O PICADEIRO: Jogo Politico - "Chaindrez"

Day 1,989, 19:50 Published in Brazil Brazil by Booh


Nao tenho a intençao de fazer algo generico ao “Xadrez Politico” que o saudoso eGoNich faz muito bem em seu jornal, mas nao posso fugir do assunto que me agrada muito, o jogo politico vigente no eBrasil.

Para fazer minha analise, eu elegi um protagonista, mais precisamente, do sexo feminino, ChaingunMAX. De forma alguma, imagine que neste jogo ha um regendo e os outros, apenas tocando a musica de suas partituras. Escolhi a Chain apenas por questoes organizacionais que competem apenas ao autor racionalizar, mas de fato, poderia ter pego outros tantos personagens do tabuleiro para centralizar minha analise.

Nao poderia fazer a analise alguma sem primeiramente, fazer um raio-X na nossa peça principal. Confesso que nao sei muito sobre a Chain e que durante seu governo, estava atordoado ainda, tentando absorver as inumeras mudanças do jogo, apos meses sem logar no eRepublik. Por isso, serei modesto e investigarei apenas o superficial. Chain é do sexo feminino, foi presidente do eBrasil ha quase dois meses e nao esconde de ninguem que é uma assidua compradora de gold. Chamo atençao para duas caracteristicas da nossa protagonista. A primeira é ser mulher. Ser mulher no eRepublik, um jogo, melhor dizendo, uma rede social, majoritariamente habitada por homens, faz com que voce tenha uma vantagem natural. Por si so, ser mulher ja era o suficiente para Chain, mas temos a segunda caracteristica, comprar gold. Chain reuniu o que outras mulheres - MAV, Gislaine, Viajada, RafaellaBR, Carol do Cerrado, etc - tambem reuniram, a simpatia da comunidade por simplesmente ser mulher, mas Chain foi alem, Chain comprou golds, muitos golds. Imagine voce, um instinto materno querendo fazer bem. Agora imagine um instinto materno querendo e tendo todas as ferramentas necessarias para fazer o bem. Essa é a Chain. Nao menosprezo sua personalidade, ninguem chega aonde ela chegou sem simpatia e inteligencia, mas como ja frizei antes, nao a conheço, por isso me atenho ao que me é obvio.

ChaingunMAX é uma minoria no eRepublik, com espirito materno inerente a toda mulher e com golds praticamente ilimitados. É uma combinaçao explosiva, pelo menos aqui no eRepublik, e que nao me causa espanto algum ao ver aonde ela conseguiu chegar, lider partidaria, referencia em sua M.U., e😜residente do eBrasil e de um lado politico. ChaingunMAX possui seguidores, apoiadores, admiradores e tantos outros –ores que couberem no contexto. Ela é uma lider.



Tendo caracterizado nossa peça, vamos ao jogo em si. Este é um jogo diferente. Feito com palavras, com retorica e na teoria, com inteligencia. Porem, Chain e as outras diversas peças preferem o instinto, a paixao e o ressentimento serem os guias, os juizes e os algozes. Assim o fazem nao por estrategia, mas por tradiçao. Assim é feito por anos e mudar as regras ou a conduçao do jogo, seria injusto com quem esta ganhando e generozo demais com os que estao perdendo.

Sem muitas delongas, estamos na segunda semana do governo atual. Chain e seu grupo politico, fazem parte do governo. Eu, meus caros leitores, entro no jogo neste momento. No meio a murmurios da oposiçao, publico este artigo com criticas mais contudentes a ausencia do governo. Meu amigo e corregionario, Frank, em seguida engrossa as criticas com este outro artigo. Ate entao, nem oposiçao e nem governo jogaram os dados. No tabuleiro, apenas Frank e eu.



Governo e oposiçao atentos, ensaiam jogar seus dados. O jogo é feito com erros e neste momento, ambos estao esperando o primeiro erro alheio. Os murmurios vindo da oposicao aumentam, transformam-se em cochichos, baixos, porem audiveis. Chain apenas observa. Quem tem mais poder tem mais chance de errar, regra basica do jogo e o governo joga conforme as regras, erra primeiro. Se o Governo erra primeiro, em contra partida, a oposiçao age primeiro! Do outro lado Atlantico, o presidente sul-Africano sinaliza para a oposiçao e o primeiro ataque vem em forma de carta. Governo apenas observa, Chain apenas observa seus oponentes fazerem coro contra o MdC e o MoFA. Segundo ataque!!! Oposiçao ataca quase que simultaneamente com a Argentina. Argentina ataca nossa mina, oposiçao o MD. Compra de danos acima do preço de mercado. Presidente resolve jogar os dados. Devoluçao do dinheiro!!! A sangria é estancada e o governo sai quase ileso. Terceiro golpe!!! Esse veio do Oeste. MoFA chileno faz uma serie de reclamaçoes sobre o funcionamento do MoFA brasileiro. Governo age rapido e consegue retirar a entrevista da midia chilena. Os cochichos aumentam, tornam-se gritos. Oposiçao leu a entrevista. O coro contra o MdC e o MoFA aumentam e o vice-Presidente se desespera. Confronto direto, de desacerebrados a politiqueiros, os ataques migraram do forum para o o jogo. Oposiçao por ter maior numero parece vencer o vice-Presidente que faz voz unica. Contra-ataque!!! Vice-Presidente unido com um ministro das comunicaçoes, contra-ataca com uma entrevista. Contra-ataque nao funciona, Presidente o retira do ar. Oposiçao faz coro contra o vice-Presidente e ele parece estar fora do jogo.



Sei que ate agora a Chain nao apareceu muito, mas a hora dela jogar os dados é exatamente agora. Vice-Presidente banido e Chain joga tudo que tem. Essa foi pra oposiçao! Em uma primeira leitura, voce pode julgar sem muito conteudo, mas observe que o artigo é madeira. Lenha meu amigo, nao recita Shakespeare ou discute fisica quantica, lenha queima e queimou! Menos de 30 votos e ja tinha mais de 100 comentarios. Queimou como Chain bem quis. Desbanido, o Vice-Presidente parte para o real contra-ataque. O anterior? Quase virara o seu tumulo politico! Persiguido, fez-se de vitima! De ursupador do MdC a perseguido politico. Jogada simples, mas functional. De quase fora do jogo, ao centro do tabuleiro.

E a Chain? ChaingunMAX é ventriloqua, meu caro! Perto dela, nosso Vice-Presidente nao é muito. Marionete! A oposiçao? Marionete! A oposiçao queimou a lenha. O Vice-Presidente voltou ao jogo, deixando o governo sem baixas. E a Chain? A Chain, uniu ARENA, Persona, THUNDER e SPARTA mais um mes. Sem o ARENA, partido do vCP e do MdC envolvido, muito provavelmente, iriam perder para a oposiçao, mas com a lenha queimando, todos se uniram contra a oposiçao. E o mes que vem? Mes que vem é da Chain!!!





GOSTOU DO ARTIGO? ASSINE, VOTE, COMENTE E AJUDE A DIVULGAR PARA TODOS LEREM!

Saudosamente,