Objectivo + Plano = Projecto - Vamos evitar a demagogia.

Day 1,943, 11:33 Published in Portugal Spain by Maximilian Von Evil


Depois do sucesso do meu artigo anterior, eis um mais secante e que vai ter menos votos para eu não me convencer que sou um grande escritor....mas é uma questão que eu quero mesmo abordar. Aviso já que isto não é tirado de nenhum livro de metodologia ou algo semelhante (não quero meter ninguém a dormir) é uma análise muito mais simplificada baseada no senso comum.

O que é um objectivo e o que é um plano? Alguns de vós diriam que são a mesma coisa - para uma certa facção, por razões políticas são de facto a mesma coisa - mas existe um mundo de diferença entre os dois que pode afectar como se planifica o futuro de Portugal, e como se aborda a política, tanto do lado do eleitor como do candidato.

O Objectivo é o resultado desejado de um conjunto de acções ainda não elaboradas ou explicadas.

O Plano é a explicação de como se vai cumprir esse conjunto de acções.

Por exemplo:

Objectivo: Perder 10 quilos

Plano: Comer mais carne grelhada em vez de frita, e menos batata frita.
Correr todos os dias.


O conjunto destes dois elementos é um projecto.

Passando esta realidade para o eRepublik (os exemplos que se seguem são hipotéticos, não propostas)

Objectivo: Aliança com os EUA

Plano: Convencer os Americanos a aliarem-se connosco alugando-lhes os Açores (Posto avançado para atacar a Europa) em troca de apoio militar.

Isto é um projecto. Pode não se vir a concretizar, até pode ser um projecto irrealista, mas está exposto como o planejador pensa executar o seu objectivo, e com base nisso os outros jogadores podem decidir se o apoiam ou não.

Mas muitas vezes no nosso país temos algo que é mais assim:

Objectivo: Aliança com os EUA

Plano: Portugal deve-se aliar aos EUA porque eles são poderosos.
ou
Plano: ???????????? ??????????? ????????????????

Isto não é um projecto ou um plano, é apenas uma ideia, um objectivo.

Não escrevo este artigo a avisar os jogadores para não darem ideias. Tal como num "focus group", não há tal coisa como uma má ideia, só há ideias ainda não estruturadas. Todos os cidadãos devem dar o seu contributo, e devem exprimir as suas ideias e os seus bitaites.

Se no entanto decidirem avançar com a sua ideia, quer num movimento ou num partido, devem estruturar melhor como pretendem cumprir os seus objectivos. Esse projecto, caso tenha apoios, irá depois ser submetido a votos, completando o processo democrático.

Este exercício mental é importante para se evitar cair em demagogia, ou evitar seguir um discurso demagógico. A demagogia não é nada mais do que propostas que não podem ser colocadas em prática e que o demagogo sabe que não podem ser colocadas em prática, feitas apenas com objectivos eleitoralistas.

Tivemos recentemente um caso assim, em que Portugal elegeu o Helder Medeiros para CP com um cheque em branco. O HM prometeu 6000 babies e 7 regiões, sem explicar minimamente como o ia fazer. O resultado foi desastroso.

Por isso, deixo aqui mais um apelo:

Nas próximas eleições, quando virem todos os programas eleitorais, parem e pensem "mas o candidato explica bem como ele deseja cumprir isto?" e se tiverem duvidas enviem-lhe uma PM a perguntar. Votem apenas num programa sobre o qual têm a informação completa, obriguem os candidatos a exporem os seus projectos de uma forma clara e transparente. Exercitem a vossa cidadania de forma activa e racional, só dessa forma podemos renovar o sistema político ePortuguês.

Obrigado por lerem