Gulitiwi Chronicles - Parte 2 - Cade meu chine... emprego?!

Day 634, 14:03 Published in Brazil Brazil by Gulitiwi
Previa:
Este artigo será o segundo da série que quero dividir com vocês – muitos que não estiveram presentes em certas épocas, e com certeza será legal ver como foi o passado. Irei contar a minha história no eRepublik e um pouco do passado, do BETA até os dias de hoje. Afinal, relembrar (ou conhecer) é sempre bom.
Se gostarem (ou não :9), votem e subscrevam.



PARTE 2

Para ver a versão anterior clique (Parte 1)

EMPREGO FAIL

Eu iniciei minha carreira eRepublikana no setor gifts, não me pergunte porque mas de cara eu já imaginava que gifts, por ser presentes em português (duh) seria uma boa carreira. Haha
Estava enganado, mas tudo bem. Iniciei numa carreira e vou continuar não é mesmo? Afinal, qualquer um que tenha jogado algum jogo no estilo Diablo, por exemplo, sabe que ficar dando upgrades em skills diferentes a todo tempo só te torna um bosta. 😞
Mas isso não vem ao caso. O pior estava por vir. Após alguns dias felizes ganhando salários altíssimos para um skill irrelevante, o dono da empresa a qual eu trabalhava foi banido por ser um faker profissional.


A SAGA POR UM NOVO EMPREGO

Pois é. Lá vamos nós para o pior pesadelo de um jogador do BETA, conseguir um emprego.
Especialmente para os novatos, tentar conseguir um emprego era complicado, afinal, eles não sabiam que salário pedir, pois não sabiam se era mensal, diário, whatever o salário. Muitos pediam acima de 100 BRL (haha) e provavelmente morreriam, pois nunca iriam conseguir arrumar um emprego.

Mas eu não, estava desesperado, simplesmente coloquei um pedido de 3 ou 4 BRL inicialmente, o que para alguém de skill 3 e pouco (ao meu ver na época) era um salário pagável. E claro, no meu currículo a velha frase manjada.
“Trabalho todos os dias à noite com wellness 100%!”

Pra quem não sabe, a base de produtividade de uma empresa usava vários fatores, entre eles os trabalhadores existentes na região/país (não me lembro ao certo) e os trabalhadores da empresa. Os últimos empregados a trabalhar eram os que davam a maior produtividade à empresa, pois havia um “bônus” de produtividade pra cada trabalhador trabalhado (?) hahasuha. Eu inclusive fiz na época uma planilha no Excel com cálculos e ajuda aos empresários iniciantes, quem quiser dar uma olhada tá aqui: http://tinyurl.com/olevav.

Felizmente para os empresários da época, não existia Black market de concorrência, bom, nem se quer existia RAW, mas isso não vem ao caso nesse momento. Os preços de food Q1 eram em média 0.5 BRL, Gifts 1~ BRL, e por ai vai. Era bem mais barato, mas os salários eram bem mais porcos que agora, tipo umas 6 vezes menores que agora. O valor do BRL em relação ao gold nessa época sombria (do meu início ao jogo) não era tão alta, estando em torno de 1 BRL = 0.022G, ela iria subir ainda para praticamente o que é hoje em poucos meses.

Depois de três dias, finalmente consegui um emprego fixo (!) do Hoffzin, na GHX Presentes (eu acho) a qual fiquei por um bom tempo. Inclusive cheguei a dar várias indiretas nele pra aumentar meu salário no chat do MSN, mas ele vinha com a frase “gifts não dão lucros” (FUUU ~ [2]).

A IERS


Em julho/agosto de 2008 foi lançada a proposta para uso do IERS, que nada mais era que o tabelamento com piso e teto salarial das empresas. O que (na teoria inicial) iria fazer com que os preços caíssem drasticamente, e foi o que aconteceu.
Casas Q1 sendo vendidas a meros 50 BRL, food chegando a casa dos 0.2 BRL (isso aconteceu mais pela furada economia portuguesa que exportava pra cá, do que pela IERS, mas isso não vem ao caso no momento), entre outros. Preços caíram muito, não me lembro se caíram mais do que meu salário abaixou (T.T), mas com certeza foi uma mão na roda.
A IERS não me deixou puto não, o pior problema foi: antes de ela ser aprovada eu havia gastado muito gold (na conversão gold - BRL) para comprar uma casa Q4 (que tenho até hoje), por quase 800 BRL e depois o preço dela caiu pela metade. FUUU [3]

Pois é, de um dia pro outro você podia estar completamente fodi** por uma negociação errada (até hoje isso acontece).
De fato a IERS fez uma grande mudança aos padrões eBrasileiros da época, valorizando muito o BRL que chegou a ser cotado a 0.038Gold ou algo assim.

======================================== =============
======================CONTINUA========== =============
=========== PRÓXIMO EP: Aprendizado Contínuo ==============
======================================== =============