[BS] eBrasil / Economia / Vigon Presidente

Day 1,076, 17:44 Published in Brazil Brazil by Dio Vigon
Leia também:
NOVAMENTE, VIGON PRESIDENTE


Caros amigos ebrasileiros,

A partir de hoje, até a eleição do dia 5 de novembro, inicio uma série de artigos a respeito das áreas de atuação governamentais. Com o intuito de transmitir aos novos e velhos jogadores de eRepublik aquilo que acredito benéfico para o país e também de receber em troca as opiniões que vocês leitores tiverem interesse em compartilhar.

O primeiro tema abordado será a ECONOMIA, área em que temos inúmeros cidadãos interessados e diversas teorias e projetos, todos constantemente debatidos exaustivamente por todos os partidos, governo e oposição.




Para entender se um país está bem ou mal, é preciso entender três coisas:

1. Situação econômica da população.
2. Situação econômica dos empresários.
3. Situação econômica do governo.

Embora, é claro, alguns considerem que empresários fazem parte da população e por isso devem ser entendidos como um só, a condição financeira de quem se propõe a ser empresário é superior e, na prática, esse setor acaba tendo prioridades econômicas diferenciadas do resto da população, muitas vezes conflitantes.

1. A situação econômica do cidadão é influenciada pelo valor da moeda, pelo custo dos produtos no mercado local, pelo seu salário e pela taxa de imposto que incide sobre seu salário.
2. A situação econômica do empresário é influenciada pelo valor da moeda, pelos índices salariais, pelos custos de matéria-prima (para manufatureiras) e pelas taxas de imposto que incidem sobre seus produtos.
3. A situação econômica do governo depende de fatores econômicos, militares e sociais: valor da moeda, período de guerra ou paz, população ativa ou inativa, mercado aquecido ou resfriado, além de questões emergenciais.

As vezes para os cidadãos e/ou empresários, pode parecer que um determinado governo não está zelando pelo seu bem, porém, ao contrário do que acontece na RL, o trabalho governamental no eBrasil não é remunerado e as vantagens para quem toma as decisões é a mesma de quem não as toma.

Eu mesmo, quando fui presidente, passei um bom período trabalhando a 0,10 BRL/hora, durante o período de transição entre a versão 1 do jogo e a atual (que não mudou muito, só fizeram umas cagadas no meio). Naquela época todos os países passaram por recessões terríveis, abandono em massa do jogo e a iminente falência coletiva dos países.

SITUAÇÃO ATUAL

Hoje, para o cidadão que nasce e começa sua eVida, a situação está a melhor possível para se sobreviver, como nunca antes esteve, graças a alterações na equação de produção. O novato que antes recebia um salário até 40 vezes menor do que um veterano, hoje vê essa proporção cair para apenas um terço do que recebem os mais antigos e experientes. Além disso, um novato recebe 10 vezes mais do que recebiam os que entraram no jogo há 5 meses atrás ou mais.

O mercado brasileiro está aquecido devido a alguns motivos específicos. O principal deles é o fato de a aliança da qual o eBrasil faz parte, a PHOENIX, ter nosso país como o único produtor HIGH garantido de IRON, a matéria-prima usada para fabricação de armamentos. Isso tornou a demanda por ferro extremamente alta, forçando até muitos estrangeiros a virem para cá em busca de trabalho, pois essa demanda forçou um aumento estrondoso de nossos salários.

Outro fator fundamental para esse aquecimento é o babyboom. Bem ou mal, são mais de 3000 mil novos cidadão precisando comprar alimento e, como estamos em um período de guerra, comprar armas. É de suma importância que consigamos reter o máximo possível desses novos jogadores no eBrasil, pois além deles serem o futuro do país, eles são o presente de nossa economia. Além disso, nossa moeda voltou a se valorizar.

DIFICULDADES

Temos alguns agravantes para nossa economia. A guerra contra a Espanha enxugou os cofres públicos, o sistema atual de MPPs obriga os países a gastarem muito mais gold mensalmente e, paralelamente a isso, por estamos em período de babyboom, as finanças do país ficam delicadas.

Foram necessárias duas impressões de BRL em um curto período, porém, ao contrário da política monetária imposta no passado, todo o dinheiro tem finalidades estratégicas, não de estoque e acúmulo, como era feito.




Eu fui, durante meu governo, um presidente do estilo “apertem os cintos”, devido a extrema escassez de recursos que tínhamos no período, seja financeiros ou humanos. Porém, tenho o costume de ver oportunidades nas adversidades. Por isso, utilizamos o período para cortar os excessivos cortes das estatais e instaurar uma nova política orçamentária para os gastos do governo, visando o aquecimento de mercado que temos hoje.

Juntamente com meu Ministro da Fazenda da época e depois meu sucessor na presidência, Johnpand, arquitetamos o projeto para comprar armas e comidas do mercado privado, ao invés de fabricar em estatais. A diminuição nos custos não foi absurda, porém, o mercado foi aquecido com a maior demanda, os empresários se deram bem com a melhoria nas vendas gerais e o cidadão comum se deu bem, pois teve o aumento diretamente convertido em seu salário.

Não temos pretensões megalomaníacas para o mês de novembro na área econômica, pois não existe fórmula mágica para enriquecer os cofres do governo. Teremos uma distribuição criteriosa dos recursos tributários do país e eu farei o possível para que a população tenha conhecimento de toda a movimentação financeira do país.


COMO O CIDADÃO PODE FAZER A SUA PARTE?

Assim como na vida real, o cidadão pode, com pequenos gestos e atitudes, contribuir MUITO para seu país. Basta que tenha consciência disso e se esforce para conseguir.

Evitem comprar produtos em outros países, valorizem os produtos que são produzidos por nossa indústria nacional. Eles podem não ter diferencial prático, mas tem o único diferencial que fez cada um de nós começar a jogar e defender nossa pátria aqui: eles são do eBrasil!

Procure manter sempre sua saúde no máximo e só trabalhar com ela alta. Alguns podem até achar que isso só é vantagem para os empresários, mas quanto maior for sua saúde, mais pontos você ganha na sua skill de trabalho e na sua skill militar. Portanto, se você quiser ser um cidadão forte e valoroso, cuide da sua saúde!

E o mais importante, embora pareça um mero detalhe: faça parte da comunidade do eBrasil. Cultive amizades dentro do jogo, conversa, debata, discuta, pergunte, ria e DIVIRTA-SE! Um jogo deve ser o seu entretenimento, faça valer a pena a experiência!


Espero que a partir do dia 6, reeleito, eu tenha todos os cidadãos ao meu lado, em busca de um eBrasil cada vez maior e melhor!


Um grande abraço,
Vigon,
A Ovelha Negra do eBrasil.

In Omnia Paratus