Sondagem - As FAP são estatais ou privadas?

Day 2,199, 15:58 Published in Portugal Portugal by Citizen 99
Gostaria de saber a vossa resposta à pergunta as FAP são estatais ou privadas?

Mas se não tiveres a certeza da tua resposta, de seguida algumas informações e referências sobre o assunto, espero que vos ajudem a obter a resposta. Pois acredito que esta não é uma resposta tão simples de responder como aparenta.

====================================================================================
INTRODUÇÃO

Como introdução convém referir o que se entende por «FAP», as Forças Armadas Portuguesas são constituídas por 3 órgãos principais: A unidade militar com os seus militares e comandante; as empresas em colaboração com as FAP e os seus donos; e por último a gestão, este constituído pelo comandante e auxiliares de gestão/logística (gestores), que podem incluir donos das empresas (não necessariamente) ou então indivíduos interessados em ajudar.

Quando se faz referência a «gestão privada» significa que o comandante e os auxiliares de gestão (gestores) não são escolhidos pelo governo, são antes independentes e de estrutura e organização ao seu próprio critério, organizando-se entre si quem deve ou não gerir e comandar as FAP. Mas quem tem se mantido comandante é PretenderHT.

A «gestão privada» foi primeiro introduzida por Juve Leo (Helder Medeiros) com o afastamento do seu governo das FAP em que lhes cortou o financiamento, sendo depois concluída em Março sob o governo de GossypPT em que efectivamente começaram a vender no mercado (e não para o MoD) quantidades significativas de inventário de forma a se auto-financiarem, ou seja, as suas empresas começaram a ter um funcionamento semelhante a qualquer outra empresa, ajustaram-se salários (previamente elevados) e tentou-se tornar as FAP auto-sustentáveis (só tenho dados até Maio, nessa altura já apresentavam um balanço de -5% (contrastando com o de Março de -19😵. (fonte)

Com esta mudança na relação do MoD/Governo com as FAP, temos agora que:

"Governo deixou de pagar pela produção e respectivo dano, para passar a pagar apenas o produto final a preço abaixo de mercado, com condições de pagamento flexíveis." PretenderHT Comandante das FAP em comentários.

====================================================================================
CITAÇÕES

Agora que temos definido o que são as FAP e o seu funcionamento, penso que posso agora fazer algumas referências de vários cidadãos sobre o assunto de FAP estatais ou privadas, de forma a tentar ajudar-vos a responder à questão:

"MU (que se diz) Estatal, dado que apoios do Estado já não recebe nenhum há largos meses." (...) "A critica implícita é aos governos e não apenas referente à parte financeira, mas sobretudo à que está relacionada com a actividade e capacidade diplomática, que seriam as grandes mais valias das FAP e que não têm sido usadas convenientemente pelos governos apesar dos meus constantes apelos e isto, sem qualquer pedido em troca do que quer que fosse, a única coisa que sempre pedi, foram missões onde pudéssemos mostrar utilidade e dar visibilidade ao país e ao governo."(...)"AS FAP SÃO DO ESTADO, QUER HAJA APOIO OU NÃO." PretenderHT Comandante das FAP em comentários.

____________________________________________________________________________________

"A questão privado vs público é simples de vislumbrar as diferenças mas há quem continue a teimar que é tudo igual. Basta ver a leveza de espirito quando se afirma que "as FAP são privadas" só porque são sustentadas por empresas que têm donos, ou seja, misturam a questão da produção com a questão da responsabilidade e do respeito de hierarquias.
Tudo isto surge com as intenções claras de privatizar tudo totalmente e divergir os fundos estatais para privados numa cadência que, analisando a velocidade a que se perde a noção dos dinheiros em PT se traduzirá no futuro a uma perda total do controlo sobre pra onde vão os fundos." Nuno Vieira, Presidente PCeP em comentários ao artigo Análise das FAP)
____________________________________________________________________________________

"As FAP são privadas, já o eram antes de eu ser MoF, e apesar de aceitarem receber ordens de combate do Estado e tentar vender material mais barato que a média do mercado, não são geridas pelo Estado nem auditadas pelo mesmo. Mesmo no stock que nos vendem mais barato, nem sempre conseguem chegar a competir com outros fornecedores que surgem, ou não conseguem fornecer as quantidades que precisamos.
O MoF da altura em que se privatizaram as FAP devia ter tratado de deixar bem claro e transparente o fecho de contas associado ao fim dessa relação, isto é, o que fosse do Estado devia ter sido transferido para o mesmo, fosse em forma de stock ou em forma de dinheiro.
Se eu considero que o inventário que têm é do Estado? De momento não, até que consiga ter provas concretas de que é...
Se deviam apresentar contas? Se são privadas, isso é algo que fica ao critério deles, o Estado nada tem a ver com isso.
Eu sempre critiquei a relação que o Estado tinha com as FAP, se fores a ver comentários meus antigos (no jogo e no fórum), vês que eu considerava ser uma relação com muita margem para corrupção e prejuízo dos interesses públicos.
A relação como está actualmente é benéfica, privatizar foi a melhor coisa que podiam ter feito, o que não tenho a certeza é se foi bem feita..." ReiLusitano MoF em mensagem privada (autorizada para publicação)

_____________________________________________________________________________________

A minha contribuição para a responder à questão:

Apesar de até supostamente dever existir uma comissão de auditoria no congresso, e ter estado activa durante uns tempos, esta não estava activa durante esta transição, e também não o está agora. As FAP operam à meses e meses sem qualquer auditoria externa nem análise das suas contas. E como já foi referido o inventário a quando da passagem para gestão privada continuou nas empresas, inventário esse avaliado em cerca de 400k PTE em Maio. Isto chegou ao ponto de até o MoF considerar as FAP como uma MU privada.

De seguida uma citação do PretenderHT em resposta à questão das FAP manterem inventário do Estado apesar de serem de gestão privada (principal preocupação levantada por mim) e que me leva a acusar a instituição de roubo em artigos e comentários, até que este inventário seja reposto ao governo.

"Se o Governo (não o Estado) solicitasse todas as armas, isso seria efectivamente um acto de má gestão.
Queimar todos os activos, sem deixar qualquer salvaguarda para futuro, só mesmo com o aval do Estado, pois a chegar a essa situação seria indicio suficiente para estarmos no fundo do poço, sem dinheiro nem armas e não me parece que o Estado viesse a permitir isso.
Quanto às contas, qualquer governo ou congresso que o solicite, as mesmas serão apresentadas, assim como qualquer informação solicitada." PretenderHT, Comandante das FAP em comentários.

====================================================================================
CONCLUSÃO

E neste impasse entre governo e FAP estão estes à meses sem que a questão esteja bem definida.

Se a resposta é as FAP são estatais, esta tem tal como o governo o faz apresentar contas e ser auditada pelo congresso. E ainda deve respeitar as ordens e necessidades do governo, sublinho:
"nem sempre conseguem chegar a competir com outros fornecedores que surgem, ou não conseguem fornecer as quantidades que precisamos." ReiLusitano, MoF

Se a resposta é que as FAP são privadas, é da responsabilidade do congresso e do governo de recuperar a propriedade estatal (inventário) que continua na organização das FAP.

====================================================================================
TL😃R: As FAP consideram-se estatais, mas o governo (MoF) acredita que são privadas, porque não são geridas pelo governo nem sequer são auditadas. Entretanto as FAP tem em sua posse inventário do Estado que se estima na ordem das centenas de milhares de PTE.


Podem responder em comentário à questão (FAP Estatal ou FAP Privada ou Não sei/Indeciso) e depois eu vou apresentar em gráfico em tarte ou se calhar em barras (fica surpresa). Se não quiserem comentar mas quiserem que a vossa resposta conte, enviem-me uma pm com a resposta.