[OdA] Cenário Político eBrasileiro - Como chegamos aqui?

Day 1,885, 17:40 Published in Brazil Brazil by SEP II


*Desculpem o tamanho do texto... me empolguei escrevendo e não tenho saco para resumir.

Olá a todos,

Agora que o fervo das Cidadanias Concedidas e do NE contra a Argentina passou, é possível sentar e analisar o problema com maior tranqüilidade o cenário político eBrasileiro.

Parando para pensar no que aconteceu, percebe-se que o fiel da balança em toda essa história foi a oposição política. Não estou falando que a culpa é da oposição que estamos na situação atual, mas estou dizendo que alguns eventos desiquilibraram o "jogo" de situação-oposição política a um ponto crítico atual.

Para isso, vou colocar alguns fatos marcantes no último ano desse jogo.

Pode ter umas falhas, mas não fui procurar e conferir os dados corretos para fazer o artigo. Caso vejam algum erro grotesco, me avisem.



SITUAÇÃO-OPOSIÇÃO 2011- metade 2012

Para quem não sabe, desde 2011, a relação entre situação-oposição era dividida em alguns grupos políticos, de um lado o ODIN/PDB e do outro a ANP (ARENA).

Os governos ODIN/PDB sempre foram os mais tradicionais, com jogadores mais antigos, com mais experiência. Do outro lado, a ANP que era sempre vista como a "oposição" nos idos de 2011.

O PM sempre foi o fiel dessa balança. Mais ou menos um PMDB da vida real, pendendo para lá e para cá, quase sempre nos governos.



Ocorre que o ODIN/PDB começou a ficar inativo, culminando em uma debandada de vários grandes jogadores do PDB no final de 2011, junto com isso, no início de 2012, a ANP se juntou com dois partidos de maioria de jogadores novatos (ARES e PERSONA) e formaram a chamada "Coligação".

Assim, alternando seus presidentes, a costumeira "oposição" ("Coligação") faziam seus governos com uma oposição (antiga situação - ODIN/PD😎 em que pese não tão ativa, efetiva.

Dessa forma, a maioria dos governos da "Coligação" não foram nota 10, nem nota 0. Contudo, um governo da "Coligação" foi o marco para entendermos a atual situação.



IMPEACHMENT DO KUARW

Em meados de 2012, tivemos o governo do Kuarw, membro do ARES (fundado e alimentado sem estrutura pelo El Manolito).

Um governo péssimo, sem qualquer apoio do seu partido, de seus membros ou mesmo dos partidos da Coligação. Somando isso com a inatividade do Kuarw, a oposição na época fez o seu trabalho e cobrou.

O resultado desse governo foi o Impeachment do kuarw, antecedido por uma manobra politiqueira da Coligação que deixou o eBrasil a ver navios.

Politicamente, isso foi o fim da Coligação. Para sobreviver, o ARES se uniu com a ANP e fundaram a ARENA e o PERSONA saiu oficialmente da Coligação.

O maior problema ao meu ver não foi nem tanto isso. Foi a postura tomada por esses partidos a partir dali. Tornaram-se oposição desde aquela época, mas não tem qualquer postura critíca desde áquela época.

Chamem de inatividade, chamem de não saber fazer oposição. Fato é que a oposição que a ANP antigamente fazia com outros partidos que deixava o ODIN/PDB em estado de "alerta" acabou tinha acabado. E o resultado está sendo visto agora.



GOVERNOS ODIN/PDB/PM

Logo após a "queda" da Coligação, o PM se juntou com os tradicionais partidos ODIN/PDB e estamos em uma sequencia de 6 ou 7 governos dessa aliança. Até pode ser que um ou outro não entrou em algum governo, mas fato é que a maioria desses governos seguiu a diretriz posta por essa aliança.

Não há problema algum nisso.

O problema é que nesses últimos 7 meses, os partidos que seriam de "oposição" como o ARENA, PERSONA e até mesmo a ORB (resquísio do PIL, partido tradicionalmente contrário ao ODIN/PDB também) simplesmente se calaram em analisar, criticar e fiscalizar os governos. Parte de seus membros por inatividade e a outra parte dos membros por simplesmente serem dos partidos de "oposição" mas estarem dentro dos governos, assim ficam na complicada situação de não poderem criticar o trabalho que ele está envolvido (famoso "rabo preso").

Isso é nítido ao ver todas as últimas eleições em que os candidatos teoricamente da "oposição" não apontam onde devemos melhorar, não criticam, não fiscalizam. Em suma, são oposição apenas no nome, pois efetivamente, não fazem esse papel nem mesmo em época de eleições.

A consequência disso nos últimos meses foi clara nas atitudes dos governos que não se sentiam vigiados ou pressionados e começaram a fazer tudo como quisessem e até mesmo o Congresso ficou inerte perante essa situação.

Daí para frente todos sabemos o que aconteceu. Menor comunicação efetiva com a comunidade entre o governo, intolerância com opiniões divergentes, radicalismos sendo aceitos com normalidade e imposição de idéias de um pequeno grupo sem consulta ou discussão efetiva. Nas relações exteriores isso foi claríssimo.



Mas, e onde entra a atual "oposição"? E todo esse fervo feito pelo CAT e o seu braco político Thunder?



THUNDER / CAT

Todos sabemos que o CAT é a milícia com maior próximidade com alguns países da EDEN, como Argentina, Colômbia e Portugal. Contudo, o CAT nunca quis se envolver oficialmente com política. Dava (e continua dando) essa liberdade aos seus membros.

Ocorre também que os membros mais radicais do CAT e, em especial, seus líderes, nunca foram muito afeitos a utilização do fórum oficial do eRepublik, onde acontecem (ou deveriam acontecer) as discussões sobre os destinos do eBrasil.

Assim, do mesmo modo que a oposição política, ausentaram-se do forum nos ultimos meses, havendo apenas alguns raros membros criticando e fiscalizando os governos.



Apenas quando o eBrasil teve problemas sérios com a Colômbia que o CAT resolveu de vez entrar na política e fundiu o seu "braço" político "for fun" (PICA) com o partido fantasma (Humanitas) e começaram a aparecer no TOP5 e foram literalmente forçados a "politicar" e a entrar mais no fórum oficial do eRepublik Brasil e se inteirar da situação.

No início fizeram o mesmo que os outros partidos da "oposição". Ficaram calados e pareciam que iriam se confundir na multidão, mas quando os interesses do seu braço militar CAT foram afetados, o Thunder gritou.



OPOSIÇÃO ATUAL

Quem é "oposição" atual? Quem "faz" oposição de verdade?

Ao meu ver, podemos falar que oposição seriam todos os partidos que não estão no governo efetivamente, aí se enquadrariam desde ARENA até Partido Socialista.

Contudo, analisando partido à partido, verificamos que ARENA, SPARTA e PERSONA só possuem um "status" de oposição. Já estão por aí faz alguns meses mas não fiscalizam, não criticam e não analisam os governos. São uma oposição conveniente. Não provaram que incomodam governo algum. Só dão um calorão nas urnas, mas as equipes tanto de "situação" como de "oposição" são sempre similares com idéias de governos e projetos identicos. Que "oposição" é essa?

É óbvio que como estou no Partido Socialista falaria que é a "real oposição", mas sinceramente, o partido é muito novo ainda e tem muita coisa para provar. Inclusive a sua postura de "oposição" e não apenas um status para parecer legal apenas.

Mas tudo isso foi para falar sobre o Thunder como "oposição". Sinceramente, vejo eles na mesmíssima situação do Partido Socialista por exemplo. São um partido novo, que não mostrou nada de diferente até agora e não provou sua postura de oposição.

E a questão da CS? Aquilo não é ser oposição. Aquilo foi defesa de um interesse exclusivo do seu braço militar sem qualquer justificativa política. Falar que os dois que entraram no eBrasil mereciam cidadania, mas que respeitam a Comissão de Cidadania e nunca propouseram qualquer alteração oficial nas regras de Cidadania pra mim não é oposição. É utilizar de um braço político para atingir os interesses do seu braço militar.

Aliás, acho muito difícil o Thunder fazer qualquer papel de "oposição" mesmo, já que se negam a considerar o fórum oficial do eBrasil como "local de discussões", vão fazer onde? Ingame apenas? Bizarro isso.

O Congresso tem o seu local oficial no fórum. Negar que é lá, que é no Bunker, que é no Cantinho Brasileiro que se faz oposição parece coisa daquele menino que é o dono da bola e não gosta de não ser escolhido.

Se esqueçe que o fórum é o campo de futebol, e onde estão os outros jogadores. Em suma, se divirtiram sem o menino da bola com outra bola...



CONCLUSÂO

As reais perguntas que ficarão no ar são: o eBrasil continuará sem uma oposição efetiva para fiscalizar governos e fazer os governos serem melhores e mais democráticos? Por quanto tempo?

Ao PERSONA, ARENA e SPARTA: são oposição mesmo ou só estão fazendo pose de oposição em época de eleição?

Ao Thunder: fazer oposição de verdade sem entrar no fórum oficial é possível?

Ao Thunder/Partido Socialista: serão oposição de verdade ou só farão pose?


Lembrem-se que uma oposição efetiva sempre faz com que os governos sejam melhores, mais democráticos e mais transparentes. Por não ter oposição efetiva nos últimos meses, os partidos da situação abusaram de seus "direitos" e não houve ninguém para dizer basta antes.

Acho que a oportunidade é boa para melhorar a atividade e fiscalização dos governos... Assim, ganha o eBrasil todo com governos melhores.



Gostou do artigo??? Incentive um jornalista a continuar!!! Vote e assine!!!



OLHOS DO ÁGUIA: enxergando o que os outros não veem!!!

~~~~

Para shouts:

[OdA] Cenário Político eBrasileiro - Como chegamos aqui?

http://tinyurl.com/odaoposi-o