Entrevista com o Eikke.

Day 2,151, 19:10 Published in Brazil Brazil by bruno shak

Hoje o Eikke esta de frente com o bruno shak.

Eikke







1-Oque você acha do atual CP?

Regis é jogador antigo, já foi CP e sabe o peso que o cargo tem. Não que isso signifique que irá consertar todas as nossas pendengas, mas possui as ferramentas para reunir boas cabeças (de todos os lados) para montar uma estratégia de longo prazo.
Ele não será o salvador da pátria, mas foi o melhor nome para o momento atual, quando estamos sem congresso e em uma eterna briga interna.


2- O que você acha dos último 3 governos?

Tanto os os governos Chain quanto Marcelina conseguiram recuperar territórios no inicio do mandato, mas devido a desunião do país (somado ao distanciamento de aliados e à crescente da TWO), não conseguimos segura-los por muito tempo. O do Sulejmani tinha uma estratégia diplomática a médio prazo, mas pela falta de coordenação não conseguimos nada no campo militar. Não soube se havia mpchat do MD com os líderes de Mus, por exemplo, area que o governo anterior soube explorar bem.
Governo não é só batalha, nem todos focam no módulo militar (embora nos ultimos tempos, seja o módulo mais visado e trabalhado pelos admins - claro, pois gera $$$). Existem pastas ministeriais que não podem parar, pois há uma população que precisa e merece ser informada. O governo Marcelina pecou nessa parte, onde teve ministérios fracos e focaram apenas na parte militar e diplomática (mesmo que controversa).


3-De todos os CP que tivemos nesse ano qual foi o melhor e qual foi o pior?

Dificil responder. Só posso falar da época que comecei a jogar (neste ano). Nenhum poderei taxar de 'melhor', tampouco julgar um de 'pior'.
O segundo mês do Lorenzo não foi bom, pois ficou inativo por muitos dias, mas pelo menos o eBR tinha suas regiões.
Maulmau sofreu com abandono de alguns membros da equipe, ficando quase só e muito mais com a 'greve' de dano de algumas MUs. Resultado: wipe.
Chain veio com gás, com ideias, com $$$. Conseguiu recuperar, mas não conseguiu manter. Aqui abriu um abismo entre antigos aliados.
Marcelina venceu e montou um grupo unilateral. Tentaram colocar sua estratégia em prática, mas esqueceram que, se tratando de governo, é preciso convencer mais pessoas que sua ideia é válida. Governo foi contrariado e decidiu cruzar os braços. MdC inexistente, uma transparência meio 'opaca', com membros de governo tratando com deboche as indagações dos demais que não foram com suas ideias.
Sulejmani entrou mais uma vez como CP, aproveitando o momento que o Thunder se 'queimou' com grupos até então aliados. Teve ministérios funcionando bem, mas na area militar foi um fiasco (ampliada pela grande desmotivação da maioria dos jogadores). Ficou marcado pelo governo que não conseguiu realizar eleições ao congresso.


4-Você pretende ser CP algum dia?

Não mesmo. Até que me sondaram, mas já disse uma vez e repito aqui: não entendo parte diplomática, não entendo de area econômica, não tenho tempo pra me dedicar e nem sou maluco.


5-Oque você acha preciso para ser um bom congressista?

Tempo de jogo é fundamental, para conhecer a mecânica do jogo. Não se vota por 'achismo', não se propõe qualquer coisa. Tem muito novato no congresso que entra, vê o forum e propõe coisas que já existiu e não deu certo ou algo que não é viável. É importante conhecer o histórico, as normas, as leis, as regras da concessão de cidadanias. Se seu partido tiver congressistas experientes, eles irão te ajudar. Grandes partidos possuem bancadas, que debatem antes das votações.
Quem procura, acha. Quem lê, adquire conhecimento. Lá tem, é só saber procurar, perguntar e pensar.



6-Oque você acha dessa divisão brasileira (frigideira e panela)?

Eu acho uma tolice, mas é o que mantém algumas pessoas no jogo. Pra alguns, é diversão, é ter algo a combater. Faz parte do jogo.
Esse termo 'panela' é mais antigo que eu e você juntos, mas os remanescentes daquela época perpetuaram esse 'haterismo' aos seus novatos. Tem gente que odiava ODIN e PDB sem nem saber o motivo, só porque fulano falava dos tempos tristes que os trolls pegavam nos seus pés.
E atualmente toda Hgada é justificada porque no passado grupinho tal fez isso e aquilo. Coisa de guri, mas... é válido.


7-Oque você acha preciso para que o Brasil retome seu territórios?

Tempo e paciência. Não seremos mais aquela superpotencia militar, muito menos nossos aliados virão atrás da gente correndo. Cada um escolheu seu lado e deixou o Brasil, nessa neutralidade, numa grande sinuca. Qualquer lado que decidir, vai trazer consequências. Vai agradar uns e desagradar outros.
Isso SE decidir, claro.


8-Para qual aliança você acha que o brasil deveria ir?

Pra TERRA, claro.
Brincadeiras a parte, não opino quanto a isso, pois, como disse mais acima, não entendo da parte diplomática.


9-Como ta indo o trabalho do Ministerio da Educação?

Se você estiver acompanhando, está vendo que estamos ativos, atualizando os artigos do Guia (muitos estão obsoletos), retomamos o programa EDUCA, estamos reestruturando o BR NUKE, vamos reestruturar a Universidade eFederal.
É um processo de longo prazo, então peço compreensão a população e aos futuros governantes que não deixem que o trabalho pare, até sua conclusão. E quem tiver interesse em colaborar, em aprender como funciona o MdE, nos procure. Ficarei feliz em ajudar e a formar, quem sabe, um futuro ministro da educação.


10 - Quais são os novatos que você admira?

Um novato que está me surpreendendo é o Bolofom. Começou com muitas perguntas, mas agora pegou o espirito da coisa e está se saindo um ótimo ministro do MdE. Futuramente, eu o vejo liderando esta pasta.
Gosto de muitos outros. Da Gosminha, do Maxwell Fernandes e de muitos outros que estão brincando no RP imperial. Outro que gosto muito é o Nikola Tesla.


11 - Que Dicas você dá para iniciantes?

O jogo parece meio parado ultimamente. Depois de trabalhar, treinar e lutar (recomendo que não lutem, por enquanto... para não subirem de divisão com muita pouca força), existem muitas outras coisas pra fazer.
Primeiro, procurem ler artigos na midia. De preferencia, assine e leia TODOS os artigos do MdE, são feitos para vocês aprenderem mais sobre o jogo. Leiam de outros jogadores pra começarem a formular seu proprio raciocinio sobre esse caldeirão de emoções que é o eRepublik.
Segundo, conheça e frequente o fórum. Lá é onde partidos e governos debatem e discutem estratégias, projetos, brincadeiras, etc, que acontece por aqui.
Terceiro, quando tiver um tempo, entre no IRC. Procure no #mde ou nos canais de seu partido ou MU, sempre terá alguem pra te ajudar. Lá tem muita interação, tem canais com jogadores conversando sobre tudo e estão abertos pra te responder qualquer dúvida.
Minha dica mais preciosa: aqui não se joga no single player. Procure interagir, entrar em algum grupo, conhecer também outros grupos, forme suas relações sociais. Não tenha pressa em evoluir, no eRepublik isso é o que não queremos. Trampe, treine, guarde seus GOLDS pra melhorar seus centros de treinamento. Procure programas de assistencia social, seja do governo ou de MUs privadas (muitas ajudam novatos a se desenvolverem).

Um abraço a todos.







Essa foi mais uma entrevista do bruno shak.
vote, re-shout e assinem meu jornal.