[O Foco] Por um Brasil Q6 (Atualizado)

Day 1,645, 17:07 Published in Brazil Brazil by Hugan


Editorial

Como comentei no artigo [O Foco - Repost] Somos um país Q5?, estou reeditando o artigo para uma situação mais atual.

O intuito do artigo é mostrar que o jogo é mais que trabalhar e treinar / lutar e votar. Mas essa parte o Plato não faz (e provavelmente não vai te ajudar a fazer), nós devemos tomar a frente disso!



Avaliando o Brasil eu diria que somos um país Q3, já passamos por tantos babybooms e temos hoje uma população ativa de 1161 cidadãos. Culpar o Plato por expulsar os babies é fácil, mas você já pensou nós não temos atrativos para fazer os babies ficarem?


- Você nasceu! É um baby brasileiro, parabéns!

Primeiro você entra no BrNuke, recebe tutorado do governo ou partido, depois você é promovido no exército ou milicia, cria um jornal e começa a fazer artigos que ninguém vai dar atenção.

O segundo passo é ser político, você vira assistente de um ministério ou congressista, seu trabalho no jogo acabou. Você é novato e não é popular entre os veteranos, logo você não terá acesso ao Cantinho Brasileiro.

Você loga no jogo, trabalha e treina, compra algumas armas e comidas, luta e acabou o que fazer. Volte amanha ou interaja!

- Interaja!

Foi uma palavra muito usada no eRepublik, interajir onde? com quem, por que? Pra trabalhar, treinar, lutar e votar?

Essa formula não prende ninguém no jogo. Não lembro do máximo de jogadores que já tivemos, mas creio que já passamos dos 30mil (em uma leva), no mínimo uns 100mil brasileiros já passaram pelo eRepublik e só sobraram 1000 (sem contar os gringos).
Você acha suficiente as ferramentas que temos hoje? Exércitos, milicias e partidos.

Quem entraria em um jogo para não se divertir? Quem ficará no jogo apenas para dar seus 2 clicks e ajudar a "nossa causa maior"?
Para se envolver com o eRepublik as pessoas precisam participar e interajir, mas onde?

- Cantinho Brasileiro

Vocês acham o acesso nele eficiente? Temos 1000 cidadãos ativos no país e 3 responsáveis por coordenar o acesso, se eu não sou "conhecido" as minhas chances são quase zero de entrar nesse forum, fora que no passado tinhamos o Super-Cantinho, que pra entrar era mais difícil ainda.

Esse forum é tido como um privilégio (palavras da administração), mas e as informações postadas ali? São um privilégio ou um dever? Os "donos da informação" são obrigados a postar lá? Se o controle do acesso é obscuro ou falho, o governo deve ser pressionado quando não compartilha informações lá?
Ainda que um erro não anule o outro, se o Cantinho Brasileiro é um meio de debate e comunicação oficial do governo, o povo que é o "chefe" do governo não tem direito de exigir mudanças?



Em um mpchat o meu querido Ryan Cullen mencionou o micronacionalismo, um "jogo" que podemos dizer que tem suas semelhanças com o eRepublik, mas uma organização invejável. Se uma daquelas nações fossem do eRepublik seriam sem dúvida uma grande potência.
Saiba mais.

Outro exemplo sobre a integração do eBrasil é o forum, já falei sobre o CB aqui, mas o assunto não é esse. Comparando o forum do Brasil com de outros países, tirem suas próprias conclusões:

França - 722.145 posts (1344 cidadãos ativos no jogo)
Argentina - 881.195 posts (1733 cidadãos ativos no jogo)
Africa do Sul - 128.379 posts (124 cidadãos ativos no jogo)
Brasil - 180.066 posts (1161 cidadãos ativos no jogo)

Nem preciso comparar proporcionalmente o Brasil e Africa do Sul né?



Avaliando o top 20 da mídia brasileira:

3 artigos gringos (1 com versão em portugues)
7 artigos do governo (incluindo exército)

Dos outros 10 artigos eu não achei nenhum interessante, algo que me deixasse realmente motivado com o jogo ou algum projeto novo, estamos reconstruindo a mídia de uma forma lenta. Para ter um babyboom precisamos de uma mídia linda e ativa!

Premios de jornalismo, análises detalhadas, tradução de artigos. Tudo isso falta na nossa mídia e tenha certeza que fará a diferença!



Bom o artigo não é só avaliações/críticas minhas e sim um lugar para refletir. Vamos fazer um babyboom, teremos milhares de players novos durante quanto tempo? Quantos vão ficar no jogo?

A questão aqui também não é que "no passado..", no passado não tinhamos nada, o Brasil é um país fraco socialmente e imcompleto. Então vamos construir um país Q6?

Minhas ideias, sugestões ou projetos que já pretendo desenvolver:

- Premiação de jornalismo
- Radio eBrasil
- Competição de jornalismo
- RPG (Não é o simples roleplay)
- Incetivo educacional a novatos
- Reformulação do acesso ao cantinho
- Grupo de pesquisas
- BR Day
- Palestras

1) Deixe sua sugestão abaixo de como o Brasil poderia se tornar um país Q6, como manter a retenção alta e aumetar a participação de novos jogadores!

2) Avalie o Brasil em "Q", quanto você acha que o Brasil vale? (De Q1 a Q6).