Reflexao sobre Babyboom e Estrutura necessaria

Day 976, 15:15 Published in Brazil Spain by Rosa Violet Carson


Dear subscribers, this is an article that claims the discussion about a babyboom and improvements in the internal structure of Brazil. Please rate this article (vote) so that it gets the attention of as many Brazilians as possible!



Compatriotas,

Gostaria de falar, nesse artigo, sobre um assunto que antes era "febre", e na transição das Versões, foi meio que deixado de lado. É, estou falando de projetos de Babyboom's e a estrutura interna que temos para receber os chamados babies.

Estive dando uma navegada na área Projeto do Babyboom do fórum do Brasil, e vi que lá há vários projetos ótimos, que por um ou outro motivo não foram para a frente. Só que, antes de pensar em fazer um babyboom e nos empolgarmos todos com a população do Brasil sofrendo um boom e chegando lá em cima (de novo), temos que ter uma boa estrutura no jogo e na comunidade para "prender" os novatos que vão chegar. E isso, meus amigos, nós não temos. Tá, até temos uma, mas ela não é muito eficiente, os números comprovam isso.



Gostaria de levantar alguns pontos para debates. Conto com a opinião de todos nos comentários.


Enquanto o Brasil não tiver condições de prender a população com projetos diversificados vamos continuar tendo uma população ativa vergonhosa e artigos idiotas na mídia.
Hugan

Enquanto a AS não buscar ajuda sobre isso com países aliados (Sérvia, acho que Russia também tem população ativa boa), NADA vai mudar.
Nuutxer


Eu não tenho a fórmula perfeita para resolver isso, não sou nenhum gênio. Mas pensei em algumas coisas que podem vir a melhorar alguns desses pontos levantados.



Soluções?

Maior retenção: Se fizermos propanganda do eRepublik em um local em que atinja o público que queremos (jogadores de browser, fãs de roleplay, pessoas com muito tempo disponível, etc), o próprio jogo vai se encarregar de retê-los - em parte. É como eu falei em meu último artigo, o Rising apresentou MUITOS novos elementos (campo de batalha, real movimentação em guerras, muitas profissões novas, etc), e eles devem fascinar quem chega pela primeira vez (exceto aqueles caras que estão acostumados à jogar jogos FODÕES, que exigem uma super máquina para rodar). Talvez por isso a tentativa na GameVicio tenha sido um fail. By the way, temos que ter muito cuidado na hora de fazer propaganda, e selecionar bem o público-alvo. Vou falar disso (público-alvo) mais abaixo.

Uma das consequência desses novos elementos é a facilidade na hora de interpretar - ou "fazer roleplay". Simular ordens no campo de batalha, "yes sir" pra cá, "no sir" pra lá, se mover junto com um grupo de amigos no campo de batalha, ficar ansioso com o resultado de uma luta, enfrentar vários inimigos de uma vez só, andar por vários tipos de terreno, enfim, interpretar um soldado agora é totalmente possível para quem curte - e espantosamente realista.

Maior retenção (2): Quanto às orientações de como trabalhar, como lutar, como manter a vida alta, não podemos apenas ficar dependendo da Assistência Social (AS). Nós mesmos, se acharmos um novato perdido em um comentário de algum artigo, ou seja lá aonde for, podemos e devemos ajudá-lo, nem que seja encaminhando ele pro Maguilao (que entende) ou pra AS.

Outra maneira de ajudar, que não envolve o envio de mensagens, é (para quem tem jornal) publicar no topo dos artigos um banner que encaminhe os novatos que lerem o tal artigo para à Assistência Social. Essa discussão está aberta no fórum, e pode ser acompanhada aqui. Imagens de exemplo também podem ser encontradas nesse tópico.

Artigos "idiotas" na Mídia: Iniciativas privadas podem se encarregar disso, como Os Focas. Atualmente o grupo está inativo, mas o propósito da organização era MUITO BOM. Eles funcionariam de uma maneira similar à Assistência Social, prestando assistência aos novatos na área do Jornalismo / Mídia do Erepublik. Como escrever bem, o que não se pode escrever, evitar flood, etc, esse tipo de orientação ia ser dada pelos integrantes d'Os Focas. Quem quiser tirar alguma dúvida, sobre como participar do grupo ou como ajudar, aparece lá no canal #Os_Focas (IRC, Rizon), que eu estou sempre online, ou me procurem no #EBR. A Org é esta, para quem quiser adicionar, e tem um jornal.

Saibam mais entrando na área deles no fórum do Brasil, ela é aberta para qualquer um. Basta clicar aqui.

Assistência Social: A Assistência Social podia melhorar? Podia. Como? Entrando em contato com o orgão equivalente em diversos países aliados/amigos, como Sérvia ou Rússia, buscando saber como eles estão se preparando para reter os novatos que vão entrar no Rising. Nada impede que implementemos algum projeto deles aqui no eBrasil - e vice versa. Em suma, compartilhar informações sobre retenção e afins, que é benéfico para todos. Se já fizeram, ou estão fazendo, me desculpem, mas não achei absolutamente nada sobre isso na mídia e no fórum.

O Público Alvo: Foram feitos anúncios em diversos blogs há algum tempo. Tiveram sucesso, o Brasil chegou ao TOP 2 (ou TOP 3, não lembro) de população mundial, ficando atrás apenas da Polônia (e da Sérvia, quando foi TOP 3, que eu lembre). E agora é consenso geral que temos que mudar o público-alvo, deixar os blogs de lado, pelo menos por enquanto.

Separei algumas boas sugestões que li:

Galera, se vocês acham que em Blogs já deu, o que acham de anunciar em fóruns grandes? Como este por exemplo: http://www.plusgsm.com.br/forums/ Tem quase 1 milhão de membros, teve dias que chegou a ter 7 mil usuários online.
Giulliano

Outra coisa, e que eu venho pensado a alguns dias, é o anúncio em vlogs. Veja, em vlogs mais famosos, como o "Mas Poxa Vida", ou o "Não Faz Sentido!" há quase 200 mil acessos por vídeo, de um grupo que com certeza é um target diferenciado dos blogs, já que são pessoas que no lugar de gastar 4~5 minutos no blog, gastam 9 minutos vendo um vídeo.

Outro vlog de sucesso, o do Anon1mo da TP, que foi conhecido pelos vídeos dele falando no Team Speak sobre quanto ele gastava em jogos, etc. Acho que muitos já ouviram falar. Ele tem quase 100 mil acessos por vídeo.

Marcelux

Outro estilo de anúncio que podemos testar é dentro de jogos MMORPG, como Ragnarok (em private servers lógico, visto que na Level Up deve ser os olhos da cara).
Não por anúncio, mas como promoção... Poderíamos por exemplo dar um VIP member pra cada 5 treasure maps aberto (os preços de VIP member variam, num dos maiores, wodRO é apenas 6 reais... Poderíamos também dar 1 ou 2 custom item pra cada 3 golds que eles nos rendam, sei lá...

Nuutxer

O foco tem que ser retenção agora eu acho. Focar em blogs mesmo que com menos visitas, mas publico-alvo focado, além de dar atenção maior a cada uma, tendo assim maior % de retenção. Palavras-chave: retenção, retenção, retenção 😛

Fontes: Blogs "de raíz", aqueles com mais textos do que os com imagens engraçadas, de humor...

Polonsky

E tem muitas outras, é só passar lá na área dos Projetos.



Btw, o que eu queria mesmo era retomar esse debate. Acho que eu tava pensando em mais coisas, mas na hora de passar pra cá eu acabei esquecendo. Eu queria muito ver alguns desses projetos "deslanchando".

A discussão está (re)lançada, agora é debater e vamos que vamos! 😛



Obrigado pela atenção,