PEB - O que fazer com uma moeda desvalorizada no bolso?

Day 1,186, 10:28 Published in Brazil Brazil by Barao de Maua

Mais um artigo sob a bandeira PEB - Partido Empresário Brasileiro. O partido exclusivamente ingame.



Inicio aqui algumas anotações a partir da iniciativa do raphaelgm em seu artigo, sobre estudos de economia: http://migre.me/3U99t.

Uma das grandes preocupações nesse e-mundo é que 80% das pessoas tem que experimentar as coisas para saber como é que funciona. Não há livros, manuais, e poucos tutoriais úteis.

E a melhor forma de perder dinheiro é experimentando. Não é por menos que os babies e veteranos saem abrindo empresa de manufatura, comprando napoleão 200% sem ter dinheiro para food, entre outras barbaridades.

Nesse artigo, que a esta altura deveria estar chegando à metade se não fosse minha capacidade de síntese, convido a todos a considerar sobre o preço do BRL, do gold, e o que os brasileiros podem tirar de vantagem desse suposto ataque financeiro.


O BRL já valeu cerca de 30 por gold. Hoje vale apenas 125 por gold. Entre os fatores: impressão tresloucada de moeda, que a desvaloriza; injeção de BRL fake pelo BOT dos admins; ataque financeiro da sérvia.

Um patamar normal para as moedas do mundo tem sido ao redor de 80. Se as coisas voltarem ao modelo antigo, podemos chegar aos 40.

Isso quer dizer que estamos com o BRL valendo entre 50% e 200% mais do que seria a "realidade" ou o seu verdadeiro valor.

Há alguns meses isso seria motivo para pular do abismo feito Lemmings. Tornava a abertura de empresas absurdamente caro, prejudicava o uso de Napoleão. Até o dia da introdução das lands.

Mas com esse novo fator no jogo os ataques especulativos deixaram de ter um lado único. Hoje a abertura de uma empresa está aburdamente caro. Para iniciar uma precisamos de 1250 BRL ou 52 dias de trabalho. Quando o BRL valia 30/31, seriam 300 BRL, ou 13 dias de trabalho.

Por outro lado, para comprar land na cotação 30/31, teríamos de gastar 33 golds. Com a cotação atual, temos de gastar 8 golds.


A conclusão aparente é: em tempos de BRL desvalorizado, aproveite para comprar terras. Quando baratear, funde empresas.

Aparente, porque ainda podemos comprar empresas de babies com terras livres e pouco dinheiro para ter empresas, o que torna as coisas menos óbvias.

Mas o que o PEB quer não é dar aulas com respostas definitivas. Queremos retomar as discussões dos tempos clássicos de Erepublik, que geravam ótimos tutoriais.


Barão de Mauá. Membro do Partido Empresário Brasileiro.