Situação & Oposição

Day 2,032, 20:20 Published in Brazil Brazil by Web Carioca


Estive em viagem entre os dias 06 a 10 de junho, para participar da Plenária da Federação Única dos Petroleiros – PLENAFUP, em Caruaru/PE, em um assentamento dos sem terras (MST), onde foram debatidos vários temas para finalizar a pauta de reivindicações do dissídio para o sistema da Petrobras.

Entre várias temas que foram debatidos na plenária um eu destaco que dá para trazer para o eRepublik.



Sou situação ou oposição?

Esta imposição de ser situação ou oposição é algo que imposto por grupos hegemônicos sobre outros grupos políticos. Esta imposição pode ser feita também por meio de grupos que possui influencia econômica.

Não necessariamente precisa uma destas duas opções que se deve ser escolhida.



Uma terceira postura é a própria do grupo. Esta postura é demonstrada quando se decide em defender um tema onde um outro grupo que possui postura discordante ideológico, porém sobre o tema citado há acordo.

Explicando melhor, a famosa carroça só existe em grupos que não provoca debates internamente e que enquadram quem pensa diferente da maioria ou das lideranças. Grupos que possui maturidade política possui uma postura independente em relação aos debates, porém em época de eleição se articula com quem possui maior interseção de ideias.



Mas como conseguir maturidade política?

Não tem como conseguir maturidade política sem um debate franco internamente do grupo e em debates sobre temas intergrupos, principalmente quando com grupos divergentes.

Estes debates provocam, mesmo que involuntariamente, ideologias, formação de pequenos grupos (corrente política) dentro de outros grupos, que não que dizer divisão, mas a provocação de disputa interna dos grupos sobre a conquista de espaço.

Partidos/Grupos que não possui estes tipos de debates internos e não provoca debates entre grupos acabam sendo partidos sem atividade ou mortos.

Na vida real temos diversas situações semelhantes, valem observar o Partido dos Trabalhadores que internamente possui diversas correntes políticas sendo a da Articulação é a hegemônica em relação às demais. Dentro da CUT (Central Única dos Trabalhadores) tem muito mais e assim por diante.



E isto vale para os partidos maduros politicamente no eRepublik.

Temos que tomar cuidado que a restrição de voz de algum filiado pode acontecer até mesmo sem querer. Liderança madura não é aquela que expõem o que pensa a respeito sobre o tema, mas é aquela que coloca o tema na mesa e provoca que haja debate.

Se no decorrer o debate ocorrer que o rumo é contrário no que considera correto, tem que deixar correr. Pois o mesmo já tem algo já definido, mas aqueles que estão debatendo em sua maioria não estão, alias estão alimentando e aprendendo para que possa ter um o pensamento para defender.

Mas isto é um nível de debate muito alto que até na vida real nunca vi. Mas é algo a se refletir.

Mas será que é aplicável isto no eR?

Acho que sim, e pode ser divertido e um bom aprendizado para entender o que ocorre na vida real. Porém vai depender de cada cidadão do eRepublik desejar que seja trago para a eVida.

Lideranças, não deixem que outras lideranças pautem seus grupos se são situação ou oposição. Provoquem o amadurecimento de seus grupos pois é de sua responsabilidade. Não cortam as asas dos participantes de seus grupos, mas deixem que exercitem os primeiros voos, mesmo que levem uns tombos.

Fico por aqui e espero que o artigo não tenha ficado chato.




Ajudem na divulgação:

Recomendo leitura e voto! Oposição ou Situação?
http://www.erepublik.com/en/article/situa-ccedil-atilde-o-amp-oposi-ccedil-atilde-o-2276242/1/20