Rascunho de uma análise económica XD

Day 833, 17:15 Published in Portugal Portugal by jcaulins

Basicamente isto é um comentário ao artigo do Partizanne que estava a ficar demasiado grande para comentário e foi adaptado a artigo.




O citado artigo está bem escrito e é uma boa reflexão mas não concordo com as soluções apresentadas pelo autor.

"No fundo, e em última análise, cabe ao estado numa fase de contracção do consumo, e consequente, crise económica, injectar dinheiro na economia." by Partizanne

Injectar dinheiro? PTE? De que forma? Com que objectivo? Se o PTE que injectares vai ser transformado em gold e dado à Lana. Mais PTE não altera as preferências de consumo. Eu por exemplo tenho toneladas de PTE e já não compro uma arma há bastante tempo simplesmente porque em WG, sendo FM, a arma não serve para nada e para o meu desenvolvimento enquanto militar a Lana é a melhor solução.

Como deves saber em Portugal há muitos jogadores que têm reservas de PTE gigantescas e grandes reservas de gold, que têm tentado manter uma taxa de cambio mais ou menos fixa nos 0,014.

Será que é PTE que falta no mercado? Não me parece, parece-me mais que há muita gente que o tem guardado ou com intenção de poder especular no MM ou para investimento na V2. A quem é que falta PTE? Às skills baixas, nomeadamente skill 2,3,4.

Quais é que são então as soluções?

-Mais guerra.

Problema: Falta de fundos estatais e desincentivo à compra de armas por parte da nossa amiga Lana, em especial em War-Games. É mais inteligente no inicio investir na Lana e mais tarde com mais strengh investir em armas para subir mais rápido no rank. Limitação do Rank, chegando a FM, em WG, não há grande incentivo a usar armas a não ser ter muito dano porque é giro.

-Desvalorizar o PTE de forma ligeira de tempos a tempos

Os cofres do estado aumentariam a sua reserva de gold e as exportações sofreriam um grande boom. Ao mesmo tempo a moeda voltaria a valorizar de forma natural devido ao gold que entraria de estrangeiros.

Problema: As importações teriam custos acrescidos e os fracos salários em gold levariam a emigração. Toda a gente quer gold para dar à Lana.

-Reformular a actuação das orgPT


Como?

Empresas de Q1 só admitir empregados de skill 2 a 4
Empresas de Q5 só admitir funcionários de skill 8+
Intermédias os restantes.

Porquê?

Ajudar a regular os salários das skills inferiores, reduzir a produção e o impacto das skills mais elevadas na produção. O mesmo conceito deviam seguir os privados para adequarem a sua produção à nova curva de procura.

2º Ponto da reformulação:

Reduzir a acumulação de stocks sobretudo de bens Q1.

Porquê?

Porque estes bens são abundantes no mercado e, como tal, mesmo num conflito mundial o estado teria sempre onde ir buscar armas baratas ao mercado. Neste cenário qual é a lógica de acumular muitos bens Q1? Nenhuma além de desperdício de PTE, pois em salários os bens acabam por ser mais caros do que seriam uma semana depois no mercado.


Conclusão:

A solução tem que passar por:

- Adequar a produção nacional a uma propensão para o consumo menor que não deriva do rendimento disponível, mas sim de preferências pessoais motivadas pela mecânica do jogo(Lana).

- Regular na medida do possível os salários das skills mais baixas

- Desvalorizar pontualmente o PTE de modo a impulsionar as exportações momentaneamente, dando alguma fluidez ao mercado o que incentiva o investimento(maior mecanismo de regulação dos salários).

-Reformular a actuação das orgPT de reguladores de preços e armazém de stocks para uma actuação mais vocacionada para regulador de salários de skills baixas e empregador de skills demasiado elevadas em empresas de qualidade superior onde o impacto dessa superprodução é um pouco mais diluído.



Peço desculpa pela fraca formatação do artigo e pelo português mais descuidado, mas estou cheio de trabalho e não pude disponibilizar mais tempo.


JC