Guerra: Como lutar?

Day 395, 20:18 Published in Portugal Portugal by Arbus

Este artigo é dedicado aos eCidadãos mais jovens. Não sendo eu o pináculo do conhecimento, gostava ainda assim, de esclarecer algumas dúvidas sobre "como lutar?"

Em primeiro lugar, deixo o link do forum português: http://www.erepublikpt.com/
Lá podem esclarecer todas as dúvidas, participar na política, explorar aplicações, aprender um pouco da nossa eHistória, conhecer a simpática comunidade portuguesa.

Recentemente também se criou um sistema de tutorado, em que um eCidadão mais velho vos pode iluminar sobre todas as grandes questões da existência, como a eterna dúvida "quem é o pertamax?" http://www.erepublikpt.com/viewtopic.php?f=36&t=1866

Como lutar? em nove detalhados passos

1. A primeira coisa que deves fazer é mesmo ir ao forúm e alistares-te nas Forças Armadas. Não esperes ganhar coisas boas com isso, é simplesmente uma forma de coordenar esforços e aprender umas coisas.

2. Tenta ter a wellness o mais alta possível, é a tua "saúde", aquele azul no bonequinho à esquerda que tanto custa tanto a manter. Quanto mais alta for, maior dano causas em combate. A tua saúde aumenta quando alguém te oferece um gift. Podes clicar na bandeirinha de portugal, ver quem está online e xatear essas pessoas a pedinchar gifts. Às vezes é simpático comprar gifts e oferecer-lhes também 🙂 Também há uma forma de oferecer prendas a ti próprio, por deprimente que seja, dá jeito (está no forum em aplicações).

3. Tens armas? Se calhar era melhor... Vai ao mercado e compra as que puderes, se estiverem muito caras paciência, não é pra quem quer é pra quem pode. "Ah não sei quê as FA não distribuem armas de borla?" Sim, quando podem. O dinheiro tem de vir de algum lado, as FA não são a Santa Casa e mesmo essa tem de gerir recursos.

4. Ok, agora estás saudável e equipado (ou não) é tempo de procurar uma região com hospital. Deves ir para uma destas 4 regiões: Lisboa, Centro, Norte ou Açores. Se já lá estás, óptimo fica aí, caso contrário, compra um bilhete, vai ao profile e faz "change location". Sim a guerra sai cara, mas ninguém te obriga a defender o teu país, se quiseres poupa dinheiro para gastar na nova província de eSpaña 😉

5. Onde lutar? Vai ao forum, ou espera por um comunicado oficial, ou que alguém de confiança to diga. Não vale a pena gastar recursos na batalha errada, é dispersar forças, temos de estar bem coordenados. Quando souberes, vai a "my places > army > active wars list" depois escolhe os países em guerra, clica em "details > go to battlefield > fight".

6. "Fight" é um trivia igual a trabalhar/treinar, mas quanto mais errares mais saúde perdes e menos dano causas. Portanto, usa um decoder. Um decoder é uma batota que toda a gente usa, logo deixa de ser batota porque ninguém está em vantagem. Onde encontrar e como usar um decoder? Forum...

7. Repete o procedimento até chegares aos 60 wellness. Clica no botão que diz hospital e depois "heal". Agora que estás com vigor, podes voltar à carga ou poupar energias para mais tarde. Só podes usar o hospital uma vez por dia e como uma batalha dura 24h, quanto mais energias guardares para o final melhor. Já vamos ver porquê.

8. Uma batalha no eRepublik consite na construção/destruição dum muro. Os defensores combatem com números positivos e os atancantes com negativos, ou seja, uns estão a construir e outros a destruir. Quando diz: "Defense Points -1854 / 4000" significa que o muro inicialmente tinha 4000 de altura, mas que agora já está 1854 abaixo do chão. Passadas as 24h, se o muro estiver acima do valor inicial, os defensores ganham, se estiver negativo ganham os atacantes, se estiver lá no meio, ganha quem chegar a uma extermidade primeiro. É por isto que as últimas horas de combate são decisivas, o inimigo está sempre na expectativa do que possa acontecer.

9. Última palavra, se olhares pra cima está um relógio e um calendário. É o tempo do servidor. Até à meia-noite podes usar o hospital, portanto mesmo que queiras guardar forças para as últimas horas da batalha, compensa fazer uma série de combates antes da meia noite, usar o hospital e no dia seguinte podes voltar a combater, voltar a usar o hospital e combater mais ainda. Agora já sabes como combater eficazmente e saber quem está a ganhar 🙂

É importante lutar, mesmo que o teu contributo seja mínimo não deixa de ser importante. "Grão a grão enche a galinha o papo" é mesmo verdade, todos os contributos contam e ao lutares estás a ganhar pontos de experiência e ranking militar que te tornam mais forte nas batalhas futuras.

Em tempo de guerra há coisas importantes a considerar. Uma delas é a serenidade (sinónimo de que o paulo bento nunca se lembrou). Aconteça o que acontecer, não vale a pena chorar pelo leite derramado, muito menos pelo leite por derramar. Da mesma forma, não vale a pena cantar vitória antes da guerra ter acabado. Até agora, ganhámos e perdemos batalhas. Fizémo-lo e continuaremos a fazer pelos nossos aliados, na defesa de causas justas e só isso importa. Lutamos contra as maiores potências do erepublik, fazendo fronteira com dois dos países mais poderosos da aliança rival. Era muito mais fácil ter escolhido outros aliados, muito mais fácil virar as costas aos velhos amigos e salvar a própria pele. Não o fizémos, nem nunca o faremos. Ao arriscar a nossa própria existência estamos a garanti-la, a dignificá-la e a dar-lhe sentido. Sujeitar-nos à vontade dos outros para garantir o seu favor, é manter a bandeira para perder a indepêndencia.

Tenham orgulho neste ePortugal, lutem por ele e pelos seus aliados, com o tudo que tiverem e o mais que não puderem. Ao combater pelas razões certas, aconteça o que acontecer, já vencemos.