[OdA] Relações Exteriores? É tudo negócio!

Day 1,851, 20:30 Published in Brazil Brazil by SEP II


Olá a todos!

Voltei a escrever depois de um tempinho de férias "pós" campanha. E o tema que falarei hoje começa na campanha para CP.

A campanha de CP do mês passado expus minhas idéias do que achava que deveríamos mudar para haver uma maior união e o principal ponto foi as relações externas.

Fiquei feliz com a boa receptividade da minha campanha e agradeço a todos que me incentivaram e que votaram em mim, mas fiquei mais feliz ainda pelo atual CP ter utilizado como base de seu discurso vários pontos que expus semanas antes na minha campanha.

Sinceramente, é óbvio que fiquei meio bravo quando vi o artigo do Jazar utilizando o mesmo "discurso eleitoral" que eu, mas logo após fiquei feliz em saber que seja quem fosse o CP, iria usar a comunicação, transparência e reforma das relações exteriores como metas.


(quando vi o Jazar eleito com propostas que comungo)

Nos primeiros dias do mandato do Jazar eu aplaudi, pois realmente estava fazendo exatamente o que prometeu, mais comunicação com a população e mais transparência.

Hoje a terceira parte do "prometido", qual seja, a mudança das relações exteriores parece que não será nem um pouco alterada em comparação com os últimos meses...



MPP COM A INDONÉSIA E OS INIMIGOS "MEMORÁVEIS"

A MPP com a Indonésia passará/passou.

Para quem não sabe. A Indonésia até o fim de 2011 era considerada uma das maiores inimigas do eBrasil.

Por que? Simplesmente porque "escolhemos" eles como inimigos? Não, pelo histórico.

Durante alguns anos fomos aliados próximos da Indonesia e, junto com a Argentina, fazíamos batalhas épicas contra os USA e Espanha no prime time noturno.

Contudo, a relação foi desgastando, desgastando, e nos tornamos inimigos.

O pior não foi que "nos tornamos inimigos", mas o "como". Foram trollagens diárias entre os países, acusações mútuas de traições e etc.



Sei que para mim o marco da traição foi quando a Indonesia assinou a MPP com a Espanha (inimiga à época). Mesmo assim, a Indonesia entrou em contato com eBrasil e falou que foi um erro e pediu para o eBrasil mandar outra MPP com a Indonésia que seria aceita e cancelariam a MPP com a Espanha, pois estávamos em guerra Brasil X Espanha. Foi rejeitada.

Ou seja, não só nos tornamos inimigos, mas um lado passou a não suportar o outro e o pessoal com mais de 2 anos de jogo sabe bem que eles não são nem um pouco confiável, tanto é que o eBrasil invadiu a Indonésia.

Os piores inimigos não são aqueles que sempre são inimigos e batem o mais forte possível, mas aqueles que eram aliados e nos traíram. Nessa lista estão a Hungria e Servia que preferiram a amizade entre eles do que fazer o correto e auxiliar o eBrasil na época da Phoenix. Resultado: Phoenix sucumbiu logo após o eBrasil sair (mais ou menos igual ao fim da TERRA).



RELAÇÕES EXTERIORES ANTIGAMENTE

Antigamente, no eBrasil nos tínhamos um pensamento em que as relações exteriores eram tratadas não somente como um simples dado matemático ou mesmo objetivos comuns estratégicos.

Tinhamos o respeito com quem era aliado respeitável e que necessitava de respeito. Preferíamos ser apagados ou mesmo lutar pelos aliados quando estavam necessitados.

É claro que tivemos problemas com alguns países aliados que mostraram que não eram confiáveis como a Sérvia, Hungria e Indonésia que citei acima.



RELAÇÕES EXTERIORES DO EBRASIL HOJE EM DIA

"O mundo dá voltas, deixa disso. Temos que pensar no máximo de dano para o eBrasil, não importa de onde venha, nem como".

Esse pensamento está na ponta da língua atual das relações exteriores do eBrasil.

Mas esse mesmo pensamento que fez com que a TERRA optasse em não peitar a EDEN por causa dos romenos no eBrasil, o mesmo pensamento que fez com que a Phoenix não peitasse Hungria e Sérvia quando o eBrasil teve problemas com os húngaros na África do Sul.

Um pensamento que ignorava o histórico entre as nações e colocava na balança apenas o quando de dano que uma decisão diplomática poderia render.

O mais engraçado que mesmo provado que esse tipo de pensamento só gera mais problemas do que soluções (foi o que levou a queda da TERRA e da PHOENI😵 o eBrasil "resolveu" aderir à essa idéia.

Estamos ignorando todo o histórico de relações entre países, todo e qualquer tipo de aproximação, com olhos apenas no "dano" dos outros países.


(gimme money please?)

A ONE fez isso, os HQs da TERRA e da Phoenix fizeram isso. A EDEN está fazendo isso. E nenhuma delas teve um "fim" feliz. O eBrasil nunca teve essa tradição, mas agora segue o pior exemplo possível.



NEUTRALIDADE DO eBRASIL E HIPOCRISIA

O discurso do atual governo é que o eBrasil é "neutro" e pode escolher seus aliados por isso.

Mas contraditoriamente não se "contenta" com os aliados que temos e está cada dia mais se aproximando das alianças CoT e TWO sorrateiramente, "fingindo" que isso não está acontecendo.

Ora, se somos "neutros" porque precisamos de uma MPP com a Indonésia? É como se daqui seis meses assinássemos MPP com Portugal, Colômbia e/ou Romênia, fingirmos que não tivemos qualquer problema e justificar que precisamos de "dano" quando sequer estamos sendo ameaçados (campanha da Ásia é ofensiva, não vejo qualquer necessidade de vender a "alma" e o respeito próprio em troca de "dano").

Não vejo problema em ser pró-X ou Y. O problema é esse papo hipócrita de "somos neutros, escolhemos nossos aliados" e em contrapartida assinamos MPP com países que tivemos tretas muito grandes sem qualquer aproximação recente.



Seria muito mais aceitável falar que estamos assinando com "aqueles fdps que eram inimigos antigamente" porque estamos nos aproximando da aliança X ou Y (somos pró-X ou Y) e queremos ser membros dela no futuro.

Mas não. É melhor "fingir" que somos neutros, que estamos "escolhendo" aliados e somente após, quando o bicho "pegar" mesmo seremos da aliança X ou Y na "correria".

Ser anti-EDEN é uma coisa. Ser pró-CoT ou pró-TWO é outra.



A FALÁCIA DO CONGRESSO

"Mas o congresso pode parar tudo isso e legitimar as decisões do governo!!!"

Isso é uma tremenda mentira. Se fosse um impeachment ou mesmo um NE eu aceitaria essa afirmação sem problemas.

Contudo, atualmente, a base do governo tem hoje 52% do congresso, o que já daria para passar qualquer tipo de MPP, mas mesmo assim, vamos analisar da maneira mais "amena" possível.



Dos 40 congressistas, 13 estão na equipe do atual governo. Assim, ao lançar uma MPP, o governo tem no mínimo 13 votos a favor, pois são os mesmos que supostamente "planejaram" que irão votar.

Assim, só precisam "convencer" mais 8 congressitas para passar uma MPP e ser a "voz do povo", lembrando que atualmente os partidos de base do governo possuem esses 8 congressistas a mais com folga.

Nem falarei sobre os 2 clicks e os ausentes que votam sem sequer verificar o que estão votando.

Fato é que: o CP define o que quer, manda na sua equipe, que solta a proposta e pede "auxílio" dos partidos base, e voilá! Está criada a "voz do povo". Mágico não?



DECEPÇÃO PESSOAL COM ESSA SITUAÇÃO

Sou de uma época ingame que assinatura de MPP significava algo a mais. Que era precedida de uma aproximação entre os países e as comunidades. Mas depois da "mudança" de pensamento dos eBrasileiros (governos!?!? relações exteriores!?!?) em querer sempre ficar do lado do "mais forte" ou mesmo ignorar o histórico dos países e assinar MPPs como se fossem um simples balção de negócios.

Não há planejamento prévio. Não há aproximação entre as comunidades. Há simplesmente um cálculo matemático de quanto de "dano" teremos de lucro com a assinatura de uma MPP.

Sou de uma época diferente mesmo nesse jogo. De uma época em que relações exteriores representava honra e respeito, não um balção de negócios.



E o mais decepcionante é que esse pensamento somente parece tomar mais e mais adeptos a cada dia no eBrasil.

Se fosse pelo eBrasil, já teríamos MPP com Hungria e Sérvia faz tempo, porque eles tem dano. Somente pelos problemas que eles tem com os USA que nos "impedem" de assinar essas MPPs ainda. Não há uma apuração mais profunda sobre assinar um MPP com eles, sobre se são confiáveis e úteis. É apenas a consideração que eles tem na ponta do lápis mais "dano" do que uma outra situação.

Não me surpreendo se assinarmos MPPs com Hungria e Sérvia daqui algumas semanas, mesmo sem "aval" do USA, pois na balança, Hungria e Sérvia tem mais "dano" que o USA. E o mimimi americano será apenas uma consequencia no balção de negócios.

E não teremos sequer a justificativa que entramos na mesma aliança que o país X ou Y, pois, "somos neutros e podemos escolher nossos aliados". LULZ!



Gostou do artigo??? Incentive um jornalista a continuar!!! Vote e assine!!!



OLHOS DO ÁGUIA: enxergando o que os outros não veem!!!

~~~~~~~~~~~~~~

Para shouts:

[OdA] Relações Exteriores? É tudo negócio!

http://www.erepublik.com/en/article/-oda-rela-es-exteriores-tudo-neg-cio--2175626/1/20

VOTE E SHOUTEM!