O Jacobino: O eBrasil a passos de gigante

Day 1,084, 07:10 Published in Brazil Brazil by Mahdi Cleitus
Companheiros,

Já passei por muita coisa aqui no eRepublik, desde que “nasci”, em fevereiro de 2009. Nesses quase dois anos posso afirmar, sem falsa indulgência, que crescemos muito aqui, seja do ponto de vista econômico, militar e geopolítico, conceito meio que ultrapassado mas que aqui ainda pode ser usado para um melhor entendimento das relações entre países e a formação de alianças no eRepublik. Nos últimos dias então, calçamos "botas de sete léguas" e demos alguns passos gigantescos no sentido de nos tornarmos uma grande potencia no jogo.

No campo político, apesar de uma certa abertura e uma alternância mais substantiva, avançamos pouco. E é forçoso reconhecer que sem uma mudança “vinda de cima”, ou seja, uma reconfiguração e redefinição desse módulo, pouca coisa vai de fato mudar. Aqui, como na maioria dos países do e-mundo, temos uma política pouco institucionalizada, com partidos sem clareza ideológica –salvo algumas exceções, que confirmam a regra, centrados nos indivíduos e não nas idéias. Aqui, como no século XIX e início do XX no Brasil, a política ainda é personalista e caudilhesca. Não é nossa culpa talvez, mas os reflexos aqui de nossa cultura política real. Arrematando, fora isso, que demanda uma nova cultura política e uma nova práxis, as coisas estão indo melhor que a encomenda.

Nesse momento, vivenciamos aquilo que podemos chamar de “momento ótimo”, ou seja, uma confluência de situações, extremamente positivas e favoráveis apontam para aquilo que talvez seja o “boom” do eBrasil como potência no eRepublik. Analisemos alguns desses fatores, que se tocam e, nesse movimento dialético, ganham uma força tremenda: um babyboom num contexto altamente propício, incentivado por uma ação militar eficiente no cenário internacional, o retorno de um nacionalismo benéfico e altamente utilizável, do ponto de vista político e um aquecimento no mercado, em decorrência das guerras.

É mister ressaltar que em outros momentos da História do eBrasil tivemos alguns cenários parecidos mas nunca, é preciso reiterar nunca, tivemos uma confluência tão positiva de cenários quanto agora. Se nossas lideranças políticas e militares souberem conduzir esse momento, seremos e dentro de um espaço de tempo relativamente curto, uma das maiores potencias do e-mundo. São poucas às vezes em que nos deparamos, nessa estação metafórica que é a vida, com a possibilidade de subirmos e tomarmos nas mãos a condução do “trem da História”. Não podemos, por um motivo ou outro, perder esse momento fantástico. Como dizia o velho Vandré, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. A hora é essa. Nosso tempo é o “agora”.

Um abraço fraterno,
Mahdi Cleitus