Produzir alimentos é viável novamente, preços voltaram a compensar

Day 1,815, 11:10 Published in Brazil Brazil by iberepaiva

O Com a alta do BRL, que estacionou por um bom tempo em torno de 1 gold = 470 BRL (depois de ficar acima de 1300 por muito tempo), deixou de ser interessante comprar as fábricas de matéria prima, as quais têm o preço em moeda local. Acredito que esta seja a melhor explicação para o preço razoável que essas matérias primas atingiram no mercado, isto é, 0,09 para weapon, 0,02 para food.

Ocorre que o preço dos alimentos ficou abaixo do valor de matérias primas. Ou seja, abaixo de 0,02 para Q1, abaixo de 0,04 para Q2, abaixo de 0,06 para Q3, etc. Em outras palavras, valia mais a pena vender a raw do que transformá-la em food para vender. Pelo menos foi o que eu fiz.

A melhor explicação que tenho para este fenômeno seria o fato de que muitas pessoas possuem fábricas de food, mesmo os novatos tem um mínimo, de modo que apenas precisam comprar no mercado em caso de lutas muito frequentes. Sem compradores, os preços ficaram tão baixos a ponto de ocorrer este fenômeno bizarro, em que apenas um tolo venderia sua food, pois é melhor vender a raw, mas mesmo assim havia quem estivesse disposto a vender.

Finalmente a situação se reverteu no dia de hoje. O preço da raw de food continua estável, a 0,02, mas chegamos aos preços 0,05 para Q1 (que tem custo 0,02), 0,06 (algumas pessoas conseguiram vender por 0,07), e 0,09 para Q3. Não cito os preços das outras foods porque não trabalho com elas.

O preço das armas Q1 a Q4 continua muito abaixo do valor de sua matéria prima e continua não fazendo sentido produzi-las. A Q5 tem o valor exato da raw (4,5 brl), mas por causa dos impostos não vale a pena produzir também).

Estou escrevendo este artigo mais para fazer uma pergunta do que para responder: o que aconteceu para a food voltar a ter um preço viável? Talvez a melhor explicação seja porque as pessoas simplesmente pararam de produzi-la e passaram a vender sua raw. Neste caso, a tendência seria o preço da raw voltar a subir, o que poderia levar a novamente deixar de valer a pena produzir food. Ou poderíamos entrar num equilíbrio, em que o produtor de food conseguiria aí, 0,01 ou 0,02 de lucro por food, voltando a fazer sentido produzi-las, melhor que vender a raw.

Quanto às armas, a melhor explicação para o preço tão baixo das Q1 a Q5 é que não vale a pena lutar com elas, pois as Q7 têm 10 usos (em vez de 7 como seria de se esperar) e causam dano muito maior, e seu preço não é ruim. As Q baixas só servem, basicamente, para fazer mísseis, motivo porque só vale a pena vendê-las quando existe uma missão de mísseis, do contrário, melhor vender logo a era raw, pois tem o preço muito bom.

Mais um fenômeno que vale citar é que o Brl se valorizou ainda mais hoje, chegando a 1 gold = 384 Brl. A tendência, por isso, seria uma alta dos preços de matérias primas, afinal, fica ainda mais caro comprar uma fábrica de raw com o Brl tão valorizado.

Voltando à pergunta, motivadora deste artigo: será o mesmo fenômeno responsável pela alta do Brl e pela alta da food?

Aos produtores de food de Q baixas, parabéns. Hoje é seu (nosso) dia.