Ambient on/off

Sign up

 

Continue

Continue By creating an account you agree to the Terms of Service & Privacy Policy
Resend email   |  Can't find the email? confirmation@erepublik.com

Resend the confirmation email to this address

Resend email Can't find the email? confirmation@erepublik.com

[Bitorino entrevista] Absinthium, o homem do NAP e do AS

Day 2,072, 10:46 by Bitorino


Caros amigos,

Como todos sabem, há três dias o Presidente Português anunciou publicamente o fim do Pacto de Não Agressão que nos vinculava a Espanha desde Março deste ano. Um NAP que, para muitos foi um Pacto da Vergonha, para outros tantos um Pacto da Serenidade.

Para lá de outros jogadores, o Absinthium foi um dos jogadores mais ligados a este NAP. Em Março era o Ministro dos Negócios Estrangeiros que negociou o acordo inicial. Este mês é o CP que colocou um ponto final no acordo formal.

Hoje, o CP tornou pública a vontade de lançar um AirStrike que funcionará (digo eu), por um lado, como plano de fuga ao eventual ataque espanhol e, por outro lado, como impulsionador de dano dos portugueses durante o torneio das Unidades Militares.

Perante todo este cenário, decidimos ir ouvir o que o actual Presidente de Portugal tem a dizer sobre este tema. E, num assomo de arrojo, até fomos mais além.

Esperemos que gostem do que a seguir publicamos.



De forma algo surpreendente, foi anunciado o fim do NAP entre Portugal e Espanha. Queres explicar mais detalhadamente o que conduziu a este desfecho?

Foram apresentadas várias propostas de solução para a continuidade do NAP e nenhuma conseguiu agradar ambos os países. Tentámos tudo o que achámos que seria uma proposta razoável para ambos os países mas o governo espanhol decidiu por não aceitar. A única proposta que nos fizeram, foi a proposta que eu lhes fiz o mês passado que rejeitaram.



No artigo da Presidência em que é anunciado o fim do NAP, é dito "decidimos acabar com o Tratado", ou seja, Portugal tomou essa decisão. No artigo do Ministerio dos Asuntos Exteriores espanhol salienta-se que o acordo não foi renovado por falta de acordo ("se decidió de mutuo acuerdo que lo mejor sería no renovar el NAP"). Em que ficamos? Foi uma decisão portuguesa ou um acordo entre as duas partes?

Nós decidimos e eles concordaram.



Quais os principais obstáculos levantados pelo Governo espanhol para a renovação do NAP?

Não quiseram devolver o Norte tal como eu pedi e eu não aceitei um acordo em que não nos dessem nada.



Estiveste ligado à assinatura do NAP inicial com Espanha (eras o MoFA na altura, ainda na versão Rui Forte), em Março, e estiveste agora ligado ao fim do NAP. Que balanço fazes destes quatro meses de duração do acordo?

O NAP não conseguiu vingar pois houveram vários elementos externos sempre prontos a sabotar o Tratado. Tentou-se e tentou-se, mas quando nem todos remam para o mesmo lado, dá nisto. Os espanhois ganharam 285k cc mas vendo as coisas de outra perspectiva, gastámos menos do que gastariamos se estivéssemos em guerra.



Já agora, que balanço fazes da tua própria actuação neste processo. Mudavas alguma coisa?

Acho que não conseguiria mudar muito se o objectivo fosse obter o Tratado a mesma. Talvez no dinheiro tivesse conseguido negociar melhor, mas lembrem-se quando os venezuelanos nos pediram um Tratado, muitos quiseram logo uma porrada de dinheiro para haver NAP com eles. Os espanhois fizeram-nos o mesmo.



Que efeitos - positivos e negativos - advieram deste NAP para a comunidade nacional?

Positivos, a comunidade respirou fundo, o que nunca conseguiu fazer enquanto estivemos em guerra. Lá para o ano novo, janeiro e fevereiro, já havia muito jogador a abandonar o jogo pelas sucessivas derrotas que iamos coleccionando contra os espanhois. Além disso este Tratado permitiu-nos sair do buraco em que o helder nos meteu quando nos tirou da EDEN daquela forma abrupta.
Negativos, semeou um bocado a discórdia entre as nossas fileiras, houve sempre aquela facção de nacionalistas gloriosos que preferiam estar a lutar por um país que hoje estaria mais que falido e em perma wipe sem moral nenhuma entre os seus soldados, e fizeram tudo contra este NAP que está agora a dar frutos e estamo-nos outra vez a colocar no plano internacional.



Qual o passo seguinte nas relações entre Portugal e Espanha? Deverá continuar a paz ou será mais do que provável o retomar da guerra com o país vizinho?

O melhor nas nossas relações seria mesmo a manutenção de paz entre ambos os países e isso é algo que eu sempre procurei fazer. Não temos nada a ganhar em lhes ir cascar porque iamos acabar cascados.



Há possibilidade de entendimento entre os dois países para a devolução das três regiões portuguesas que Espanha ainda ocupa?

Por agora penso que não.



Em termos de alianças, face às constantes mudanças que têm ocorrido no mundo, qual deve ser, no teu entender, a posição de Portugal? Juntar-se a alguma aliança, ficar neutral?

Desde que a ONE se desintegrou que as mudanças de alianças nunca mais pararam e mais confusão veio ainda fazer foi a desintegração da EDEN e desde aí que tudo anda num reboliço. Nós como tinhamos um tratado ficámos um pouco à margem de essas mudanças e isso pode ter sido positivo para o país que manteve portas abertas às várias opções mesmo que tenha decidido enveredar por uma delas. Por agora penso que Portugal deve mostrar apoio a alguma aliança mas também manter-se um pouco na sua vida visto que parece que em breve irá haver uma nova mudança.



Hoje anunciaste que vais lançar o AirStrike para o Torneio das Unidades Militares tendo em conta que a Espanha nos quer lançar um NE em jeito de Training War. Tens efectivas garantias de que o nosso ataque é um ataque para ganhar? Não estaremos a correr o risco de gastar energia armazenada, bem como o dinheiro, para depois ficarmos sem pau nem bola, isto é, sem regiões?

Não, acho que é a altura ideal para unir o país num AirStrike. Tivemos em conta os mpp's que conseguimos assinar e também o estado dos países com mpp com o nosso alvo e achamos que não poderia haver altura mais propicia para executar o AirStrike de forma bem sucedida.



Que balanço fazes destas três semanas como CP? Tencionas recandidatar-te?

Sim tenciono recandidatar-me. Este governo conseguiu assinar MPP's bons para o país voltar a semear relações com outros países e finalmente recuperar a voz que tinha, ou parte dela, de forma gradual. Estamos ainda a levar a cabo outros projectos que poderão decidir muito até ao final do mandato. Portanto até agora acho que eu e a minha equipa estamos a fazer um bom trabalho até agora.



Quais as principais semelhanças e diferenças entre o Absinthium e o jogador que controla a conta?

São várias, ambos se exaltam facilmente mas também gostam os dois de ajudar e são divertidos (ou pelo menos acham que têm piada xD). Enquanto que no jogo tenho quase 4 anos, rl tenho quase 18.



Perante um tema polémico, esperemos que as respostas tenham sido do vosso agrado. Fica agora aberta a caixa de comentários para a vossa opinião.

Nós vamos continuar a trabalhar para, em breve, apresentarmos mais algumas entrevistas que se revelem pertinentes.

Espero que esta tenha sido do vosso agrado.

See you soon,

Bitorino
23.Julho.2013

~~~~ SHOUT IT ~~~~
[Bitorino entrevista] Absinthium, o homem do NAP e do AS
http://goo.gl/77Jagr


Entrevistas anteriores:

~ [Bitorino entrevista] langullo, o galego que se juntou a Portugal
~ [Bitorino entrevista] Juve Leo, o pai da HEE
~ [Bitorino entrevista] Paisana, o vosso congressista favorito
~ [Bitorino entrevista] csc11, o homem das economias
~ [Bitorino entrevista] Jules with no lulz
~ [Bitorino] Entrevista ao CP espanhol madridista1991 [PT/EN]
~ [Bitorino] Entrevista ao CP Alvaro Cunhal
~ [Bitorino] Entrevista a DomiBoss - O presente sem esquecer o passado
~ [Bitorino] Cidadao e a Teocracia - A entrevista que se impõe
~ [Bitorino] Entrevista ao Presidente de Portugal (Justino Figueiredo)



 

Comments

Profeta ERIC
Profeta ERIC Day 2,072, 10:47

POLEADO¡¡¡

Profeta ERIC
Profeta ERIC Day 2,072, 10:47

HAIL PORTUGAL

Bitorino
Bitorino Day 2,072, 10:49

LOL
¿Vas a decirme cómo haces eso tan rápido?

Absinthium
Absinthium Day 2,072, 10:49

é agora que me matam, não fiques tão contente

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,072, 15:09

Não apoiamos os novatos durante a paz...
Agora vamos a guerra com TW (ou terá sido mesmo NE da espanha para nos dar wipe)
Queremos torrar dinheiro num AS com o pretexto de ir buscar bonus ... só não dissemos que precisavamos de fronteira com as regiões originais.

Passos Coelho
Passos Coelho Day 2,073, 04:36

Alvaro precisas de fronteira com a capital não com as regiões originais....
Se conquistarem Lisboa a capital muda para a região com mais população. Se jogarmos bem pode ser uma no Japão.

Agora manda-me 500cc pela lição. Nada é grátis no mundo.

Bitorino
Bitorino Day 2,073, 04:47

O Álvaro hoje é só lições. Há pouco aprendeu a diferença entre um AS e um NE e como cada um se processa. Qualquer dia já pode ajudar os novatos.

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,073, 06:26

Então estás a querer afirmar que teremos mais bonus que os que temos agora (com as 4 regiões) correcto?

Janad0
Janad0 Day 2,073, 17:14

esta a querer afirmar que por mais que a tua constestaçao seja valida os teus argumentos nao o sao

Le Coisa
Le Coisa Day 2,072, 10:53

Bom artigo


"Os espanhois ganharam 285k cc mas vendo as coisas de outra perspectiva, gastámos menos do que gastariamos se estivéssemos em guerra."
Modo submarino seriam 285k cc poupados

Absinthium
Absinthium Day 2,072, 10:57

modo submarino ias nos manter numa guerra da qual não iriamos conseguir sair com esse plano pq por muito que treinassemos, os espanhois tb treinam.

Le Coisa
Le Coisa Day 2,072, 11:02

Modo submarino é modo NO WAR
Custo seria 0

As "aproximações" feitas, podiam perfeitamente ter sido realizadas na mesma e com a diferença de não serem impostas.
Mas ePortugal é um mau aliado, daí não termos aliados a sério.
O último que me lembro foi o Canadá e deixamo-los pendurados

jotapelx
jotapelx Day 2,072, 10:55

Votado. Até agora tens-te safado melhor do que estava à espera...

Bitorino
Bitorino Day 2,072, 11:00

looololl

Juhannus Petrus
Juhannus Petrus Day 2,072, 11:09

Votado. Mais uma excelente entrevista.

queondaestooo
queondaestooo Day 2,072, 11:25

V+S!

Hail Portugal o/

PTugaAndre
PTugaAndre Day 2,072, 11:39

Votado!

Divus Bean
Divus Bean Day 2,072, 11:54

O Absinthium parece ser um rapaz simpático. Que continue assim para que outros possam seguir o exemplo.

sambade
sambade Day 2,072, 11:58

votado , para min foi o melhor CP que tivemos nos ultimos 8/9 meses , que sao os que tenho de jogo

donnisinnod
donnisinnod Day 2,072, 12:16

tu és de 15 de Agosto , daqui a 3 semanas fazes 1 ano xD

sambade
sambade Day 2,072, 12:22

mas a minha mae so me registou em outubro

nuno258
nuno258 Day 2,072, 15:27

b

olygator
olygator Day 2,073, 03:08

um CP que nao me defraudou bo trabalho sua bicha

patacofalso
patacofalso Day 2,073, 03:51

Curto e assertivo, muito bem respondido!

Hideyoshi Nicolas
Hideyoshi Nicolas Day 2,073, 04:41

If you invade Japan, are you liberate them after the tournament ?

Tibado
Tibado Day 2,073, 08:22

Custos à parte um AS sempre traria algo de novo ao jogo.
Mas não percebo a ligação com o Torneio das Unidades Militares, visto não ter visto nenhum apelo do estado a união numa do MU de modo a poder-mos ganhar todos com isso.
Mesmo jogadores fracos como eu têm muito dano em seu poder neste momento, mas ele está a ser todo desperdiçado.
Basta olhar para a D2 na RW no Norte, ainda agora mandaram 20M de dano. Se este pll tivesse informado podia ser o dano fosse melhor gasto e o pll pudesse colher as medalhas de TP na mesma.

Tibado
Tibado Day 2,073, 08:25

Ao menos se esse pll tivesse todo na mesma MU, só em dano mandado pela D2 em bombas hoje, eram logo mais 50M.
Eu ainda tenho as minhas e gostava de ter uma melhor chance de usar esse dano, mesmo já estando nos MEK.

Bitorino
Bitorino Day 2,073, 08:36

Bem, não me cabendo a mim o papel de "advogado do diabo", parece-me que não estás bem informado: http://www.erepublik.com/en/article/-governo-torneio-de-unidades-militares-e-as-2295319/1/20
"Por isso mesmo mesmo deixamos já o convite a todos os jogadores para se juntarem às FAP. União é a chave para o sucesso! Será preciso um grande esforço colectivo e deixar de parte as diferenças e pequenas inveja. Só juntos é que conseguimos!"

Tibado
Tibado Day 2,073, 08:48

Ok , não estou bem informado. Mas duvido que sejam as FAP que vão dar alguma coisa a PT neste torneio, com sorte ficam no 2o lugar de PT. Seria bem melhor caso fossem as FAP e não os MEK pois o cc ficaria no estado, mas realisticamente sabemos que isso não vai acontecer. Acho que o estado devia ser realista e aliar-se a MU com mais dano, pois o pll não gosta de deixar a sua MU, quanto mais deixar a MU para ir para uma que não tem as maiores chances de ganhar.

Tibado
Tibado Day 2,073, 08:50

Para mim o ideal seria um união na MU com mais chance de vencer, apoiada pelo estado, em que essa MU estaria disposta a doar uma parte do CC ganho ao estado. E durante 7 dias o o pll tinha 5x bónus na DO.

Elvimonte
Elvimonte Day 2,073, 10:57

À próxima só voto num candidato a CP q prove ter menos de 10 anos... Como diria alguém: há q reforçar o apoio aos "novatos" LOL

IMIGRAlb0z
IMIGRAlb0z Day 2,073, 12:35

obg Absinto e Bito. sois grandes

Costa
Costa Day 2,073, 13:33

Voted bito

csc11
csc11 Day 2,073, 16:25

V

Janad0
Janad0 Day 2,073, 17:12

parei de ler a meio... uma entrevista em que basicamente se pergunta "entao e como avalias aquilo que fizeste?" acaba por se tornar aborrecida pela sua tendenciosidade

nada contra o entrevistado (neste caso), acho que o que falhou foi mesmo a direcçao que o entrevistador lhe deu... ficou um bocado a parecer aquelas entrevistas feitas para melhorar a imagem de algo/alguem (nao estou a dizer que foi o objectivo)

IMIGRAlb0z
IMIGRAlb0z Day 2,074, 04:50

concordo!
e também parei de ler o teu coentário a meio :p

 
Post your comment

What is this?

You are reading an article written by a citizen of eRepublik, an immersive multiplayer strategy game based on real life countries. Create your own character and help your country achieve its glory while establishing yourself as a war hero, renowned publisher or finance guru.