Tutorial-spam, 3º artigo BabyBoom ePortuguês

Day 2,282, 13:07 Published in Portugal Portugal by D a n t e


Tal como prometido, publica-se hoje um artigo tutorial, acerca de spam.

Iremos abordar os três seguintes tipos de spam:

-> Spam por imagens;
-> Spam noutros jogos;
-> Spam no Youtube.

Será também abordado um outro tópico, que não se inclui na categoria de spam, mas que também irá servir para trazer novos jogadores:

-> Artigos em jornal.

Para começar iremos falar de spam por imagens. Graças ao Concurso Imagens, que terminou ontem, e teve a participação de 2 pessoas, temos 4 imagens que poderão ser usadas para serem espalhadas pela Internet. Obrigado desde já a estes 2 participantes. Os prémios já foram enviados.

Seguem-se abaixo as imagens, e os autores das mesmas:



Maximilian Von Evil



Manel Hortaliça



Manel Hortaliça



Manel Hortaliça


Estas imagens poderão ser usadas de variadas formas:

-> Publicadas no Facebook [inclusivé grupos com bastantes leitores];
-> Publicadas em fóruns [jogos, convívio, etc.];
-> Podem ir a uma biblioteca / computadores da escola, e mudarem o fundo do ambiente de trabalho para ir rodando as 4 imagens;
-> As imagens podem ser impressas e coladas em postes, por exemplo. Algo similar aos cartazes que se faz quando um cão desaparece, com as tiras com número de telefone ao fundo da página. Ao invés da imagem de um cão poderia-se usar uma imagem do eRepublik, e substituir-se o número de telefone pelo link;
-> Entre outras. Tudo o que der para mostrar imagens serve.

Para terem a certeza que os novos jogadores entram através do vosso link, pelo menos ao publicarem em fóruns, metam hiperligação na imagem, a reencaminhar para o vosso link de referall.



De seguida iremos falar de spam em jogos. Antes de mais, é recomendado “camuflarem” o vosso link de referall, senão o mais provavelmente é não usarem o vosso link. Para isso procurem no google “URL Shortener”, e encontram logo dúzias de sites aptos para fazer o que quiserem.

Escolham um qualquer, por exemplo o tiny.cc [no meu caso o 4º link]. Na página que irão abrir vão puder ver isto:



Sendo 1 o link que querem que seja camuflado, e 2 o link que vocês querem utilizar. Se não meterem nada em 2, e carregarem em tiny após colocarem o link para camuflar, ele irá dar um link aleatório.
Mas imaginem que querem o link tiny.cc/BabyBoomePortugues, Escrevem o vosso link de referall, em 1, e BabyBoomePortugues em 2, e carregam em tiny



Depois é só irem a outros jogos e mandar mensagens aos jogadores a dizer algo do género: “O Teu país precisa de Ti. Começa já hoje a jogar este jogo de estratégia jogado por pessoas de todo o mundo. tiny.cc/BabyBoomePortugues

Como é óbvio não usem esse link porque tem o meu referall, e não o vosso, e não é muito motivador. Utilizem antes algo similar a AjudaPortugal; LibertaPortugal; etc. Caso o link já não esteja disponível num dos URL shortener’s, experimentem a vossa sorte noutro.

Agora, devem pensar que dá imenso trabalho enviar uma mensagem a 100 pessoas. Especialmente se das 100 pessoas entra com sorte 1 ou 2. Muito trabalho, e pouco proveito. É aqui que entra o verdadeiro truque. Há programas que, quando configurados convenientemente, mandam a mensagem a todos os jogadores de um jogo. Nas estatísticas do jogo selecciona enviar mensagem ao jogador, cola o texto que têm copiado [a mensagem spam], envia a mensagem, e faz isso a todos os jogadores dessa página. Depois troca de página, e repete o processo. Como é óbvio há poucos programas que fazem isto [programas de repetição de cliques de rato], e são também só alguns jogos que permitem fazer este tipo de spam. Ou não dá para o fazer por haver limite de mensagens num determinado intervalo de tempo, ou por a configuração das estatísticas o não permitir. Mas, o importante a reter é: há programas que o fazem, e há jogos em que dê para o fazer. É necessário procurar um pouco, mas depois rende, visto que o programa chega a enviar uma mensagem a cada 2 - 3 segundos, o que equivale a 1200-1800 mensagens por hora (dependendo da net).
Essa mesma mensagem podem também spamar nos comentários de jornais online [Record, A Bola, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, etc.]. Terá que ser feito manualmente.


Para acabar a parte do spam iremos falar de spam no Youtube.

Para o spam de Youtube é preciso ter um grupo de pessoas dispostas a trabalhar no mesmo e para o mesmo. O que se deve fazer é usar a mesma mensagem que se usou no spam de jogos mas nos vídeos portugueses mais vistos, ou mais recentes, vídeos que poderão ter uma boa visualização. Escrevam um comentário que tenha a ver com o vídeo [para evitar reports - esta parte é opcional], depois a mensagem que criaram e o link do eRepublik por baixo.

Atenção:
O Youtube não aceita tiny-urls, logo usem o vosso link directo para o Youtube aceitar o post.

Depois disto quem postou o comentário pede ao resto do grupo para votar no comentário para este ficar no top dos comentários e ser visto por mais gente possível.


Acabados os três temas de spam que queríamos abordar, iremos passar aos artigos em jornais.
Foi-me dito que tanto o jornal BIT como o jornal online Sapo TEK estão sempre dispostos a ajudar a comunidade ePortuguesa a fazer publicidade ao eRepublik. Já foram publicados artigos nestes 2 jornais no passado.
Jornais são sempre meios bastante viáveis, por darem uma grande visibilidade por um trabalho moderadamente reduzido. Pedimos então aos jornalistas entre nós que criem um artigo com qualidade suficiente para ser publicado num jornal, e suficientemente aliciantes para terem o sucesso pretendido.
Mandem esses artigos se fizerem favor ou para mim, ou para o Sucateir0. Obrigado desde já.


Para completar este artigo aproveitamos para relembrar o formulário de inscrição para “tutores-financeiros”, “tutores-intelectuais” e “mensageiros”.
Será também publicado um formulário de doações para os prémios dados aos recrutadores. Volto a repetir que, tal como dito no primeiro artigo, nenhum CC terá que ser transferido para mim. Assim que o CC for necessário irei falar com os patrocinadores, para enviarem o CC a quem o deve receber. De notar que se não houver fundos este BabyBoom não terá prémios para os recrutadores.


Formulário patrocinadores

Formulário tutores / mensageiros


Por fim queremos aproveitar para informar que iremos trabalhar em conjunto com o eEscolas no que diz respeito a tutores-financeiros. Poderão na mesma continuar a inscrever-se no nosso formulário, que depois serão reencaminhados para o projecto eEscolas.

Dentro de dias será publicado o último artigo, antes de o BabyBoom começar. O artigo de prémios aos recrutadores. Repito, se não houver fundos, não haverá prémios.