Projecto Congresso v2 - Introdução

Day 969, 21:27 Published in Portugal Portugal by PHuSiOn9

Boas,
Hoje venho vos falar um pouco sobre o congresso, mas principalmente sobre o projecto para um modelo de congresso.
Eu já divaguei um pouco sobre este assunto no artigo, modelo de governação, a ideia principal é a necessidade de haverem projectos multi-partidários de longa duração.
O congresso tem muitas falhas e é constantemente criticado, os congressistas não são activos, qualquer um consegue ser congressista, pouca responsabilização dos congressistas, etc.
Acredito que é fulcral para o País resolvermos esta questão ou pelo menos melhorar a situação actual.



Neste artigo vou tentar caracterizar a situação actual e os problemas que temos no congresso e governo, para poderem comentar, acrescentar, discutir, etc de forma a que no próximo artigo possamos começar a estudar possíveis soluções.
Eu pretendo que todo este projecto seja feito em conjunto com a comunidade, esta é uma iniciativa minha mas o projecto assumo-o como de todos, espero ter o vosso apoio.


Vamos deitar abaixo este muro juntos

1) A organização actual em prática, razoavelmente respeitada, para o congresso é a seguinte:

1.1) Dias antes das eleições do congress alguns partidos criam listas de candidatos oficiais e há alguma competição (positiva) por lugares no congresso entre os partidos;
1.2) Quando é feita uma proposta é feita referência a um artigo onde é explicada a razão, por vezes esta resulta de um artigo havendo então discussão antes da votação;
1.3) O governo em função após a apresentação de justificações/orçamento/plano pede a congressistas para fazerem doações a organizações sob o controlo do governo.

2. Esta organização simples é promovida principalmente pelos partidos e pelo governo. Tem alguns pontos positivos:
2.1) É eficiente pois a governação não depende directamente do congresso (membros inactivos), sendo que o congresso por norma aprova tudo o que é proposto pelo governo, com algumas excepções recentes (caso orgPT/Moutinho).
2.2) Esta organização está sensivelmente interiorizada pela maioria dos membros do congresso e é promovida por todos os partidos, com a excepção ocasional e intencional do Partido dos Parvos.



3) Contudo existem alguns problemas no congresso que se relacionam com o funcionamento do governo:
3.1) Sempre que há mudança de mandato presidencial uma nova equipa toma posse das orgs estatais (com a excepção do Banco, caso Moutinho Impugnado) e de todos os projectos atribuídos ao governo anterior, devido a isto, existe um período de pelo menos 5 dias de adaptação ou mais consoante a experiência dos membros do governo escolhidos pelo presidente;
3.2)Também devido a isto, existe substancial perda de informação e métodos;
3.3) Existe a tendência de haver apenas membros de um partido no governo, o partido vencedor das eleições presidênciais, não havendo preferência pela qualidade do trabalho desenvolvido mas antes pelas cores políticas;
3.4) Desresponsabilização do congresso, este detém todo o poder legislativo do país (pode parar as forças armadas, impugnar o presidente, etc) contudo devido à sua pouca intervenção e relativa passividade do congresso a responsabilidade sobre o país é por norma atribuída governo;
3.5) Pouca participação e interesse dos congressistas em discutir e participar activamente nas discussões das propostas;
3.6) Existem projectos sob governo que não dependem nem do governo nem de uma instituição em particular, é o caso do MDS (Ministério de Desenvolvimento Social) fora iniciativas com fundos estatais, é um bom exemplo o Sistema de eTutorado que sofreu uma evolução posivita de passar a organização não governamental. O único grupo no eRepublik que sente pressão e responsabilidade para tomar estas iniciativas é o governo (e claro a população em geral), raramente é mencionado o congresso.
3.7) O governo está encarregue de significativo trabalho logístico e de gestão, como publicação de artigos e gestão de empresas, não corresponde a tomada de decições ou governação o que o governo deveria de facto fazer, mas 90% do seu tempo é gasto noutras actividades.
3.😎 Falta de comunição e partilha de informação entre o goveno e o congresso. (adicionado 06:50, 970)

Eu pretendo reunir uma equipa para desenvolver este projecto, congresso v2. Os interessados em desenvolver trabalho neste sentido que me contactem.


Ela já se juntou ao projecto, e tu?

Eu vou actualizar as alíneas deste artigo com os vossos comentários, caso identifique neles novos tópicos a adicionar.

Já agora, eu vou me candidatar ao congresso.
PHuSiOn9