Análise das FAP

Day 2,037, 11:29 Published in Portugal Portugal by Citizen 99
As Forças Armadas Portuguesas (FAP) em análise detalhada desde o início do ano. Quais são os custos de produção das empresas das FAP? Será que as FAP têm prejuízo para o MoD? Quanto é que custa cada arma Q7 distribuída nas FAP? De seguida vou tentar esclarecer estas e outras questões em relação às FAP, espero também com este artigo desmitificar as FAP e o seu funcionamento.

Em 2013, no final do mês Fevereiro, houve uma mudança estrutural importante nas FAP. Em meses anteriores todo o financiamento proveniente do MoD era injectado na empresas FAP e todo o inventário produzido ou transitado usado para distribuições ou armazenado pelo próprio MoD. Mas com o corte do financiamento às FAP em Fevereiro surgiu a necessidade da venda de inventário por parte da Organização/gestores das FAP (OFAP) para poder sustentar os custos das Empresas das FAP (EFAP). Em consequência directa deste corte as distribuições feitas pelas FAP foram diminuído até valores nulos de Maio.




As distribuições agora feitas pelo MoD são financiadas directamente das contas do governo e aí contabilizadas. As distribuições das FAP indicadas nesta análise correspondem às distribuições feitas pela OFAP directamente aos membros das FAP, sem passar pelo MoD.

O valor indicado como armazenado corresponde ao inventário que transita para o mês seguinte, portanto para o mês de Janeiro temos 200 kcc armazenados do mês anterior menos 64 kcc foram distribuídos e 2 kcc vendidos, mas contabilizando o que foi produzido 297k cc ficamos com: 191 kcc armazenado - 63 kcc Dist. - 2 kcc Vendido + 297 kcc Produzido = 423 kcc de inventário para o mês seguinte.

Os valores apresentados acima correspondem ao valor de custo na produção do inventário, ou seja, através da análise empresa a empresa da FAP determinou-se os custos de produção de cada item. Para determinar o valor do inventário armazenado é tido em conta o valor do inventário armazenado no mês anterior e os custos de produção do inventário. Isto permite determinar correctamente o custo do inventário armazenado que depois vai ser usado para distribuição e venda em meses seguintes.

Para Dezembro a avaliação do valor do inventário foi feita tendo apenas em conta os custos de produção desse mesmo mês. Visto que houve transição de inventário de meses anteriores apenas para o inventário de Comida (o de menor valor) e tendo em conta que os custos de produção de comida têm poucas variações, podemos fazer esta aproximação do valor do inventário para o mês de Dezembro.

De seguida a análise do desempenho das FAP na venda do seu inventário face aos custos de produção.




Com a venda de inventário as FAP apresentaram prejuízo, pois ao contrário do MoD o mercado apenas aceita preços em vigor no mercado e não os custos de produção, resultando em prejuízo se forem superiores ou lucro caso contrário. Em nenhum dos meses avaliados houve lucro, em especial no mês Março que houve um prejuízo nas vendas de 19%.

É interessante também avaliar-se o valor do inventário e da liquidez nas FAP (Total FAP) face às transferências do MoD para as FAP (Financiamento).




Não foram considerados para este balanço as vendas de Janeiro ou Dezembro pois estas foram realizadas pelo MoD nestes meses sem transferência dessas receitas para as FAP.

O Financiamento corresponde às transferências do MoD para as FAP. Para o mês de Dezembro foi considerado como financiamento o valor do inventário desse mês e o saldo nas empresas FAP.

O Total MoD corresponde à soma dos financiamentos realizados menos o valor das distribuições realizadas (avaliada a custos de produção) pela FAP para os seus próprios membros.
E ainda foi retirado uma despesa estraordinária no mês de Março no valor de 30100.88 cc, esta despesa corresponde em cerca de 15 kcc com deslocações de trabalhadores e empresas das FAP para os USA que foram pagos pela gestão da FAP, os restantes 15 kcc foi indicado que correspondem a erros de transferências devido à implementação no jogo do aviso da transferência nas notificações. Em que houve productores que deverão ter recebido transferências a mais, mas como não se sabe quem ficou com este dinheiro entre os produtores, a gestão da FAP assume estes custos e são descontados no Total MoD.

Sendo assim pode-se considerar que MoD tem investidos nas FAP 617 kcc. Contudo as FAP têm um valor inferior em -155 kcc (-25😵. Esta diferença de saldo deve-se apenas aos prejuízos nos últimos meses com a venda de inventário, de notar contudo que estas perdas têm diminuído consideravelmente com a mudança dos salários praticados nas FAP.

Outras questões, como quanto custa a produzir uma arma Q7 nas FAP (7.62 cc em Maio) podem ser respondidas pela análise dos dados fornecidos a seguir. Optei por neste artigo apresentar apenas esta análise geral do desempenho das FAP em 2013, mas com os dados fornecidos poderão fazer uma análise mais detalhada. Mas estou receptivo a sugestões ou outras questões.

Dados das FAP

Os dados usados para esta análise foram verificados e autorizados para publicação pela gestão das FAP. Encontrou-se várias irregularidades relacionadas com erros de preenchimento, em conjunto com a gestão das FAP procurou-se corrigir todos esses erros de forma a apresentar estes dados o mais correctos possíveis. Contudo é minha toda responsabilidade pelo conteúdo do artigo e da análise feita aos dados fornecidos pela FAP.