Sobre Plato

Day 1,200, 12:10 Published in Brazil Brazil by raphaelgm

Nos últimos dias acompanhei uma grande movimentação eMundial contra os administradores do jogo. Um rebelião se instalou depois que alguns CP's (Presidentes de País) foram banidos do eRepublik por organizarem um abaixo-assinado contra uma série de novas regras que seriam implementadas.

Achei realmente uma tremenda arbitrariedade expulsar jogadores pelo simples fato de se manifestarem contra a mudança de regras: que essas expulsões sejam revistas. Entretanto não concordo em rejeitar as mudanças que foram colocadas. Pra mim, o interessante no eRepublik é buscar sempre novas alternativas para os problemas que aparecem.

Toda mudança que surge carrega consigo novos desafios para nós, jogadores. E o que é interessante é criar mecanismos que nos ajudem a lidar com limitações do jogo. Mesmo que essas mudanças tenham sido feitas com fins comerciais, elas trazem diversão (se soubermos lidar com elas).

Vivemos num eMundo em constante mudança. Se tivermos a capacidade de tirar proveito delas então conseguiremos nos desenvolver como ePaís (ou seja, comunidade).

Isso me faz refletir sobre como lidamos com os problemas. Hoje em dia, por exemplo, o nosso Ministério da Educação se resume a criar tutoriais e textos para os novatos. Mas será que é essa a função de um Ministério da Educação? Será que não está na hora deste ministério promover a Educação eTecnológica?

A eTecnologia é a nossa capacidade de lidar com as mudanças no jogo. Se não conseguirmos desenvolver eTecnologia, vamos perder sempre as oportunidades que o jogo nos oferece. É preciso pensar numa maneira de estimular a "eEngenharia" no eBrasil. Com eEngenheiros a nossa capacidade de lidar com os desafios vai ficar cada vez mais aprimorada.

Por isso eu defendo bastante a difusão de conhecimento sobre os mecanismos do jogo. Mas não é uma difusão feita por tutoriais, de maneira monótona, irregular e desconexa. É uma difusão de conhecimento baseada na didática, interatividade e na crença de que as pessoas são diferentes e aprendem de formas diferentes.

Quando tivermos acesso a esse nível de instrução no jogo, talvez seja maior a quantidade de eEngenheiros no eBrasil; talvez seja maior a produção de eTecnologia e; talvez conseguiremos nos desenvolver como ePaís.