Ser líder

Day 3,770, 09:34 Published in Brazil Brazil by Daniel G. Summers

Uma das coisas mais importantes num jogo como este, que simula - para mim - três vertentes da realidade:

1 - Cidadão comum que trabalha e paga os impostos;
2 - Militares que vão para guerra;
3 - Política e suas vértices de forma bem limitada.

Onde os jogadores podem optar por seguir uma das três vertentes ou, para ter uma melhor experiência do jogo, faz uso completo do que o jogo pode oferecer e é justamente este caso, ou melhor, quando se adentra na vertente da política vemos o quão enraizado está o status quo do jogo em si.

Quando se está no poder, luta para se manter no poder e quando é oposição luta-se para estar no poder, é o ciclo da política, é a coisa mais normal do mundo e isto que torna o jogo mais interessante.

O porém está quando alguns tem cargos importantes, seja no Governo, sejam em partidos, e utilizam deste poder achando que realmente tem poder sobre um país, sobre um partido, sobre um grupo, sobre um amigo e aqui que distinguimos Chefes de líderes.

Pegando um excerto de um artigo:

Existem pessoas que tem o dom de influenciar outras, característica que pode ser percebida logo cedo, ainda na infância. Um bom líder é aquele capaz de extrair o melhor de cada pessoa, é uma pessoa íntegra, entusiasmada e que sabe, ao mesmo tempo, demonstrar firmeza e motivar os colegas. Outras importantes qualidades de um líder são: iniciativa, flexibilidade, responsabilidade, determinação, garra, dinamismo, zelo e serenidade.

Um líder também precisa ter habilidade para saber qual o momento certo para seguir a razão ou emoção, ser capaz de adaptar às mudanças constantes e disposição para defender suas convicções, tudo isso sem desprezar o ponto de vista das outras pessoas.

Além disso, o líder não pode ter medo de se expor, deve ter iniciativa, ser um bom comunicador, possuir um forte senso de justiça, estar sempre pronto para ajudar e à disposição para ouvir o que os outros têm a dizer.


Num outro espectro uma pessoa que não foi feita para liderar:

A liderança tem como objetivo, direcionar a estratégia da empresa, estabelecer metas e objetivos e motivar e auxiliar os colaboradores para que eles trabalhem em prol dos resultados desejados. Todo esse processo só é possível se o líder conseguir alinhar as necessidades da empresa com as necessidades e expectativa dos colaboradores, se isso não ocorre, não existe liderança.

Mas afinal, como saber se você não está sendo um bom líder? O primeiro passo é observar o seu comportamento no meio corporativo. Um líder deve ser exemplo para a sua equipe, sendo assim, se você chega na empresa desmotivado, sem objetivos claros, não trabalha para o alcance das metas estabelecidas, não possui inteligência emocional e não consegue se adaptar às mudanças, seus liderados não vão se sentir estimulados e produtivos e isso influenciará negativamente na performance dos mesmos.

Se você é mais chefe do que líder, isso também afeta o processo de liderança. O chefe é aquele que não incentiva a participação da equipe nos projetos, toma sozinho as decisões, oprime os colaboradores e não valoriza suas qualidades, pois enxerga nos mesmos, concorrentes, ao invés de aliados. Com esse tipo de conduta você pode criar um ambiente de trabalho com alto nível de estresse e pouca produtividade.

A insensibilidade quanto às necessidades da sua equipe, também é um fator que influencia negativamente na liderança de uma empresa. Cada colaborador possui um perfil e diferentes características e competências, não valorizar tais fatores e não saber das peculiaridades de cada um deles é contribuir para o não desenvolvimento da sua equipe e isso pode gerar uma série de conflitos e inseguranças na equipe.

Outro fator que atrapalha a condução de uma liderança de excelência é se você não busca por capacitação contínua, tanto para você, quanto para seus colaboradores. O mercado passa por constantes mudanças diariamente, por conta disso, você deve proporcionar a sua equipe, subsídios para que ela evolua profissionalmente e esteja alinhada quanto às necessidades do mercado, motivada, tenha garra para enfrentar novos desafios e assim, aumente a sua produtividade.

Não fornecer feedbacks construtivos a respeito das atividades desempenhadas pelos profissionais, o andamento dos projetos e pontos a serem melhorados, também evidencia que você não está sendo um bom líder. A sua equipe precisa ser norteada através do seu feedback para que assim, ela saiba se o trabalho realizado está correto e se algumas mudanças precisam ser feitas para que seu desempenho melhore, com tal ação, você ainda deixa claro a seus colaboradores que eles são parte fundamental para que os resultados positivos da empresa sejam alcançados.


Concomitante a isto, qualquer cargo político que os não líderes venham a atuar, serve de aprendizado para todos aqueles que apoiaram este estar no poder. E, como tudo na vida, todo aprendizado é válido.

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/o-que-e-ser-lider-bem-sucedido/