[CNews] Shoutando e filosofando: Imagem e personalidade na política

Day 1,565, 01:28 Published in Brazil Brazil by Carol do Cerrado

03 de março de 2012 - Dia 1565 do Novo Mundo.

Olá eRepublikanos!


Há algumas horas após ler o artigo do Rex. Chamou minha atenção o slogan:

"o que nós queremos?
O DECOTE DO REX!"


E minha fértil imaginação associou tal slogan à ibagem do Rex:



Pensei comigo:

eRepublik ~ polêmicas ~ mamilos
Se polêmicas = mamilos
Se decote do rex mostra mamilos
E "eles" querem o decote do Rex.
Então, posso concluir que "eles" querem polêmicas. oO


Mas minha insanidade não se restringiu a pensar isso.
Registrou em comentário no referido artigo e ainda não satisfeita tratou logo de shoutar:


Tal shout foi bem movimentado. Chegaram a dizer que tal "MAMILOSSHOUT" já tinha virado um irc-shout, até mais movimentado que o #ativosbr. Só perdendo para o shout do amigo Volkofff




- Mas eae Carol do Cerrado? e daí, eu com isso ?? por quá este artigo??

Pois então, querido leitor do Cerrado News...

No tal shout, após filosóficos comentários o amigo john carp sugeriu-me montar um artigo para gerar debate. Mas, no momento, os sintomas da minha priguicite aguda estavam super aflorados e descartei a idéia. Idéia essa que achei que foi sugerida para calar os dedos nervosos dos "comentaristas".

Mas gostei tanto do pequeno debate shoutástico que resolvi montar um artigo chato e long text.

A "filosofação" começou mesmo após o amigo Aleatorio citar uma frase de sua querida mãe: "meu filho, um rosto bonito e um corpo legal pode até servir pra te trazer um monte de garotas, mas apenas a sua personalidade vai fazer elas ficarem"

Analisando grosseiramente e rapidamente fiz um "gancho" com a política do erepublik:

"um partido politico bonito e legal pode até servir pra te trazer um monte de aliados. Mas apenas a sua personalidade vai fazer eles ficarem."

Aleatorio veio com questões bem interessantes:

Mas aí entra um ponto importante. O que define a personalidade de um partido? O seu PP? As pessoas que já estavam lá? O histórico do partido? Tendo essas respostas, podemos fazer uma outra pergunta mais importante: Como usar essa "personalidade" para podermos melhorar o nosso partido e fazê-lo crescer sem perder essa "personalidade"? E mesmo que consigamos responder essas perguntas. Vale à pena se dedicar tanto a isso?



E lá no shout continuaram os blá blá blás.. Mas aqui tratarei da "personalidade".. da nossa personalidade política (eR ou RL).





Encontrei por aí na net um texto publicado em 04/05/2010 na mídia RL, com exemplos reais mas que ilustram o quanto à imitamos aqui in game..

Posso afirmar com absoluta certeza que numa campanha eleitoral o eleitor faz a escolha entre imagens, e não em pessoas. Isso porque o que conhecemos de um político é a sua imagem, e não a sua personalidade total. Apenas a família e os amigos mais próximos conhecem realmente a personalidade de um candidato.

Muita gente ao assistir o filme Entreatos (que revela os bastidores da eleição de Lula em 2002) mostrou-se surpresos ao ver Lula fumando, brincando, brigando ou até falando palavras que não diria na TV, ao vivo. Isso é uma demonstração de que apenas tomamos conhecimento de um traço da personalidade do político/candidato.

Se o que conhecemos de um candidato é a sua imagem, então nada mais natural do que adequar essa imagem num posicionamento que possa ser mais favorável e vantajoso numa disputa eleitoral. A essa mudança de imagem denominamos “descolamento”, onde um candidato faz algumas alterações na sua personalidade. A mudança pode ser pequena, com algumas correções e adequação de hábitos. Mas também pode ser mais profunda, adotando uma imagem completamente diferente da personalidade real do candidato.

Em muitos casos, o descolamento entre a imagem e a personalidade é inevitável, principalmente por conta do cargo em disputa. Lula em 2002 teve que mudar a sua imagem de sindicalista para se adaptar ao cargo em disputa. Ser presidente da República requer atributos, e Lula precisou se adaptar àquele papel. Descolou sua imagem da personalidade, mas manteve a autenticidade no seu discurso e a coerência com seu histórico de líder sindical. Este é um grande exemplo de um descolamento de imagem que deu certo.

Qualquer “descolamento” na imagem de um candidato tornará necessária a representação de um papel. É como se o candidato virasse um ator perante o eleitorado. A imagem desejada equivale a um “script” que o candidato deve representar para o público. E quanto mais a imagem descolar-se da personalidade do candidato, maiores serão as exigências sobre as suas qualidades como ator.

É preciso lembrar que a eleição brasileira tem uma carga enorme de emoção, onde a política vira espetáculo. O eleitorado, então, não premia apenas a boa representação, mas sim a autenticidade e a confiabilidade de um político, que como já sabemos, não está apenas na palavra verbalizada, mas nos gestos, postura, semblante e entonação de voz.

“Se o papel a representar está próximo da personalidade, é mais fácil representar-lhe bem e infundir-lhe a marca da autenticidade. Se, por outro lado, o papel está muito distante da personalidade, as dificuldades de imprimir autenticidade à representação tornam-se, na maioria dos casos, instransponíveis”. (Francisco Ferraz, Manual Completo de Campanha Eleitoral).








Um perfume é desenvolvido pra atuar no decorrer do tempo, onde ele tem três momentos de ação:

~> Primeiro são as notas de cabeça: A atenção de uma pessoa deve ser presa no primeiro segundo de ação do perfume;

~> Em seguida agem as notas de coração: Elas tornam de forma gradual e enriquecedora a fragrância;

~> Por fim, notas de fundo: Com elas ficam o rastro e perduram na recordação olfativa das pessoas a fragrância.

Muitas pessoas querem ser notas de cabeça apenas, ou seja, buscam prender a atenção das pessoas somente. Buscam trazer toda a atenção sobre si, isto da forma mais rápida possível. Mas logo são esquecidas, são superficiais.

Outras querendo ser notas de coração, somente enriquecem as vidas das pessoas, mas logo passam também.

Mas aquelas que vão além das duas primeiras notas chegam a ser comparadas as notas de fundo. Estas pessoas deixam um rastro e perduram na recordação das pessoas como um bom perfume. Os bons perfumes ficam além das fragrâncias, eles marcam nossas vidas. São pessoas que sempre levamos na memória pela tamanha importância para cada um de nós de forma particular.

Assim como um bom perfume, pessoas são importantes de forma única.






Saiba que "tú te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas... pois, só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos!" (O pequeno Príncipe)




Espero tenham gostado e let's go ao debate!

Muito Obrigada pela paciência e atenção! 😉

Carol do Cerrado
Editora-chefe do Cerrado News