[OdA] Os presidenciáveis - Candidatos e Propostas

Day 1,870, 16:50 Published in Brazil Brazil by SEP II


Olá a todos,

Farei uma rápida análise dos candidatos a presidência e minhas opiniões sobre as áreas que conheço melhor.

Considerei apenas a candidatura do And-Galo e do Alessandro Halas por serem os únicos candidatos que apresentaram propostas e equipe.

O And-Galo apresentou sua candidatura e propostas nesse artigo e a sua equipe aqui.

Já o Alessandro Halas apresentou sua candidatura aqui e suas propostas aqui.

Como ainda não temos as equipes do Alessandro, irei comentar apenas as propostas e os candidatos em si.

Antes de mais nada, não pretendo aqui ser imparcial ou mesmo fingir ser imparcial. Estou dando minha opinião do que acho dos candidatos. Quem não concordar, que faça um artigo respondendo ou comente. Sou todo ouvidos.

Fico satisfeito em ver dois jogadores com experiência, atividade comprovada e compromisso com o eBrasil concorrendo. Assim, qualquer um dos dois que ganhar estaremos com uma pessoa em que se possa confiar como CP.

Mas precisamos salientar as diferenças entre eles para decidir o voto.

😃





CANDIDATURA DO AND-GALO

O And-Galo é um jogador dedicado no exército, isso ninguém pode negar, e sempre esteve envolvido com o governo, seja como Ministro da Educação, vice-CP ou MoFA.

Acho que isso é o ponto forte dele pois está totalmente dentro das movimentações mais recentes do governo, mas também se reveleu um ponto fraco ao meu ver que refletiu nas propostas com baixa inovação e coragem de ousar.

Vejo o And-Galo como um ótimo executor pelo seu trabalho no MdE e no exército, mas teve um pouco de problemas ao possuir cargos de liderança, como quando foi vice-CP do RegisJr.

Critico também sua participação no atual Ministério das Relações Exteriores do governo Jazar, que tinha o objetivo de ser mais transparente e comunicativo (e conseguiu na primeira semana), mas depois voltou ao mesmo esquema dos últimos governos de utilizar a "neutralidade" ou "anti-EDEN" como uma carta branca. Falei sobre isso nesse artigo recentemente.

O seu ideal de que tudo está bem no campo internacional ficou claramente refletido em suas propostas de governo que utilizou a "carta branca" do "anti-EDEN" de forma genérica. Traduzindo: com o and-galo não haverão mudanças na forma das relações exteriores, continuaremos remando de acordo com a maré e sem saber para onde iremos até "chegarmos" lá. Ao menos, no discurso oficial é isso que está exposto.

É óbvio que muitos falam que eu tenho uma visão peculiar de Relações Exteriores, mas sobre o and-galo e sua atuação no atual MoFA não vi muita coisa, nem mesmo liderar o objetivo do atual governo em ser mais transparente e comunicativo.

As outras propostas são procedimentais com algumas novidades no Ministério da Educação (por óbvio, já que o galo foi Ministro lá várias vezes) e uma clara preocupação em formar novos membros para futuros governos dentro do próprio governo, o que é louvável.

Enfim, o resumo da campanha do and-galo é continuidade do governo Jazar, RegisJR, Vigoncalves86 e etc.

Acredito que o and-galo é capaz, mas terá problemas de liderança (ainda mais com o pessoal de sua equipe).






CANDIDATURA DO ALESSANDRO HALAS


O Alessandro Halas é um cara com muita experiência no exército também e foi meu contemporâneo na época de comando do exército. Sempre demonstrou capacidade de gerir grandes conflitos por lá e, saiu de lá por defender seus ideias que eram diferentes do que os seus comandantes queriam à época.

Mesmo assim, lembro que foi muito bem na gestão do exército e tem experiência para governar.

Em que pese não participar recentemente de gestão de nenhum governo, vejo um perfil de liderança no Alessandro Halas que não tem medo de expôr sua opinião e diferenciá-la do que deve fazer como CP. Na comparação com o and-galo, vejo o Halas com um perfil de CP com mais tino para liderança.

Acredito que nas propostas ele também ousou mais, deixando claras as suas propostas e mostrando propostas específicas de coisas que devem ser feitas no dia-a-dia que muitas vezes são "esquecidas".

Nas Relações Exteriores também utilizou indiretamente a famosa expressão "anti-EDEN", mas ao menos demonstrou preocupação em não utilizar ela como uma carta branca e se preocupar com comprometimento com aliados e não ver outros países como "dano" apenas (regra da nossa atual política externa).

Isso ficou mais claro ainda nos comentários do seu artigo.

Além disso, foi democrático ao avisar que quem quiser participar do governo que enviasse mensagem para ele avaliar, contudo, pode ser um sinal de desespero. O próximo artigo dele com a equipe responderá isso.






CONCLUSÃO PARCIAL


Tentarei fazer um outro artigo com relação às equipes, mas a principio minhas conclusões são as seguintes:

- And-Galo representa uma continuidade nos governos do eBrasil e se posiciona claramente dessa maneira. Não ousou muito nas suas propostas exatamente por isso. Do mesmo modo, é uma aposta com relação a sua capacidade de liderança que não está 100% comprovada ainda.

- Alessandro Halas se posiciona não tanto como um candidato do governo do eBrasil e tentou expor isso em suas propostas e candidatura, mas não teve tanto sucesso. Ele mostrou que não está satisfeito em partes com o governo, mas se conteve ao inovar nas propostas, prejudicando um pouco sua candidatura. Tem um perfil de lider maior do que o and-galo, mas não conta com tanto apoio político como o and-galo. Além disso, as propostas de relações exteriores me agradam mais, contudo ele não quis ousar demais ali para não perder o apoio político do seu próprio partido que é de "natureza" governista.

Já adianto que muito provavelmente o and-galo irá vencer a eleição pelos apoios políticos que possui e pela postura de candidato do governo usando como memória o governo atual do Jazar que foi relativamente bom, em que pese manter os erros diplomáticos.

O Alessandro pecou por tentar agradar o seu partido de cunho conservador e governista, e do mesmo modo, tentar representar uma alternativa ao governo, o que não ficou bem clara em que pese ter maior capacidade de liderança e com propostas mais atraentes.

Sinceramente, senti falta de um candidato com uma proposta de governo diferente, com novas ideias, com mais ousadia mesmo... se o eduardoluz tivesse feito uma campanha com equipe e propostas, acho que representaria melhor uma oposição verdadeira e com maior número de ideias diferentes.

Por enquanto é isso. Vou tentar escrever sobre as equipes no dia 03 ou 04. Até lá e votem!



Gostou do artigo??? Incentive um jornalista a continuar!!! Vote e assine!!!



OLHOS DO ÁGUIA: enxergando o que os outros não veem!!!

~~~~

Para shouts:

[OdA] Os presidenciáveis - Candidatos e Propostas

http://tinyurl.com/presdenciaveis