[TB] Third Way: Será possível? [English Inside]

Day 1,115, 10:42 Published in Brazil USA by Cavalcanti




Read English Version here

Third Way: Uma nova aliança?

A não ser que você viva debaixo de uma pedra, você provavelmente já deve ter lido que o Brasil não faz mais parte da Phoenix. Caso você realmente viva debaixo de uma pedra (e você deveria sentir vergonha por isso), leia os seguintes artigos para saber mais sobre o assunto: [BS] Saída da Phoenix e [Sulejmani] Presidência.

Pois bem. Somos um país neutro neste exato momento. Já conseguimos nos aproximar dos Estados Unidos, outro país que optou pela neutralidade alguns meses atrás, deixando a Eden mas nem por isso deixando de lado a sua amizade com os países mais próximos da Eden. Os EUA saíram da Eden por mais ou menos os mesmos motivos que nós: falta de coerência e objetivos comuns entre os países membros e maior liberdade para se relacionar com os outros países do mundo sem os paradigmas pré-impostos de "aliado" ou "inimigo". Artigo de saída dos EUA da Eden.

Hoje, o presidente fez um discurso destinado aos países da Phoenix, o qual considero um pouco precipitado Segundo ele, dentre outras coisas - com as quais concordo, como manter a amizade com os países que sempre nos ajudaram -, disse que o Brasil sempre será pró-Phoenix. Me veio a pergunta: por que então saímos de uma aliança se lutaremos sempre por ela? A meu ver, muito mais faria sentido sermos pró-aliados do que pró-Phoenix. Ser pró-Phoenix, dentre outras coisas, inclui lutar pela Hungria, um país que é da Phoenix, ou ajudar um país que pouco tem a ver conosco.



Somos neutros, nossa única obrigação nesse exato momento é a obrigação moral de continuar a ajudar os países que nunca nos deixaram na mão. Não temos obrigação para com nenhuma aliança, sejamos livres e saibamos tirar proveito dessa liberdade que nos foi propiciada com a saída da Phoenix. Sejamos audaciosos mas nem por isso tiremos nossos pés do chão. Vamos fazer a história no eRepublik: trabalhemos para criar uma terceira força de poder no jogo. Existem países descontentes membros das duas alianças principais no momento. Fomos um dele, os Estados Unidos foram um deles a um tempo atrás. Por que não trabalhar a médio e longo prazo para criar uma Third Way?

Inúmeras tentativas de Third Way já foram feitas. Todas elas, sem exceção, acabaram por pender para um lado ou outro. Essas alianças chamadas "neutras" sempre terminavam por se aliar informalmente a uma facção. Sol virou pró-EDEN devido a certas circunstâncias, ALA e Entente viraram pró-PHX devido a certas circunstâncias. Todas elas cessaram de existir. O motivo é simples: nunca eram formadas por maioria de países top. Na ALA, os países top eram Brasil e Argentina. Na Entente, apenas a França. Na Sol, nenhum. No momento temos países tops insatisfeitos com a atual conjuntura das alianças. O que estamos esperando para criar algo novo?



Uma queixa comum dos americanos - e um dos motivos que justificaram sua saída da Eden - foi a supervalorização dos conflitos envolvidos no continente europeu em detrimento do resto do mundo. Tanto a Eden e Phoenix dedicam a grande maioria de seus esforços na Europa do que no resto do mundo. Exemplo disso foi a pouca atenção dada ao Brasil na invasão da Península Ibérica ou quando a Eden só passou a considerar a Ásia um alvo quando Sérvia e Hungria tiveram territórios estratégicos ali ou até mesmo quando a Eden basicamente não deu qualquer atenção à invasão dos EUA na Indonésia.

Ah, nos últimos dias o Canadá vem se aproximando do Brasil, tanto que no momento há uma discussão sobre uma provável assinatura de MPP entre nós e os canadenses.

Eu sinceramente não vejo o motivo que tenha feito o Presidente ter falado que o Brasil será sempre pró-Phoenix. Além de nos impor responsabilidades com as quais não poderemos corresponder (como ajudar a Hungria, país da Phoenix), limita o nosso plano de ação e reduz o nosso leque de alternativas; a nossa "liberdade" que mal atingimos e já está sendo diminuída novamente.

Eu finalizo o artigo trazendo esse debate, não só para brasileiros, mas para todos os que tiverem interessados em criar algo novo, sobre o sistema de alianças. A meu ver, muito mais interessa a todos tornar a política externa mais dinâmica, incluindo as alianças, sem o mesmo dualismo de sempre. Food for thought. :)



Participe do Fórum eRepublikBR!
Chat #EBR
Prestações de Contas do Congresso