Porque você está jogando eRepublik?

Day 1,377, 23:19 Published in Brazil Brazil by Gahnkaz


O que representa o eRepublik para você?

É uma pergunta simples, mas duvido que alguém saiba responder de maneira verdadeira e completa. Não dá, simplesmente assim.

A questão verdadeira além de tudo isso não é apenas o que representa o eRepublik, e sim o que você quer que o eRepublik represente.

Ainda é abstrato demais encontrar uma definição pra isso, mas depois de anos de jogo, parei para refletir o que realmente me faz estar nesse universo paralelo, cuja constituição de bytes e interfaces gráficas nada mais é do que a simples projeção de megalomanias de uns e oportunidade de lucro para outros.

Os outros, administradores desse universo, modificam a jogabilidade um pouco para que ela seja mais atraente e muito mais para que seu objetivo se canalize em compra de GOLD por cartão de crédito. É o mundo, é o capitalismo, é um modelo de negócio, empreendedorismo...defina como quiser.

Mas se as coisas são assim, tão maniqueístas, como vamos descobrir nosso papel nesse admirável mundo novo?

Posso dizer, sem medo, que não é nada homogênea essa resposta. Mas posso prever que você pode ser algum dos tipos de jogadores que listarei a seguir. Sem medo nenhum:



1) Entediado: Você simplesmente procrastinava e navegava sem rumo pela internet quando encontrou um banner ou link que te levou a esse jogo. Se não, um amigo te indicou esse jogo para curar o mesmo mal - tédio. E de repente, sem saber muito o que estava acontecendo, você insistiu nesse universo e se entreteu, começou a ganhar certo dinheiro, certo poder, certo status. Isso te retroalimentou a jogar ainda mais para sustentar aquilo que você conquistou a ponto de você estar a tempo demais para simplesmente largar o jogo. Você vai largar caso não tenha fixado alguma amizade que valha a pena. Você vai se manter e insistir caso tenha amigos que te insistam a continuar, ou com discursos ufanistas que que o país precisa de você ou com o discurso que as amizades que você conquistou aqui precisam ser alimentadas. Com o tempo, no entanto, seu futuro, é manter dois cliques na inércia de não querer matar aquele personagem construído com tanto esforço.



2) Megalomaníaco: Se assemelha muito com o anterior, com uma diferença simples: o que te seduziu a jogar erepublik não foi a oportunidade de matar seu tempo ocioso ou procrastinar uma atividade chata da sua vida. O que te move é a possibilidade de conquistar status, dinheiro e poder militar. Eles são, potencialmente, os melhores players para os administradores, afinal não perdem tempo em torrar o seu próprio cartão de crédito - ou do seus pais - para conquistar a meta que deseja. Ser presidente partidário? do país? ministro? Ter o nome como soldado mais poderoso da batalha? Ter 200 empresas no seu hall imperial de negócios? Não importa o objetivo, você vai jogar enquanto vê as cifras de GOLD subindo e rank militar ascendendo. Um dia, no entanto, você cansa, desapaixona, e só continua a jogar porque está poderoso demais para largar. Até que, de repente, um sérvio ou lituano, ou qualquer um desses oferece uma grana real por sua conta superdesenvolvida e seduzido pela grana, você abandona de vez o erepublik.



3) Profissional: Por algum motivo profissional você decidiu entrar nesse mundo. Talvez você, entretido pelas possibilidades midiáticas desse universo, decidiu ver como funcionava a mídia daqui e se interessou por querer se tornar um grande jornalista. Ou você pode ser um jovem economista que se interessou pela organicidade de uma economia global viva e constante, baseada na guerra e no consumo proveniente dela. Ou mesmo um estudioso ou curioso em ciências políticas que gosta de ver a reprodução das intrigas políticas no meio virtual ficcional, assim como um curioso da psicologia que gosta de ver as interações sociais em um universo não-real. Enfim, esse tipo de jogador é o mais frágil para deixar de jogar, mas, em alguns casos, pode se tornar um apaixonado utópico pelo universo do game, o que faz ele se manter jogando, mesmo quando acha ridícula a cada vez mais profunda caminhada das mudanças de engine para o jogo se tornar mecânico e não orgânico.



Quem é você?

Seja qual dos três que represente, tenho uma convicção. Todos estão cansados de ver o que o jogo está se tornando. Todos estão se corroendo ao ver que cartões de crédito conquistam nações e a boa e velha diplomacia se tornou um jogo que apertar de botões sincronizados. Todos estão exaustos da demagogia e de falsos moralismos e reis sem trono que se julgam sábios.

Não há vitória em jogo, há protesto. Em sete dias, mostre o porquê.