Hail estrategistas brasileiros!

Day 1,415, 17:35 Published in Brazil Brazil by Darcy Ribeiro

Escrevo este artigo desolado com tamanha ausência de inteligência presente (sic) nos senhores que tomam as decisões neste país.

Há pouquíssimo tempo pudemos acompanhar a Austrália tomando Chimor - território original peruano - e o perdendo logo, o que veio a nos causar preocupações em pleno foco no conflito contra os espanhóis,
A ONE já estava se recuperando, com uma defesa furiosa nas Astúrias, e qualquer ser com um mínimo de sensatez aproveitaria o momento para continuar a expansão, com o objetivo de ter tempo e espaço para se defender nos futuro. Qualquer pessoa com um mês de experiência aqui nota facilmente que a iniciativa se perde com o tempo, pois os recursos não são crescentes a todo momento, tampouco infinitos.

Não obstante, hoje nossos senhores-donos-da-verdade se reúnem (meus parabéns, eleitores brasileiros) e decidem entregar Balearic Islands para os croatas, com a justificativa de que isso servirá para eles entrarem no conflito, já que os Estados Unidos batem em retirada.

Mas peraí, a Croácia não é aquele país que está tomando um pau da Sérvia e até na Itália (!) tem dificuldades em se sustentar? Sim, é isso mesmo. E a Grécia? Canadá?

O contra-ataque já começou, e tem gente pedindo pra confiar, afirmando com veemência que tudo vai dar certo. Nos chamam de burros, até. E aí voltamos ao primeiro parágrafo para compreender os motivos e ter uma visão com maior profundidade do que realmente está se desenhando aqui.

E se lá atrás, o Brasil aproveitasse o momento para atacar a Indonésia vigorosamente - aproveitando-se do breve período em que a aliança deles os havia parcialmente abandonado, em virtude de outros conflitos - e deixasse para libertar a Austrália depois? Como seria agarrar a oportunidade de tirar os indonésios, ex-aliados, da ONE? Como está a Austrália agora? Chimor nem se fala. O aviso foi dado.

Estão cometendo o mesmo erro. Estão delegando aos croatas uma tarefa já abandonada pelos estadunidenses. Por que eles nos abandonaram? Por quê?

POR QUÊ?!