Socialismo. Tô Fora?

Day 871, 15:08 Published in Brazil Brazil by Tyrant

Companheiros,

Desde que voltei, com a intenção precípua de 'reescrever' a história do partido, tenho me defrontado com um quadro daquilo que dizem ser uma crise.
Ao que parece, desde a primeira época, muita coisa mudou no meio político de e-republik e principalmente na forma de organizar os partidos e os candidatos.

O que não mudou é a injustiça.

A ganância de alguns em prejuízo dos demais. A fome desenfreada por alguns níqueis a mais nos seus cofres e a fome desenfreada dos novatos por comida (que me surpreende que ainda hoje, dado o tamanho do e-país, quarta maior nação do globo, consegue ser tão cara quanto na minha época, com um sem número de fornecedores a mais do que antes)

O que não mudou é o pensamento retrógrado de achar que o estado deve garantir a minha riqueza e não a igualdade de condições.

O que não mudou é o conservadorismo, principalmente daqueles que deveriam em tese lutar contra ela. Ser esquerda num país neoliberal é tabú.

O que não mudou é a vergonha de sermos novamente o único país latino (entre os de lingua portuguesa e espanhola) que não tem representação do povo entre os que podem ser votados.

Mas o que mudou mesmo?

Bom, não deu tempo de ver muita coisa, mas algumas mudanças drásticas já tenhp percebido.

Na minha época bastava ao candidato ter uma boa definição politica, ser bom de idéias e principalmente saber comunicá-las.
Hoje em dia tenho visto que as coisas mudaram. Agora o poder econômico que sempre esteve alheio as disputas políticas, a não ser nas dicussões dos rumos do país, agora invadiu de vez os partidos.

Me defrontei hoje com uma situação: agora um bom candidato não depende mais de suas idéias e ideais. Um bom candidato agora depende de Ouro.

Quer dizer, se fosse hoje jamais teríamos fundado o maior partido de esquerda do E-brasil. Por que éramos trabalhadores e não tinhamos recursos algum em uma época que qualquer um no ebrasil que somasse uma fortuna qualquer tinha sobre sua cabeça a suspeição de não ter feito algo realmente "ético" para adquiri-la...

Muitos dos velhos ricos que a cá se apresentam e ostentam suas insgnias e tesouros não passaram outrora de bons fraudadores. Não foram pegos àquela época e juntaram riquezas de maneira injusta.

Mas o que tem isso tudo a ver com ser de esquerda?

Ora, remexendo nas coisas do partido me deparei com isso aqui: http://uniaosocialistabrasileira.ning.com/forum/topics/manifesto-1

é um manifesto bem interessante, um panfleto na verdade, cuja intenção é promover o partido aos olhos dos novatos e incautos.

Porém uma parte muito me chamou atenção, em uma parte do texto o autor declara:

" Socialismo e Comunismo? Tô fora..."

Como assim? Um partido cujo nome é "União Socialista Brasileira" se declara de origem trabalhadora e em defesa dos ideais democraticos... como pode?


Não devíamos tentar ganhar mais "membros" escondendo nossas verdadeiras inspirações. Num jogo pragmático, cujas bases são eminentemente capitalista, defender um comunismo ou socialismo parece estranho... ainda mais em um país cujas mentalidades foram devastadas pelo discurso neoliberal vigente...

Apesar daqueles que defendem não ser possível o comunismo em ERepublik eu solenemente lhes informo que vocês se enganaram... Já existiu comunismo em Erepublik em um país que decidiu jogar todos juntos. Foram os mais poderosos e temidos a época, por que entenderam que juntos eram mais fortes e que a estratégia e planificação era a chave para vencer o jogo. Sem exclusão dos empresários, sem abrir mão de melhor vida aos trabalhadores. (mas isso eu conto em outra hora)

Mas meus amigos, apesar da exaltação ao comunista de outra época, não é isso que eu quero defender. O que eu quero dizer é que a USB jamais defendeu um sistema comunista em nosso e-país.

O que defendemos é uma sociedade socialista, baseada nos preceitos democráticos. A própria USB foi fundada sob os ideais da Social-democracia e contou com a participação do maior movimento esquerdista da América Latina: O MSUV, cujo fundador era o presidente da venezuela à época.

Ser Socialista é Erepublik é ser contra a sacanagem, a safadeza. É ser contra um empresário que paga uma miséria de salário e vende pão a 9 BRLS!!! enquanto a maioria dos novatos não recebe salário compatível com isso.

Ser Socialista em Erepublik é ser contra essa sacanagem de poucos partidos (1 praticamente) dominarem a cena politica nacional mitigando participação somente naquilo que lhes interessa, enquanto milhares de brasileiros, havidos por participarem desencantam-se com o jogo devido a "panela" que domina.

Ser socialista em erepublik é ser contra essa vergonha de ter que pagar ouro, e portanto se entregar ao jogo para arranjar o metal, simplesmente para participar com a unica coisa que o sujeito tem: voz e idéias.

Ser Socialista em Erepublik é ser contra a sacanagem de torrarem empresas compradas com dinheiro público na mão de meia dúzia de gananciosos que não entendem que o governo não é a extensão da página de perfil deles.


Meus amigos, ser socialista em ER é isso: ser contra a safadeza, a favor da justiça!

É sonhar que todos somos Brasileiros e podemos jogar juntos em um país participativo e colaborativo sem abrir mão da diversão e ferramentas disponíveis no jogo.

É poder usar este espaço do jogo para ensinar e aprender, coisas que sejam uteis não só no jogo, mas em nossas próprias vidas.


Portanto companheiros, vos advirto

Não tenham vergonha de assumir que são de esquerda e são Socialistas.

Este partido, apesar de ser fundado sob a égide da socialdemocracia sempre abarcou em seu seio diversas linhas. Eu era Socialdemocrata, Lasorv era Socialista libertário (Bakutnin), o Reshev era Socialista Revolucionário (Marx), mas nem por isso deixamos de conviver juntos e perceber que o ideal era o mesmo: a construção de um eBrasil Forte, Justo e Solidário!

Não desistam dessa Luta!