Análise da contrução/venda de Hospitais

Day 572, 13:19 Published in Portugal Portugal by jcaulins
Análise da construção/venda de hospitais Q5:

Preço actual de mercado: 325G

(Consultável no respectivo fórum tendo sido afirmado como preço normal pelo Presidente do Brasil e da Croácia há 8 dias atrás)

Preço ao qual Portugal vendeu um hospital há um mês atrás = ???

Custo da construção do hospital Q5 de há um mês atrás e do que está actualmente em stock :

Dados de há 1 mês atrás:

Valor da moeda há 1 mês: 1PTE=0,008G
Pwood=0,0114G= 1,425 PTE

Salários praticados na altura(propostas das orgPT para os Hospitais Q5 no Job Market):

Skill 5 = 70 PTE
Skill 6 = 80PTE
Skill 7+=95PTE

Pressupostos do estudo: Wellness 100, amostra aleatória das skill’s dentro de cada nível, ou seja, 70PTE para funcionários entre 5 e 5,99 de skill, sendo que de modo mais ou menos aleatório há funcionários com skill 5,8; 5,25; etc. Do mesmo modo para funcionários acima de skill 7, há funcionários com skill 8, 9 que apenas recebem um aumento salarial de 5PTE por 1 de skill acima de 7, ou seja, p.e. um de skill 8,5 no estudo recebe 100PTE.

Assentes os pressupostos e dados do estudo os resultados foram:

Custo do hospital = 57300PTE = 460G

Para comparação caso o governo já tivesse previsto que o PTE voltaria a 1PTE=0,006:

Custo do hospital = 345G

________________________________________ _____________________________________

Quote:
"Nos últimos dois meses tivemos muitos gastos, logo não foi possível acumular excedentes. "
by Arbus 14-06-09

Conclusões:

Não querendo reivindicar nada, deixo já claro, antes que me crucifiquem, que isto é apenas um estudo que tem por base os dados disponíveis há cerca de um mês atrás, com vista a analisar se a opção de construção e venda dos hospitais Q5 foi ou não a melhor, e se foi feita da melhor maneira. Se quiserem acrescentar os dados concretos sobre o valor da venda, ou outros, serão muito bem vindos.

Os gastos referidos pelo Arbus penso terem estado essencialmente ligados aos hospitais Q5 construídos, 1 que foi vendido à cerca de um mês e outro que está actualmente em stock, e aos acordos de alianças e wargames, estes dois últimos a rondar os 340Gold no último mês. Neste contexto e não se tendo verificado transferências significativas de PTE para o Tesouro, desde há 2 meses e pouco, com a justificação destes gastos, é então importante analisar se a opção de construir estes hospitais foi boa ou má e há dois cenários possíveis, que passo a traçar:

1- O hospital foi vendido ao actual preço de mercado(325G) e teremos tido prejuízo de 135G ou 20G, considerando respectivamente o valor da moeda no MM na altura e o valor actual.

Só podemos ter em consideração o valor actual se o estado já tivesse uma previsão de que o valor da moeda desceria em breve para o actual valor, facto que era possível.

De qualquer dos modos nesta opção teríamos tido sempre prejuízo ou lucro 0 com esta medida só se justificando por uma possível vontade do governo em financiar os 340G em gastos já referidos com gold que não fosse proveniente nem das reservas, nem da transformação de PTE por gold no MM. Facto que é muito discutível como vou analisar mais à frente.


2 -O hospital foi vendido por um valor pelo menos superior aos 345G, ou seja, contando com o actual valor da moeda e não o da altura. E nesse caso dependendo do valor, ou teria sobrado um valor residual após pagar os 340G ou se sobrou um valor mais considerável de gold este devia ter sido encaminhado para o Tesouro facto que me parece não ter acontecido, porque não vejo nenhuma doação nos últimos dois meses de gold das orgPT para o Tesouro, a única que vejo é do governo ePortuguês para o tesouro no valor de 155G e foi há 9 dias atrás e penso que não seja daí. Se for corrijam-me, é sempre difícil cruzar todas as doações de tantas orgs.

Neste segundo caso e se realmente o gold a mais foi para Tesouro não tenho nada a dizer, a opção terá sido boa.


Quanto ao primeiro caso tenho algumas objecções pois utilizar os hospitais como meio de trocar PTE por gold (no caso de lucro 0) é uma opção muito discutível, ainda mais se tiver havido prejuízo. Porque é que eu digo que é discutível? Porque se assim for, o que se está a fazer é injectar o PTE dos impostos directamente na economia através dos salários dos trabalhadores dos hospitais, aumentando a moeda em circulação e mantendo momentaneamente o valor da moeda no Mercado monetário(MM), mas a longo prazo o MM acaba por reagir ao facto de já não se estar a retirar moeda do mercado, facto que provoca uma diminuição no valor da moeda do MM que leva os especuladores mais receosos a trocarem o seu PTE por gold antes que a moeda caia mais, facto que provavelmente em conjunto com outros factores terá levado o valor de mercado da moeda a desvalorizar para os actuais 1PTE=0,006G, onde o mercado está agora a tocar frequentemente, só não se mantendo aí através de iniciativas individuais de vários cidadãos que do seu bolso, com ou sem intuito especulativo vão retirando PTE do mercado. Ex: “So do meu bolso retirei ate agora 127,237.00 PTE do MM.”
By António Moutinho em 13-06-09


Não é a desvalorização do valor de mercado da moeda que me chateia, aliás o que interessa é a valorização real da mesma através dos vários factores que regulam a variação real como o aumento do número de cidadãos ou moeda efectivamente retirada da economia e que se encontra no Tesouro eNacional.

O meu problema é que se a opção pelo hospital não teve em vista o lucro, ou teve prejuízo, apenas com o intuito de não ir ao MM trocar PTE por Gold para que não se desequilibrasse o MM estamos a falar, a meu ver, de um erro grosseiro. Porque o desequilíbrio acaba por acontecer como já referi antes e enquanto esse desequilíbrio não acontece continuamos com um valor de mercado da moeda que sendo superior ao valor real da mesma nos desfavorece em vez de favorecer. Só nos interessa ter um valor de mercado alto se esse estiver mais ou menos em linha com o valor real da moeda, pois é esse equilíbrio que favorece e muitos as nossas exportações. Aliás acabamos de ver agora quando a moeda passou para 0,006G que passamos a ter 7 ou 8 empresas nas 10 empresas a praticar melhor preço em grain a nível mundial e a ter food entre as 15 mais baratas a nível mundial, a centésimas de serem também as mais baratas.

Ter um valor mercado mais alto que o valor real da moeda favorece a importação de Raw Materials, o que é benéfico para a produção de Weapons, Gifts e tickets; mas apenas para consumo interno porque depois para exportação já prejudica outra vez, uma vez que os produtos acabados parecem mais caros aos olhos do estrangeiro. E ao nível de grain e food apenas e somente prejudica porque torna as exportações muito mais complicadas.

Então qual seria a solução?

Tendo em vista o que referi atrás, a solução seria o governo utilizar esse mesmo PTE que teria injectado na economia através de salários dos construtores de hospitais para regular o MM, retirando aos poucos o efeito da especulação deste, não poderia ser uma opção imediata teria de ser aos poucos, mas pouco a pouco poderia ir trocando PTE por Gold no MM de maneira à moeda estabilizar num valor mais próximo do seu valor real e ao mesmo tempo conseguir os 340G que precisava para as suas despesas, com a certeza de que não teria prejuízo e estimulando muito as exportações essencialmente de grain e de food. Isto sem afectar os outros de manufactering a nível de exportação, porque como já referi um valor de mercado da moeda acima do real ajuda estes sectores no momento de importar RM, mas depois prejudica-os no acto de exportação sendo o resultado mais ou menos nulo, nem ajuda, nem estraga estes sectores no capitulo da exportação.

Resumindo, se foi vendido pelo preço actual de mercado foi uma má opção não se ter ido ao MM buscar parte do gold que era necessário, aproveitando para retirar deste o efeito da especulação. Já no caso oposto, de se ter tido lucro em gold é preciso saber se existiu lucro, tendo em conta que a moeda valia 1PTE=0,008 ou já tendo em conta que iria evoluir para 1PTE=0,006, de quanto foi esse lucro e se foi ou não enviado para o tesouro.

Este estudo assenta em certos pressupostos e, como qualquer estudo que tem de se basear em pressupostos e formular hipóteses tem sempre uma certa margem de erro nos valores e nas hipóteses. Deste modo, peço alguma compreensão face a algum erro ou imprecisão. E se estivermos na hipótese mais positiva tanto melhor, apenas na ausência de dados me limitei a estudar o que teria acontecido nas duas opções.

Quanto ao hospital Q5 que afirmo ter sido vendido há mais ou menos 1 mês, por altura das eleições para o congresso, não tenho dados que comprovem a venda, mas se a memoria não me falha ela aconteceu. Se por acaso estiver errado, peço desculpa pelo longo artigo, mas já fica uma análise importante para o futuro e para a venda do hospital que está actualmente em stock.

Para finalizar peço desculpa pela extensão do artigo, tentei fazê-lo o mais curto possível, mas é uma análise pormenorizada e, como tal, era difícil fazer uma análise correcta num artigo muito mais pequeno.

Espero que seja útil e que tenha valido a pena ler até ao fim,

JC

PDL - A Força da Mudança!

Congressista Abril 2009
Congressista Maio 2009
Presidente do PDL
Partido Democrático Liberal - PDL