[ANPMAXX] REX FALA DE ECONOMIA

Day 1,563, 16:04 Published in Brazil Brazil by Rex Megathunder

Saudações Compatriotas!


o que nós queremos?
O DECOTE DO REX!
quando nós queremos??
AGOOOORA!



Antes de dar início ao aprofundamento do Plano de Governo que começou a ser explicitado no último artigo, gostaria de agradecer os calorosos e/ou mamilosos comments que recebi. Foi muito legal ver a reação ao artigo. Quem diria que se geraria tanta polêmica...

Me fez lembrar de algo primordial, que as vezes a gente esquece. Isso aqui é apenas um joguinho online, e nem é dos melhores. Poucas vezes me diverti tanto no eRep quanto na noite de ontem. Assim, nesse espírito, não falar do que pretendia (o aspecto político do Programa de Governo da ANP) e vou abordar a questão econômica, que gerou mais bate boca.





Proposta do Rex para a área econômica

A minha proposta para a economia do jogo é constatarmos que não dá para fazer absolutamente nada para melhorar a economia do jogo.

Intervenções platônicas tornaram o módulo econômico extremamente desequilibrado. Quem gastou milhões fazendo centenas de empresas de raws vai amargar para sempre os preços baixos (as vezes bate nos 0.12, 0.15 BRLs). Sempre vai haver superoferta de todos os produtos. O gold NUNCA vai baixar, por que não é lucrativo para os admins que ele baixe.

Não adianta reclamar, são fatos da vida, ou melhor, da eVida. Acostume-se.

Dessa forma, cumpre ao governo, quando possível, adequar a política tributaria à realidade vigente. O Programa de Governo da ANP, em seu capítulo sobre economia, diz:

-A ANP é um partido liberal. Busca um Estado Mínimo, que deve se focar prioritariamente na defesa do País.

-A ANP acredita que cada cidadão brasileiro tem o direito de escolher a melhor forma de gastar seu dinheiro, e que faz isso de forma mais eficiente que o Estado. Assim, apóia a redução gradual e responsável dos impostos, sempre que a situação fiscal permitir, e quando não haja risco ao Território Nacional.


Isso pode se traduzir, de uma forma bastante simples, em menos impostos. Quer dizer que acreditamos que o Governo deve manter as alíquotas no nível mínimo que permita a manutenção da Defesa. No Governo Diego Franco (ANP), já se procedeu uma redução na carga tributária, hoje já próximo dos níveis mínimos: 1% de Income e 3% de VAT.

Segundo dados do Ministério da Fazenda, nossa arrecadação gira hoje entorno de 40k a 50k BRLs, com alguns dias de pico de 85k (se cometi um erro na leitura dos dados, por favor me corrijam). Como podemos transferir até 99.999BRLs/dia, nota-se um gap. Contudo, temos a considerável soma de mais de 11 milhões parados no Tesouro Nacional, o correspondente ao gasto de meses. Assim, nada justifica, no momento, uma mudança da política tributária.

Dessa forma, esse aspecto do Programa de Governo já foi alcançado.

-A predileção da ANP por impostos reduzidos se aplica também às Taxas de Importação (IT), sempre dentro de uma ótica responsável. Acredita que economias abertas funcionam melhor, tem preços mais razoáveis e estáveis e geram empresas mais fortes e eficientes.

Esse foi o assunto mais picante de ontem. Hoje em dia, com a invasão gringa no nosso mercado e com os preços ridículos, não há o menor sentido em se falar em baixar IT (o tal “sempre dentro de uma ótica responsável”). Contudo, como Plato muda mais de regras do módulo econômico do que de cueca, há que se manter isso no Plano de Governo. Se amanhã a coisa virar, pela enésima vez, e se der uma (pouco provável) escalada dos preços, por exemplo, defenderemos a abertura comercial.

-A ANP considera que impressões de brl são mormente danosas a economia, ao próprio Estado e, em especial, ao poder de compra da população. Rejeita de forma inequívoca a impressão de brls, salvo em situações em que a taxa de câmbio as exijam.

Basicamente pelos mesmos motivos expostos acima, essa prática caiu em desuso. Mas ainda está disponível. E se algum maluco propor, seremos contra!!


As mina pira no Rex


Dito isso, pergunta-se: para que serve o Ministério da Economia? Acho que ele tem hoje um papel mais de controladoria, acompanhando as oscilações do mercado, estando atento a arrecadação e propondo mudanças quando e se tiver possibilidade. Minha equipe da Economia será a seguinte:

Ministros da Economia: Zarpela e Jonatas Ferro
Adjuntos: Mateuswiesner, Pedro Favery
Caras que serão chatos e olharão as planilhas com lupa para me avisar se tiver cagad..., digo, erro: Thiago Flores Sum e Scorpiu

Adoraria ter o Diego Virmond nesse time, mas o Odin não deixa mais ele brincar com a gente.


Odin não quer soltar o morcego


Espero ter, com essa rápida explanação, ter deixado patente a percepção de que nenhum governo pode consertar as obras de Plato no módulo econômico. Podemos, quando muito, ameniza-las. Nossa economia e arrecadação vão bem, mas a questão da superoferta está ai e ai permanecerá por muito tempo. Em função desse excesso de oferta, pretendo, inclusive, congelar programas como o “minha salt, minha vida”, e encher o exercito de dinheiro. Mas falaremos disso mais a frente.

Antes de encerrar, um convite: se você gostou das idéias da ANP, ou compartilha nossa visão de mundo, venha para a nossa Aliança!! (http://www.erepublik.com/pt/party/alianca-nacional-progressista-1411) Participe de um partido de coragem, atitude, sempre na linha frente das discussões dos temas brasileiros importantes. Entre na ANP agora mesmo e nos ajude a gritar:

O BRASIL PREVALECERÁ!




Rex Megathunder
Candidato à presidência do Brasil
ANP