O Congresso e os congressistas

Day 523, 04:38 Published in Portugal Portugal by Arbus
Parabéns a todos os congressistas!


Deram-vos esta oportunidade de se tornarem responsáveis pelo futuro do país, aproveitem-na. Todos devem ler a constituição e informarem-se ao máximo sobre todas as regras do jogo.

Ser congressista é muito mais do que votar sim ou não enquanto se lança propostas sem qualquer efeito prático. Ser congressista é conhecer a constituição, estar informado ao máximo acerca de todas as regras do jogo, dos assuntos internos e da política internacional.

O congresso vale tanto quanto o governo, é co-responsável pelo país e fundamental para equilibrar a balança política. Independentemente do vosso partido, o congressista deve ser sempre um crítico. Questionar decisões, apresentar alternativas, estar sempre disponível para ajudar e cumprir o mandato até ao fim, é o mínimo que se pode exigir.

Os portugueses que elegeram estes congressistas, têm o direito de lhes pedir explicações, de lhes apresentar propostas e deles exigir tanto quanto ao governo. Porque se o poder é igual à responsabilidade, ao focar todas as atenções no governo, está-se a conferir-lhe poderes que de facto não tem, nem deve ter.


O que deve fazer um congressista:

1º - Ler a constituição, os contratos, os debates anteriores, discutir com outras pessoas, conhecer bem os problemas do país e a situação internacional. As alterações à constituição são da responsabilidade dos congressistas, logo é fundamental conhecer bem os contratos e todas as regras do jogo.

2º - Supervisionar as organizações do estado, que qualquer pessoa pode consultar, só dá é trabalho. Um congressista pode também exigir a qualquer altura explicações por parte dos responsáveis dessas organizações. A transparência das contas do estado é garantida pelo congresso, o governo só colabora ao fornecer os dados de que os congressistas não dispõem.

3º - Sempre que se apresenta uma proposta deve-se indicar uma área de debate, tal como está escrito na Constituição. Pessoalmente voto sempre contra as propostas sem debate, sejam boas ou más. É uma questão de exigência, não custa nada explicar o porquê de defender esta ou aquela proposta e se não o fizeram, é porque não estão muito interessados em que seja aprovada.


Isto é o básico. Dando agora um exemplo concreto:

Neste momento está a ser votada uma proposta sem debate, para aumentar o salário mínimo dos 8 pte praticado pelo estado, para 10 pte. Numa altura em que a moeda está a valorizar e é necessário manter pte fora de circulação, esta proposta, caso seja aprovada, atrasará ainda mais todo o processo à custa do aumento das despesas do estado. Pode ser esta a intenção, mas eu não sei, nem posso dar a minha opinião, porque o congressista não indicou qualquer área para o debate.

Ainda um último assunto, os 5 gold que ganhei da medalha de congressista, vou doa-los à org "Tesouro eNacional". Demagógico? Não quero saber, se todos os congressistas fizessem isto, eram 200 gold a entrar nos cofres do estado todos os meses e apelar para que o façam, depois das eleições, não magoa ninguém. Obviamente não tenho ilusões, cada um sabe de si, eu só o faço porque acho estar correcto.