Saga Grandes Alianças - FIST/MA/PANAM

Day 1,161, 19:46 Published in Brazil Spain by Rosa Violet Carson


Fiquei muito contente com a boa recepção que teve o meu último artigo, e comecei a trabalhar quase que imediatamente no terceiro artigo da Saga Grandes Alianças. Espero poder corresponder as expectativas mais uma vez!

Essa saga tem uma caracteristica bastante fora do comum: ela está sendo publicada de "trás para a frente". Começamos pela PHOENIX, passamos pela PEACE e agora iremos enfocar as três antigas alianças que deram origem à antecessora da (ex) aliança do Brasil.

Por terem durado pouco tempo cada uma, é difícil encontrar acontecimentos notáveis envolvendo essas alianças, por isso que eu decidi, logo que voltei a publicar a Saga, juntar as três em um único artigo, bem ilustrado e com o maior número possível de informações relevantes.

Enjoy!





A FIST, conhecida formalmente como Formidable International Security Treaty, foi fundada no dia 29 de Maio de 2008 e era composta por 6 países: Grécia, Indonésia, Japão, Paquistão, Irã e Turquia.

A idéia de uma aliança asiática nasceu no Japão, em Janeiro de 2008, quando o Presidente era o Wej. Inicialmente essa aliança seria formada para combater o Paquistão, que queria se expandir. Nessa mesma época, nascia a Northern Alliance (Aliança do Norte), que contava com a Rússia, Noruega, Reino Unido e Irlanda como membros-fundadores.

Mais tarde, em Abril do mesmo ano, o então Presidente do Irã, Izirbat, reabriu as discussões sobre essa aliança asiática, e enviou uma carta aos Presidentes da Turquia, Indonésia, Paquistão e mais tarde, Japão, convidando-os a integrarem essa futura aliança. Todos concordaram, e o tratado foi assinado em 29 de Maio de 2008.


Países-membros da FIST

Ainda em Abril, mais especificamente no dia 11, a Indonésia atacava a Austrália pela primeira vez, iniciando uma campanha ofensiva que visava a dominação total do território australiano. Mas quem sumiu primeiro foi Israel, apagado do mapa pela Turquia. Dois dias após isso, em 18 de Abril de 2088, os indonésios chegaram ao fim de sua campanha, apagando a Austrália do mapa.

Em 13 de junho de 2008, semanas após o tratado da FIST ter sido assinado, o Alucard Bloodlust se tornou o primeiro general a lutar pelos Estados Unidos contra a Indonésia, membra da FIST. Doze dias depois, as contas do Presidente dos EUA e do Admin foram hackeadas.



Oficialmente, a FIST jamais foi dissolvida. Essa aliança acabou, na prática, quando todos os membros assinaram a carta-contrato da PEACE, encerrando de vez a FIST, em 26 de Agosto de 2008. A FIST durou cerca de três meses, mas entrou para a história do eRepublik.



Imagem meramente ilustrativa, um logo oficial jamais foi adotado pela MA.

A Aliança Mediterrânea (Mediterranean Alliance) foi uma aliança que consistia inicialmente em países com acesso ao mar Meditarrâneo, mas posteriormente vários países desejavam entrar. Essa aliança foi fundada pela Espanha em meados de Abril de 2008, e os países integrantes eram (além da Espanha): Áustria, Canadá, França, Hungria, Itália, Holanda e Portugal.


Nações integrantes da MA

Em 15 de Janeiro de 2008, a Noruega, a Rússia, o Reino Unido e a Irlanda formaram a Aliança do Norte, conforme mencionado na seção "FIST". O Reino Unido abriu a primeira guerra (para anexar a Bélgica) com a ajuda da Romênia e dos Estados Unidos, que em brevre viriam a ser membros dessa aliança. Logo depois, a Suécia entrou na aliança, com a ambição de anexar a Dinamarca e a Alemanha. Em 6 de maio de 2008, Noruega conquistou a Rússia, tornando-se uma das maiores nações do Novo Mundo. Esses sucessos retumbantes da Noruega, Reino Unido e Suécia viram a dar origem a várias novas alianças.

A Espanha criou a Aliança Mediterrânea em resposta aos sucessos constantes da Aliança do Norte. Uma das primeiras batalhas em que a MA se envolveu foi na batalha entre os Estados Unidos e Canadá - os países mediterrâneos apoiaram o Canadá -, a maior guerra do Novo Mundo até então. Essa aliança tem um significado histórico para países como a França e a Itália, que fizeram a primeira declaração conjunta de guerra à um inimigo comum: a a Suíça.

Era a primeira vez, desde que o eRepublik fora criado, que duas nações declaravam guerra a um único país. Essa guerra foi declarada no dia 11 de Maio de 2008, e em 2 dias, a Suíça sumia do mapa, não tendo forças para se defender em duas frentes de batalha. A Suíça, nessa época, era um Estado-fantoche da Northern Alliance, fato percebido (e confirmado) pela França e pela Itália após verem os suíços assinando uma MPP com a Noruega.



Apesar dessa vitória, a Aliança Mediterrânea tinha profundas fraturas internas. A Espanha, em particular, condenou a guerra contra a Suíça, pois debates sobre MPPs entre os países mediterrâneos e a Suíça estavam em andamento. Mais tarde, a Espanha e o Canadá se mostraram favoráveis à entrada/aproximação com a Northern Alliance, enquanto a França e a Itália se mostravam simpatizantes da FIST.



A Mediterranean Alliance chegou a contar com 4256 soldados, envolveu-se em diversas batalhas, e teve o seu fim em Julho de 2008, quando foi proposta uma "pausa" - da qual a Aliança nunca mais voltou.




Imagem feita para fins ilustrativos, um logo oficial jamais foi adotado pela PANAM.

Já a PANAM - a Pan American Alliance - foi uma aliança militar idealizada pelo ex-Presidente do México, Dhoo, e era composta pelos seguintes países: Argentina, Brasil, México, Venezuela e Estados Unidos.

Esse Presidente do México queria juntar os países americanos em um único e unido bloco. A idéia original era manter relações econômicas, diplomáticas e defensivas (militarmente falando) entre os países membros. Com o apoio dos mexicanos, o Presidente do México começou a enviar mensagens aos Presidentes dos países da sua zona, pois a PANAM seria uma aliança regional.


Países panamericanos :3

A Wiki registra que Dishmcds, o então Presidente dos Estados Unidos e criador da ONU no eRepublik, foi um dos maiores apoiadores dessa idéia (a de uma aliança regional), e foi quem deu o primeiro sinal verde ao Dhoo, mostrando o interesse em integrar a aliança.

Mas o Reshev Villanova diz que foi diferente.

Embora cite Dishmcds como o "maior apoiador", foi ele mesmo quem enterrou a Carta de fundação da aliança no fundo da gaveta do seu gabinete na Casa Branca, o que demonstrou todo o desinteresse do Governo yankee em oficializar e expandir o projeto.

Sei disso porque na época fui - além de MoFA - o responsável pela criação do primeiro documento oficial da PANAM
- diz Reshev.

A PANAM (com pouquiíssimo tempo de existência) começou a se dissolver quando o Canadá resolveu deixar a aliança para entrar na Aliança do Norte (Northern Alliance), dizendo que nunca mais confiaria nos Estados Unidos. Em pouco tempo, a própria Northern Alliance se dissolveu, dando origem à ATLANTIS, criada oficialmente no dia 22 de Agosto de 2008. Essa nova aliança foi fundada por todos os membros da Aliança do Norte foram fundadores da ATLANTIS (exceto Irlanda do Norte), por dois países da PANAM e por dois países da Aliança Mediterrânea.

Poucos dias após a fundação da ATLANTIS, a Romênia lançava uma ofensiva contra a Hungria. Foi nessa época, mais especificamente no dia 26 de Agosto de 2008, que nasceu a PEACE. Logo depois, no dia 28 de Agosto, era deflagrada a Primeira Guerra Mundial.

No dia 14 do Novo Mundo, após uma manutenção prolongada (que começou no dia 12), a famosa V1 deu as caras no eRepublik.



Fontes de pesquisa: eRepublik Wiki (Alianças, Presidentes envolvidos, guerras, etc) e The Biographer.

Artigos anteriores: PHOENIX e PEACE.

Próximos artigos: ATLANTIS/EDEN, AHA/ALA e BIA.



Perguntas? Críticas? Sugestões? Dê o seu feedback!


Ryan Cullen,
Editor do Magna Veritas