O espirito que se perdeu

Day 1,585, 10:23 Published in Portugal Portugal by AIister

Boa tarde,


Quero falar-vos um bocado do erepublik, mais especificamente da essência do jogo em si e como essa mesma essência se tem vindo a dissipar, substituida por pixeis dourados e brilhantes que chamamos de medalhas.


O eRepublik começou com uma premissa incrivelmente simples e ao mesmo tempo complexa, uma experiência social. Era o que isto era, um paralelismo com a sociedade quotidiana da vida real, um sitio onde nós ( jogadores ) criávamos avatares ao nosso gosto, os moldávamos e os vivíamos.

Nos começos o nivel social, movido por uns quantos nomes, foi um enorme sucesso. Criou-se uma realidade virtual semi-utópica, onde conseguíamos de facto agir como uma sociedade deve agir, na procura do bem comum ... Mas o bem comum não se enquadra com o modelo de gestão do eRepublik, não se enquadra com o modelo de gestão de qualquer empresa.

Como tal hoje chegamos a um ponto em que o individualismo é mais que recompensado, se forem a ver a única coisa de "social" que este jogo tem é construído pelos próprios jogadores.


Com isto chego ao dia de hoje e neste dia penso que posso contar a minha história de entre as 8:30 da manha e as 10.

Eu liguei o erepublik na faculdade e reparei que Portugal estava a perder a batalha com a Venezuela, andava eu há um mês a poupar barrinhas e bazzokas na esperança de ganhar uma BH ou quem sabe uma CH ( se juntasse o suficiente ) e o gold dar-me-ia imenso jeito para os treinos. ( consegui juntar 38 bazookas e 23 barrinhas.

Como já tinha dito antes Portugal estava a perder, reparei que o ministro da defesa ( rb ) estava online e mandei-lhe uma pm a informar que tinha 2 M de dano disponível caso fosse preciso.

Ele passado uma meia hora deu-me instruções para largar o dano e la dei eu cerca de 2,4M de dano ficando como Battle Hero, fui a minha aula e 20 minutos depois voltei a logar. Reparei que tinha perdido a medalha por 400K para o próprio rb?


Sabem o que é que eu senti?


UNICA E EXCLUSIVAMENTE TRISTEZA DE PORTUGAL TER PERDIDO A BATALHA

E nada mais, não fiquei amuado de não ter ganho a BH. Sei que o rb deu o dano que tinha a dar porque tal era necessário, não fiquei a sentir-me um idiota por ter "desperdiçado" bazookas e barrinhas sem medalhas, pois foi por uma causa superior a minha própria existência como jogador.

E acho que muitas pessoas devem por os olhos nisso, ter um perfil recheado de medalhas não confere absolutamente estatuto nenhum, só ao pé de idiotas que partilhem o mesmo pensamento que as medalhas no erepublik têm muito significado.

Eu defino-me como um português, e parte disso significa lutar pelas causas do meu país, porque antes das minhas causas individuais estão as causas de um todo. Por isso lembrem-se que enquanto vocês tentam poupar para ganhar medalhas há idiotas como eu que lutam para que vocês não percam aqueles pedaços de terra a que chama de país.



A bem da nação,

Capitaão Falcão