concorrente a estas eleições apresenta um programa eleitoral claro e concreto.

São apresentadas as listas e os eleitores têm que ver as apresentações de cada elemento integrante. Isso, por si só, nada diz. A partir do momento que se forma uma lista em nome de um partido, essa lista tem obrigatóriamente que ter missões e objectivos comuns.
É nessa missão e nesses objectivos que eu deposito o meu voto.
Alguns dos partidos apenas apresentam as listas. Outros disponibilizam uma apresentação mais formal que, apesar de bem escrita, não se compromete com rigorosamente nada.

Por exemplo:

PCeP



Pretendemos com esta experiente lista manter a postura que temos vindo a vincar no Congresso ao longo destes meses: responsabilidade, competência, atividade e interesse nacional acima de tudo.

O Partido Comunista ePortuguês continuará a ter no próximo mandato Congressistas em constante diálogo entre si, com o restante Congresso e com o Governo. Será uma força a uma só voz, não deixando porém de ter Congressistas com opinião própria e que defendam os seus ideais.


Com esta mensagem, tudo pode ser enquadrado. É extremamente genérico e totalmente abrangente.

Outro exemplo:

Partido Portugal



“Com o propósito de elevar o nível do Congresso e de ePortugal no seu todo os congressistas oficiais do Partido Portugal propõe-se a:

- Ser coerentes com o discurso a uma voz do Partido enquanto representantes dele o forem.

- Defender intrínsicamente a instituição do Congresso enquanto democracia, recusando qualquer proposta desprovida de debate prévio. Excluem-se naturalmente os Pactos de Protecção Mútua (MPP).

- Batalhar pela transparência dentro do governo, propondo que todas as acções do governo sejam devidamente justificadas e procurando-as quando elas não forem dadas.

- Incentivar o debate e a participação activa dentro do congresso bem como a criação de novas ideias e projectos, mostrando a disponibilidade de ser transigentes para com projectos bem fundamentados.

- Incentivar todos os candidatos eleitos pela lista do PP a aplicarem o gold da medalha recebida no programa de incentivo ao treino dos novatos, lutando, simultaneamente, para que este não caia no esquecimento dos congressistas.”


Outro caso em que, apesar de parecer apresentar medidas concretas, nada diz.

Não quero com isto hostilizar qualquer um dos partidos que produziu estes documentos. O que acho é que o eCidadão deve ser mais exigente quando chega à altura de votar.

Os partidos deveriam fazer uma comunicação clara e objectiva no que toca à sua visão para ultrapassar os desafios que o ePais atravessa actualmente (ou na altura de cada eleição). Não devem ser apenas missivas com uma retórica generalista que quando espremidas, estão completamente desprovidas de conteúdo.

Visto não encontrar nada de concreto na comunicação pré-eleitoral, fui pesquisar a cada um dos partidos se tinham propostas governamentais.
Quero apenas explicar a forma como fiz a pesquisa:

Na lista dos candidatos às eleições, fui à página de cada um desses partidos. Daí, segui para o link indicado na descrição do partido.
Não fui para os chat dos partidos nem para os seus forums. Os partidos é que têm a obrigação de se apresentar. Não sou eu (enquanto votante) que tenho que andar a vasculhar ou a fazer perguntas no chat. Isso seria uma total inversão da balança do poder.

Por ordem absolutamente aleatória, cheguei aos seguintes resultados:

Partido Revolucionário



A única informação que encontrei (tirando a lista de proponentes a congressista) foi a seguinte:

“DIA 25 ELEIÇÕES AO CONGRESSO
Façam ouvir a Vossa voz revolucionária e lutem sempre pelos Vossos direitos.
[Pancadaria Presidente]

EM AGOSTO FOMOS A SEGUNDA MAIOR FORÇA NO CONGRESSO MAS COM AJUDA DE TODOS OS VERDADEIROS REVOLUCIONARIOS VAMOS LUTAR PARA SER A MAIOR E MAIS UNIDA FORÇA POLITICA. VOTEM & APOIEM.
1- Wa99; 2- JRicardoOLM; 3- SEVTUGA; 4- Portimao7; 5- ReiLusitano; 6- CMDM; 7- Farpitas; 8- Miguel Partidario; 9-Rikardoferreira
A Revolução será feita com todos nós, Os Revolucionários ! “


Como se pode ver, não passa de propaganda política, relembrando passadas conquistas mas sem nada falar relativamente ao futuro e projectos para o mesmo.

O site para onde fui direccionado, tem bastante informação mas, nada que me mostre qual a visão e os ideais do partido. Resumidamente, não faço a menor ideia do que defendem e, consequentemente, não irei votar aqui.

Partido P.O.R.R.A.D.A



Não consegui encontrar qualquer referência às eleições, nem a propostas para as mesmas.

Quero, no entanto, ressalvar o facto de apresentarem claramente os objectivos do partido e tentar dar a conhecer qual a sua visão.
Apresentam igualmente algumas medidas que defendem ou defenderam no passado.


Partido Renovador Democrático



Não disponibiliza qualquer informação (que eu tenha encontrado).

Partido Portugal
Já mencionado e comentado anteriormente neste artigo.

Partido Comunista ePortuguês
Já mencionado e comentado anteriormente neste artigo.


Quero relembrar que não defendo qualquer força política neste momento, nem tenho qualquer interesse escondido na produção deste artigo.

Considero um erro crasso da parte destes partidos o facto de não se darem a conhecer. Estão objectivamente a afastar os elementos que querem juntar-se a eles de forma responsável.

Não creio que seja positivo para os partidos que as pessoas se inscrevam (até para congressistas!) sem ter qualquer conhecimento sobre o que o colectivo defende. Isso apenas irá trazer votos inconsistentes, não assegurando uma base eleitoral sólida que permitirá no futuro obter governos de continuidade. Parece uma perpetuação das mensagens que recebi quando abri a conta. Vou votar no partido A,B ou C porque razões, se não me apresentam nenhuma?

Para ser um pouco mais minucioso (e justo), fui além dos partidos que estão a votos, e visitei as páginas do eRepublik de todos os outros partidos.
Continuei sem qualquer informação, com uma excepção:

Partido Democrático



Além de uma excelente apresentação sobre o partido e o que o mesmo representa, disponibiliza no seu jornal um artigo onde aborda a necessidade de uma mudança em toda a área política.

Concluindo, o que me parece é que os partidos do topo mantêm apenas o status quo, não estando remotamente preocupados em passar “para fora” os seus planos concretos para o futuro. Os partidos abaixo do top 5, não mostram qualquer iniciativa para alargar a sua base eleitoral, à excepcção do Partido Democrático (que volto a destacar pelo facto de marcar claramente a diferença a nível de comunicação).

Queria mesmo votar mas, com a falta de informação, não o consigo fazer em consciência.

Deixo a minha votação para o futuro, ficando agora apenas desiludido pelo facto da ePolitica ser tão feia como a política na rl.

Tenho um voto para dar (não há valor que o compre). Quem o achar importante, que o conquiste.

Até breve e obrigado por tirarem uns minutos do vosso tempo para duas de letra.

*Caso encontrem alguma incorrecção, erro ou injustiça neste artigo, por favor contactem-me que tenho todo o interesse em assumir e corrigir.

 

Comments

Duque de Saldanha
Duque de Saldanha Day 2,136, 11:04

Muito bom artigo, uma vez mais.
Essa é de facto a realidade.
Mas também há alguns factores que ajudam a explicar a falta de «concretização»:
1. Este é um jogo com várias componentes, mas a militar é a que é (exageradamente) preponderante.
2. A nivel politico, por exemplo no congresso, a actuação é muito limitada (impostos, mpps e pouco mais)
3. Em termos de alianças externas, guerras e mpps, o país está muito condicionada por factores externos, não adiantando muito dizer «quero fazer isto e isto».
4. sobra talvez espaço para alguns programas de assistencia (que existem) e politica de informação
5. tudo o resto são alguns egos inchados (e diversão...)

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,136, 15:53

" Outro caso em que, apesar de parecer apresentar medidas concretas, nada diz." Dizes isto do Bitorino e ele começa-te a expulsar do #PT

Bitorino
Bitorino Day 2,137, 02:55

Mentiroso como sempre.

Bitunda
Bitunda Day 2,137, 01:53

Obrigado pelo apoio.
O que eu considero o maior poder do congresso é o impeach (do que conheço). Acho perigoso minimizar a importância do congresso quando este tem a possibilidade de destabilizar por completo a gestão do país.
Por outro lado, isso pode ser usado para travar situações insustentáveis como me parece que aconteceu recentemente (comecei a jogar apenas quando houve o recente impeach).
Conforme ia escrevendo, o artigo foi-se tornando aplicável não só às eleições para o congresso mas também para o resto. Até porque não é facil para um novato conhecer logo as pessoas e saber quem é quem.
Daí eu dar tanta importância à comunicação dos partidos.

CaioMario
CaioMario Day 2,136, 11:05

Bom artigo, na linha do anterior.

Tal como na RL, encontras aqui de tudo. desde manipuladores e majores Valentins Loureiros a distribuir frigoríficos até gente honesta genuínamente interessada em contribuir para um ePortugal melhor.

Quanto aos programas dos partidos, detalhados e com medidas concretas, nem os partidos da RL os fazem como deve ser. Esperar isso aqui é utópico.

Por mim, precisávamos era de 5000 novatos como tu, que não emprenham pelas orelhas, procuram escolher informadamente e são imunes a aliciamento de compras de votos.

Faças o que fizeres, não abandones o jogo. Há aqui pouca gente desse calibre.

Wigga
Wigga Day 2,136, 11:15

Geometria hoje?

Bitunda
Bitunda Day 2,137, 01:59

Obrigado pelo incentivo.

Sempre fui considerado quase um D.Quixote a lutar contra moínhos de vento

Não vou garantidamente abandonar o jogo. Isto é bom demais para ser descartado...

Com os Valentim posso eu bem e como já tenho "frigorífico", também não é por aí.

Abraço

Anadrii
Anadrii Day 2,136, 11:35

Votado

Só para exclarer que o Partido Democrático, apesar de não estar no top 5, fez coligação com o Partido Portugal nestas eleições, tendo assim 3 candidatos a votos por esse partido. Erro meu não ter apresentado essa informação, poderia ter lançado um artigo com isso. De qualquer modo, o Partido Portugal indica a coligação no seu artigo de candidatura.

P.S. - Obrigada. É bom ver que há alguém que repara e dá valor ao nosso trabalho!

Duque de Saldanha
Duque de Saldanha Day 2,136, 11:41

ainda podes anunciar essa coligação, quase 12 horas para final votação...

Anadrii
Anadrii Day 2,136, 11:54

Certo... mas não me parece muito correcto, em dia de eleições...
E a uma hora em que a maioria das pessoas já votou, ir agora lançar um artigo pouco visibilidade teria.

Wigga
Wigga Day 2,136, 12:56

Devias era de agradecer à minha pistola encostada a ele quando estava a escrever a vossa parte.

Bitunda
Bitunda Day 2,137, 02:20

Reparei e fiz questão de o enfatizar pois está realmente bastante trabalho investido (e bem) que deve ser visto.

IDEIAS
IDEIAS Day 2,136, 13:36

Votado

Nuno Vieira
Nuno Vieira Day 2,136, 14:01

Votado.

Concordo plenamente.

Paisana
Paisana Day 2,136, 15:20

Concordo contigo no entanto devo avisar-te. Este jogo é feito de grupos e de interesses. Se disparas contra todos, cedo serás posto numa posição muito difícil para ti em que farão de tudo para que percas qualquer credibilidade.

Paisana
Paisana Day 2,136, 15:21

Talvez possas repensar as tuas abordagens para que consigas chegar ao propósito das tua intervenções sem incomodar muita gente.

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,136, 15:54

É verdade ...

Bitunda
Bitunda Day 2,137, 02:07

Não concordo contigo quando dizes que estou a disparar contra todos. Não estou aqui a questionar posições políticas ou atitudes (até porque sería uma arrogância da minha parte pensar que já tenho conhecimentos para o fazer).
Apenas estou a mostrar que a forma como tudo está a ser comunicado dificulta a vida a quem quer perceber mais sobre o que cada um representa.
Se alguém não aceitar este tipo de crítica (únicamente construtiva), não será certamente a minha credibilidade que estará posta em causa.

Volto a dizer que caso tenha cometido erros, tenho todo o gosto em corrigir e alterar as minhas posições. É com diálogo e debate de ideias que podemos todos evoluir.

De qualquer modo, entendo bem o teu aviso, e agradeço-o.

Abraço

Paisana
Paisana Day 2,138, 09:27

Dando um exemplo rápido. Em relação ao meu partido dizes uma frase a bold"
"Não devem ser apenas missivas com uma retórica generalista que quando espremidas, estão completamente desprovidas de conteúdo."

Estou completamente de acordo que as frases escritas pelo meu partido são frases bonitas mas que não dizem nada.

No entanto ao dize-lo já tens o líder do meu partido a comentar em tom de "aviso" de que se não criticares só por criticar tudo estará bem.

Até eu por te querer alertar de como funciona a comunidade ja vou "levar na cabeça" mas vejo que tens vontade de actuar e perceber e já vi outros assim.

Existe um utilizador que na altura começou como tu, e que eventualmente começou a investigar profundamente e a revelar todos os podres e a pedir explicações. Como quem devia explicar não tinha como explicar começaram uma campanha de descredibilização e assim afastaram um dos que fazia mais pela comunidade que agora ja mal aparece.

Bitorino
Bitorino Day 2,137, 03:02

Normalmente é posto de parte quem "dispara contra todos" só pelo prazer de criticar sem nunca apresentar alternativas viáveis às medidas que crítica.
Não é, de todo, o caso dos dois artigos do Bitunda, pelo que não vejo quaisquer motivos para "temer" uma ostracização social.

Paisana
Paisana Day 2,138, 09:15

Critica*

Nuno Correia
Nuno Correia Day 2,136, 15:59

Deixa lá tentar conquistar o voto:
http://prntscr.com/1tgiow
http://tinyurl.com/lpp7mza

LOLolOloLolOLolOL

Rikardoferreira
Rikardoferreira Day 2,136, 17:05

2 Artigos bons continua...

Agora quanto ao que escreveste é complicado apresentarem-se programas eleitorais pois não existe muito para fazer...

Isto são as leis que um congressista pode propor: http://prntscr.com/1thgbr

Como vês apenas se poderia pensar em apresentar um programa para alteração de taxas ou salário minimo... E isso todos os meses é discutido sem mudança nenhuma pois todos têm receio de arriscar mudar as taxas! (Já o propus todas as 4 vezes que fui congressista e outros também o fizeram mas nunca andou para a frente)

Poderia sim ser apresentado algo como:

-assegurar que o conselho de congressista (não sei se é assim que se chama, estou a referir-me ao grupo que este mês fez reunião com o antigo CP e sua equipa) fosse de novo implantado e comunicado aos cidadãos o que está a ser feito e decidido.

-assegurar que as discussões do congresso não confidenciais fossem tornadas publicas

-propor conjuntamente com a equipa apresentada, 1 membro para ser o representante do congresso durante o mês

-assegurar um controle maior das contas do estado e orçamentos

Não vejo muito mais... (Mas posso estar enganado gostava que me esclarecessem se o tiver)

Bitunda
Bitunda Day 2,137, 02:12

Obrigado pela tua resposta.

Não consigo, por desconhecimento devido ao pouco tempo de jogo que tenho, entrar em tanto detalhe.
No entanto, acho que deveria ser comunicado o fio condutor do partido, ou seja, algo mais do que "para um ePortugal melhor".
Independentemente do poder do congresso, é necessário que quem vota saiba que o está a fazer em quem defende os mesmos principios e objectivos.

Quanto aos poderes do congresso, peço-te que vejas a resposta acima ao comentário do "Duque de Saldanha", para não me tornar repetitivo.

Agradeço-te a imagem que publicaste, ajuda-me a ver o que pode ser feito.

Um abraço

Bitorino
Bitorino Day 2,137, 02:55

Bitunda, se puder ajudar aconselho-te a visitar este artigo que o PP hoje republica e que te pode ajudar a perceber, em detalhe, o que um congressista pode fazer: http://www.erepublik.com/en/article/-2322933/1/20

ReiLusitano
ReiLusitano Day 2,137, 01:56

Votado pelas críticas construtivas muito interessantes.

Bitunda
Bitunda Day 2,137, 02:13

Obrigado.

Bitorino
Bitorino Day 2,137, 03:00

Bem, mais uma vez (e desta vez com alguma vergonha) tenho de votar este teu artigo e concordar em grande parte com ele.
Nomeadamente no mea culpa que tenho de fazer enquanto presidente do Partido Portugal. Efectivamente, as ideias que propomos levar para o congresso poderiam ser mais concretas.

Tenho a certeza que no próximo mês iremos melhorar.

Bitunda
Bitunda Day 2,137, 04:06

Excelente artigo que partilhas acima. Ajudou-me muito a compreender o funcionamento do congresso bem como a entender as manifestações de alguma impotência sentida pelos seus membros.

Não quero, de forma alguma, que considerem os meus artigos como críticas "gratuitas" de quem não tem mais nada que fazer.
Quando entro em algo, neste caso no eRep., faço-o a 100% ou fico quieto.

Os comentários que faço, são sugestões e constatações (algumas certamente erradas) de situações que analiso com olhos inexperientes.

Sei, no entanto, que muitas vezes uma análise de quem está "de fora" acerta em coisas que quando embrenhados nos assuntos nem sequer reparamos.
É neste contexto que escrevo, na esperança de dar o meu pequeno contributo para ePortugal, valorizando sempre o trabalho até aqui realizado por outros.

O facto de dizer que se podia fazer mais e melhor, não significa que não esteja já desenvolvido um trabalho muito bom, extenso e fruto de muitas horas e dedicação.

Acredito é que no momento em que nos recostamos com a sensação de missão cumprida, é momento em que ficamos aquém do nosso potencial enquanto ePais. Enquanto ePortugueses é o nosso papel exigir de nós mesmos sempre mais e melhor.
Só pelo facto de sermos um país pequeno, temos que ser mais fortes, mais decididos e mais unidos do que todos os outros. Assim, pela qualidade, conseguimos combater a diferença de dimensão.

Um abraço e obrigado pelo tempo que dedicaste aos meus artigos e suas respostas.

M4st3rM1nd
M4st3rM1nd Day 2,137, 05:41

5* novamente

votado

PretenderHT
PretenderHT Day 2,137, 11:51

Mais um excelente artigo, oxalá todos os novatos tivessem esta clarividência.
Eu faço igualmente o meu mea culpa enquanto PP, por não ter a disponibilidade e capacidade de dinamizar os membros a produzir algo concreto e palpável, infelizmente tem sido essa a tendência dos últimos anos na área politica e isso tem-se reflectido nos sucessivos governos e congressos, com os resultados visíveis para o país desse mesmo desinteresse e falta de recursos humanos com ideias e vontade de trabalhar.
Enquanto isso, são invariávelmente quase sempre os mesmos a acumularem funções e a ficarem sobrecarregados de trabalho, para que as coisas funcionem minimamente, daí que seja extremamente importante, que novatos como tu, que para além das palavras, passem também aos actos e tomem parte da solução.

Bitunda
Bitunda Day 2,137, 16:44

Obrigado pela tua resposta.
Já me tinha apercebido da concentração de trabalho em apenas algumas pessoas.

Acredita que estou a usar estes artigos de forma a tentar estar devidamente preparado para poder aspirar a ser parte da solução.

Como dizes, e muitíssimo bem, não é só escrever artigos bonitos. Há que arregaçar as mangas e trabalhar.

Estou completamente disponível para ajudar no que quer que seja que me considerem útil.
Independentemente de estar ligado a um partido ou não (venha o pedido de onde vier), contribuirei com o que puder e souber desde que não considere que o mesmo vai contra as minhas convicções.

É só pedir.

Um abraço

PretenderHT
PretenderHT Day 2,137, 16:55

Ainda bem que assim é e posso-te dizer com bastante certeza, que nem sequer é preciso estares associado a nenhum partido para ajudar, basta estares disponível e receptivo a isso, que de forma natural, as pessoas que demonstram trabalho e capacidades na nossa comunidade, acabam por ser convidadas e estimuladas a assumir tarefas de responsabilidade no seio de governos, mais tarde ou mais cedo, onde realmente existe uma grande carência e o contributo por parte dos cidadãos mais se pode fazer sentir e ser útil, assim como estimulante para quem os executa.

jorgejunior
jorgejunior Day 2,137, 15:02

Ora aí está...fala-se muito de política...

...mas política, mesmo política não existe!

Nuno Laranjo
Nuno Laranjo Day 2,138, 06:17

+v +s sim senhor, falou Verdade.

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,138, 09:20

Quando vires o que se passa no congresso...

 
Post your comment

What is this?

You are reading an article written by a citizen of eRepublik, an immersive multiplayer strategy game based on real life countries. Create your own character and help your country achieve its glory while establishing yourself as a war hero, renowned publisher or finance guru.