Será que esse país ainda tem solução?

Day 1,644, 14:35 Published in Brazil Brazil by Jefferson_Anjim
Será que esse país ainda tem solução?

Em meio a uma crise econômica mundial, procura-se soluções e culpados para a situação. Sabe-se que Plato é um dos maiores culpados por isso mas não o único.

Toda economia no mundo real gira em torno da produção e consumo, pois existe um equilíbrio entre o número de empresários e empregados e quem é empresário dificilmente trabalha sozinho em seu estabelecimento, salvo a microempresa.

A lógica do erepublik não segue a mesma idéia do mundo real, com dinheiro pode-se criar uma infinidades de empresas e trabalhar nas empresas criadas, gerando uma quase infinita mão de obra gratuita. Com isso é muita vantagem vir a criar suas próprias empresas e lucrar. O problema ocorre quando a oferta é muito maior que a demanda, exigindo intervenções do bot que por sinal compra pouco perto do necessário para melhorar a economia.

Pense comigo, no mundo real temos um emaranhado de tipos de empresas, que uma necessita da outra. E se o sujeito monta uma empresa, precisa ter capital para sobreviver inicialmente até dar lucro, pois não existem apenas custos de produção, mas diversos outros custos como impostos, empregados, água, luz, telefone... e assim vai. Se não conseguir lucrar, vai a falência, pois não existe essa de deixar a empresa parada.
Já no erepublik, o que temos é um esquema simples demais:




Sem o emaranhado de empresas, de dependências entre elas e principalmente sem haver prejuízo econômico de deixar uma empresa parada, somos obrigados a conviver cada dia mais com novos e esperançosos empresários, que precisam vender diariamente. E para vender vão abaixando os preços em níveis jamais vistos na historia deste país




A única forma de melhorar a situação sem a criação de novos tipos de empresas, seria mantermos um nível enorme de novos jogadores, o que não ocorre na prática.

Outro problema grave que ocorre atualmente é o incentivo governamental para a criação de novos salpeters, considerando o mercado supersaturado. O governo ajuda o cara a montar um saltpeter e temos mais um concorrente abaixando os preços, exatamente num momento que precisamos de menos empresários e mais trabalhadores, afinal trabalhadores trabalham e consomem, se consomem, a economia gira. Se Ele trabalha mas consome o que produz, não compra, mas vende, logo saturamos mais o mercado.

Também temos o problema que vou acusar mas sem ter certeza(me corrijam se necessário), é sobre o mercado negro. Grandes grupos militares, inclusive ligados com o governo, não compram do mercado, mas sim do mercado negro. Ou seja, é uma sonegação de impostos dado por grupos ligados,direta ou indiretamente ao governo, com aval do próprio governo. Concluindo: o governo estimula o mercado negro a todo o momento, em vez de estimular o pagamento de impostos. Se as compras fossem realizadas no mercado, teríamos um pouco mais de transparência, giro de mercado, não ficando o cidadão com seus produtos encalhados, forçando-o a abaixar ainda mais o preço. Portanto os governos fazem vista grossa pra quem ajuda-o e isso não deixa de ser corrupção



Basta de assistencialismo. Precisamos fazer a nossa parte e propor mudanças que venham a ajudar os “pobres” mas que não prejudiquem ainda mais a economia.