O JACOBINO: No mesmo barco

Day 1,132, 12:38 Published in Brazil Brazil by Mahdi Cleitus
Companheiros,

Não foram poucas as vezes que disse, num dos tantos artigos que publiquei no eRepublik, que nada mais parecido com o Brasil que o eBrasil. O amigo leitor dirá, com a certeza plena, que nada mais óbvio. Insisto: nada mais invisível que o óbvio, nada mais fora do alcance de nossas retinas que o óbvio. Nelson Rodrigues, talvez um dos maiores dramaturgos contemporâneos e, na minha opinião, o maior cronista que produzimos dizia que o óbvio não é para qualquer um e que poucos o percebem. Nas suas crônicas finas e não menos debochadas, dizia que só os genios enxergavam o óbvio.

Fiquei de molho por quase um mês e estou voltando aos poucos à normalidade, inclusive no jogo. Mudanças aqui, mudanças acolá e, no entanto, continuamos com a mesma cara, com a mesma práxis, com os mesmos vícios e virtudes. Meio que congelados, seguimos todos num imenso cordão, independente de nossas convicções políticas e ideológicas. Como no Brasil real, às vezes cismamos de mudar tudo para, no fundo, não mudarmos nada. E assim vamos todos. Dirá o leitor mais arguto que as possibilidades de mudança aqui são restritas. Talvez sejam mesmo, mais do que no real. Mas haverá de concordar, também, que aqui mudar é um exercício mais simples e muito menos traumático. Ainda que seja para não mudar nada.

Em janeiro agora completo dois anos de eRepublik. Muita água passou debaixo da ponte, como se diz aqui em Minas. De certo modo, deixamos de ser platéia e resolvemos encarar o palco. É inegável, quando olhamos para trás, os progressos e os avanços que vivenciamos nesse período. Como no Brasil real, ainda que muitas de nossas mazelas internas não tenham sido resolvidas, nos agigantamos no cenário externo e, mal ou bem, temos condições hoje de “bater na mesa” e sermos ouvidos. Num cenário como o nosso, onde é inegável o acento imperialista, isso é uma conquista e tanto. Mais que isso, é condição de existencia. Tenho a convicção profunda, como diz o nosso presidente-operário, que quando sanarmos de vez os problemas internos, alçaremos voos maiores ainda.

Nesse domingo pós-natal, gostaria de enviar a todos, amigos ou nem tanto, um abraço fraterno e votos de saúde e paz nesse ano novo que já se insinua. Que façamos, não só aqui, no eBrasil, mas também em nossas vidas, as mudanças necessárias, de modo que possamos ter mais tranquilidade, mais paz e mais perspectivas. Aos mais velhos, como eu, que o ano que se aproxima seja menos pesado. Aos mais novos, que tenham consciencia de sua força transformadora e que plasmem, na realidade –e aqui também- um novo mundo, mais justo, mais fraterno e solidário.

Um abraço a todos,
Mahdi Cleitus