O preço do pão

Day 902, 17:01 Published in Brazil Brazil by crouisssss

Estava com vontade de escrever algo sobre os preços de food, embora no final do texto eu não tenha chegado a conclusão alguma, esta explanação serve para esclarecer a alguns o funcionamento do mercado no erepublik (mesmo que não completamente) e traz alguns dados que podem servir de subsídio a quem gosta de análise econômica do jogo, então não é de todo inútil e vale a pena ser publicado.

Vou escrever um pouquinho sobre o preço da comida.

Fui até o ereptools e tentei juntar, mesmo que porcamente, duas informações.
Peguei o gráfico do preço da comida em gold ao longo de 60 dias e joguei por cima do gráfico de estoque de comida para comparar a reação do mercado ao longo desse período.

Aqui vai o gráfico feito com comida Q3

http://img291.imageshack.us/i/foodq3.jpg/">http://img291.imageshack.us/img291/4567/foodq3.jpg" border="0" />

A linha amarela é a variação em gold do preço da comida Q3 enquanto o gráfico cheio azul que está sobreposto representa o estoque do produto no Brasil.
Ignorando os valores e se atendo à movimentação tiramos a prova real da lei da oferta e da demanda.

Vemos que no momento de maior estoque, o preço caiu, houve um consumo maior e então com com a queda da oferta a comida se estabilizou e voltou a subir após uma nova queda da produção.

Agora vamos ver o gráfico da comida Q1

http://img709.imageshack.us/i/foodq1.jpg/">http://img709.imageshack.us/img709/7829/foodq1.jpg" border="0" />

Neste gráfico, incluí uma nova informação, a que justificaria essa variação no estoque já que a demanda de comida no jogo seria perfeitamente inelástica sem ela.É o gráfico de residentes, óbvio né? Tanto babyboom, alguém teria que consumir tudo isso que foi produzido.

A linha verde acrescida nesse gráfico representa a quantidade de novos residentes no país.Reparando somente no final dele, quando começou o último babyboom, podemos ver notadamente o efeito da explosão de novos jogadores sobre nosso estoque. Enquanto nossa população aumenta frenéticamente, o estoque vai abaixo e a linha amarela, a do preço, fica razoavelmente estável, creio ai que entrou um outro fato importante, a intervenção estatal com a SISPRO FOODS.

Mas por que essa linha verde veio de uma queda?E por que o estoque acompanhava essa queda, mesmo que lentamente?

Verificando ali no início do gráfico verde, ele bate por volta do dia 23 ou 24 de março e também notamos o topo do estoque de food Q1 lá pro dia 21 ou 22 de março.O que ocorria nesse momento que fez o estoque cair e a população de residentes também?

http://img7.imageshack.us/i/africaguerra.jpg/">http://img7.imageshack.us/img7/8286/africaguerra.jpg" border="0" />

Essa é nossa "vizinha" África do Sul, do dia 21 de março até o dia 17 de abril.
Nesse mapa o verde claro representa territórios brasileiros enquanto o verde escuro representa a Argentina.

Vemos que África do Sul, representada ali pela cor roxa, consegue ao longo dessas duas semanas conquistar seus territórios de volta, e por consequencia tudo que está dentro deles passa a ser dela, residentes e indústrias.

Ou seja, no gráfico uma queda conjunta de estoque e residentes, mas foi ocasionada pela perda de territórios, lembrando que dentre eles estava Gauteng, nosso xodó-quase-fortaleza-que-um-dia-será-nos so-novamente.

Bom era isso que gostaria de mostrar, talvez isso ilumine a cabeça dos economistas do erepublik para novas idéias sobre a economia, e esclareça dúvidas sobre como os preços variam no jogo para os novatos.

Um abraço!!