Governo vs Forças Armadas

Day 590, 14:26 Published in Portugal Japan by Divus Bean

Quando os admins lançaram o primeiro módulo militar houve logo a necessidade de criar uma organização com vista a uma melhor comunicação entre soldados e governo, foram portanto criadas as FA. Deva-se dizer que neste campo ePortugal tem tido bastante sucesso, não me recordo da existência de um mau CEMFA ou MD. Apesar de termos uma excelente organização existe um ponto sobre o qual me tenho questionado.



Quando estamos próximos de eleições presidênciais é usual os candidatos apresentarem o seu projecto no qual é apresentada uma solução para as Forças Armadas. Por vezes diferente, outra igual ao que estava anteriormente, no entanto existe sempre um período de incertezas a rondar os elementos das FA, sejam eles responsáveis ou soldados. Não interpretem mal as minhas palavras, o grande problema não é a incerteza que paira nas FA, mas sim nas novas ideias e prosteriores revoluções no seio das ditas.

Temos tido sempre governos da coligação PDA-PReC, o que não levanta problemas quanto à organização militar, entre quem entrar irá continuar o trabalho do CEMFA anterior mantendo o mesmo pensamento organizacional. A questão que levanto é a seguinte: Que irá acontecer quando o PRD gnhar as eleições? Sei responder a parte da questão. Vão aparecer novas pessoas, novas ideias e o que é certo é que alguém irá tomar conta da pasta militar, no entanto não sei o que irá suceder a seguir.

Reparem, pode parecer louco para alguns, um MD pode querer acabar com a EMP por exemplo, que consequências daí viriam? Mais uma vez só sei responder a parte da questão. O trabalho do antigo CEMFA será parcialmente destruído e toda uma linha de pensamento será quebrada para começar uma nova era.

A nova era poderá ser boa, poderá ser brilhante, poderá ser a melhor era em que os ePortugueses viveran, mas, e há sempre um mas, o trabalho progressivo nas FA será cortado, como referi em cima. Imaginem que daqui a dois dias o PDA-PReC não ganha as eleições e o PRD ou outro partido toma conta de ePortugal. Não estou a criticar a equipa escolhida por outros partidos, pode até ser a melhor equipa de governantes que ePortugal teve! Continuando, imaginem que lhes apetecia criar uma nova força militar composta por todos os privates de ePortugal e dar-lhes armas para combaterem, acabando assim com a EMP. Embora talvez isto nunca venha a acontecer, é uma possibilidade. E se isso acontecer o trabalho progressivo nas FA, será, e como tenho referido ao longo do artigo, parcialmente destruído.

Qualquer plano tem um objectivo, o objectivo da EMP é rankar os segundos melhores soldados portugueses transformando-os em FM's. Acabar com isto seria como dar um grande murro a quem trabalhou arduamente para concretizar esse objectivo.

Com todo este texto quis alertar a população, congresso e governo para a necessidade de tornar as FA independentes de governo. Acalmem-se, não digo que o governo não deva ter uma palavras a dizer nas questões militares, isso nem faria sentido, quero sim que o CEMFA seja um soldado reconhecido, que seja de confiança, que tenha capacidade de trabalho, que esteja disponivel para o cargo e que não seja nomeado pelo governo. Como um CEMFA pode optar por não trabalhar sozinho, este teria liberdade, consultando o Ministro da Defesa (se este existir), para escolher ajudantes.

Assim sendo os cinco maiores partidos teriam de eleger o CEMFA de x em x tempo e isso teria de ser previsto na constituição portuguesa.

Por hoje é tudo,

Beijos e abraços.