Gestão: Simulador Empresarial e muito mais!

Day 438, 22:11 Published in Portugal Portugal by Arbus

Incoming Wall of Text!!


Em primeiro lugar, é bom que o manual do empresário já tenha saído, está um belíssimo trabalho, que certamente vai ajudar muitos portugueses e que ainda pode e deve melhorar! Porém, fiquei extremamente magoado e indignado quando, no ponto "4 - gestão de empresa", é referido um velhinho calculador de produtividade e o excel do australiano, sendo completamente ignorado o meu trabalho nessa área, ou por falta de divulgação, ou por falta de qualidade 🙁

O trabalho de que falo é um ficheiro de excel que já ia na 3ª edição, sempre com actualizações e imensa ajuda ao utilizador através de comentários detalhados. Essa ficheiro incluía gráficos de optimização do número de trabalhadores, da produtividade e do lucro, para todo o tipo de empresas, e discriminando 7 grupos de trabalhadores (por exemplo agrupar em função da skill ou da wellness, ou estancando um trabalhador dos outros). Nesse ficheiro calculava-se a o lucro unitário, diário e mensal, com informação detalhada acerca da produtividade por trabalhador, raws consumidas etc Ainda incluía um conversor cambial, para ajudar as empresas exportadoras a fazer as contas, convertendo todos os dados imediatamente numa só moeda. Esta versão ainda está disponível, mas decidi criar uma nova, de raiz.

Estou a ser presunçoso mas, acho mesmo que esta nova versão é do melhorzito que praí anda.

A apresentação está limpa e colorida (talvez demais até), e inclui explicações detalhadas a cada passo. É fácil de usar, reduz ao mínimo os dados necessários, tem o detalhe suficiente para interessar a um gestor experiente e é acessível a quem esteja a pensar em abrir uma empresa e queira fazer umas experiências primeiro. Tudo isto já existia na versão anterior, e apesar da simplificação, imagem e maior ajuda ao utilizador, não justificaria abrir um artigo.

A grande novidade está no cálculo dos salários. Na versão anterior já se sabia o lucro ou prejuízo que cada trabalhador gerava. Agora, é possível calcular o salário que cada trabalhador merece, guardando o empresário uma margem de lucro definida à partida.

Bem aplicado, é o fim das folhas salariais e uma excelente ferramenta nas mãos de um bom gestor. Deixa de fazer sentido apresentar salários em função da skill. Há que avisar os trabalhadores de que o seu ordenado depende tanto da skill como da wellness (e trivia aos que arriscarem). Um gestor pode provar com clareza que os salários na sua empresa são os salários mais justos, pode dizer também com transparência que quer 20% das receitas, e que os restantes serão distribuídos em salários. Este tipo de remuneração, atrai os trabalhadores mais produtivos, que sabem que ali, pelo menos a wellness e talvez o trivia contam para alguma coisa.

Isto não é a mesma coisa que um gestor anunciar que "mais tarde acerta os salários", são contas, 2+2=4 e não há como fugir. Mas enquanto os empresários tem a informação toda, o tempo, e a paciência para calcular o próprio lucro, os trabalhadores precisam de uma ferramenta mais simples que lhes permita calcular o seu salário. É a pensar nos trabalhadores que vem a segunda parte desta versão: "O Salário Justo".

O salário justo, é aquele que dá lucro zero ao empresário. Isto do lucro zero tem que se lhe diga. Para já, porque é impossível. Um gestor nunca sabe quantas respostas do trivia um trabalhador acertou ou errou. O melhor que podem fazer é chegar a um acordo, considerar um numero fixo de respostas certas. A ideia do lucro zero é simplesmente calcular a riqueza total que um trabalhador produz. Se o empresário diz que quer 20%, o trabalhador tem direito a 80%! Para um trabalhador calcular a riqueza que produz, bastam 7 números, 7!

Qualquer trabalhador pode, com 7 dados, calcular exactamente a riqueza que produz. Um desses dados é o trivia e é impossível de o provar, mas em princípio, um trabalhador passa a ter consciência da riqueza que de facto produz!

O meu objectivo com isto, é chegar à repartição da riqueza mais justa possível. Muitos empresários à procura de trabalhadores, gostavam de ter provas de que a sua empresa de facto é a melhor para se trabalhar. Este ficheiro, garante que se podem oferecer salários mais altos do que a concorrência, a trabalhadores mais produtivos e ainda garantir uma margem de lucro certa! Aos trabalhadores, permite-lhes saber o verdadeiro valor do seu trabalho, negociando o salário com o gestor.


Bom, muito trabalho ainda há por fazer, isto aliás é só a ponta do iceberg. Neste ficheiro vão ainda encontrar uma 3ª página, que revela parte de um estudo acerca do poder de compra. O interessante no poder de compra é que apesar de ser independente do nível de salários/preços/moeda, existem certos desequilíbrios que podem ser explorados no curto-prazo e dentro de certos limites... mais para breve 😉

Pronto, não vos aborreço mais, deixo aqui só os links:
http://http://www.erepublikpt.com/viewtopic.php?f=90&t=1935 - Tópico no Fórum
http://www.megaupload.com/pt/?d=5N85KH1O - MSOffice
http://www.megaupload.com/?d=7N7MJ80Y - OpenOffice

(ainda não me entendi com o sistema de links...)