Taxas de Importação X Compra Nacional

Day 909, 07:54 Published in Brazil Brazil by Missurunha X

Há alguns meses, o Compra Nacional foi proposto pelo nosso ministro da economia, Sulejmani, com o propósito de arrecadação de gold e escoamento da produção brasileira. Apesar de ser muito criticado por imprimir muito BRL e provocar posssíveis desvalorizações na moeda, o projeto funcionou muito bem. Muitos empresários voltaram a comprar raws [recursos naturais] no Brasil, aumentando as vendas, assim como a atividade no mercado negro foi diminuída, valorizando nossa economia.

O problema é que há alguns dias nossas taxas de importação foram reduzidas, e fica a questão:




De que adianta gastarmos milhares de BRLs para escoar a produção nacional, se estamos trazendo os produtores extrangeiros para nosso mercado?


[img]http://www.gringomundo.com/images/Gringo_Orig_Horiz.JPG[/img]


Toda vez que os vendedores do CompraNacional forem vender algo terão que ficar checando se a empresa fica no Brasil?



Creio que as duas coisas não coexistem em harmonia.

Não há motivos para deixarmos a concorrência entrar no mercado, e gastar fortunas para impedir. Isso é tentar nadar contra a maré.

Então nos resta duas opções, ou eliminamos a maré, aumentando as taxas de importação, ou acabamos com o CompraNacional.

Creio que os congressistas e o governo devem entrar em um consenso o mais rápido possível. O problema é que alguns congressistas querem fazer oposição, e creio que isso complique um pouco a decisão.



"Às vezes a panela tem razão... apesar de ser raro, acontece."



PS: Chequei a maioria dos produtos vendidos no mercado, e a maioria é de empresas que estão no Brasil. Os preços começaram a cair, mais por efeito psicológico do que por concorrência real, como alguns andam falando. Mesmo assim o mercado já sofreu um belo impacto nessas primeiras semanas com baixa taxa de importação.

PS²: O artigo é pessoal, portanto não representa a opinião do partido.


Missurunha,

Membro da UB