Falsa venda de Cidadania. Pode?

Day 1,411, 17:36 Published in Brazil Serbia by AmaroRS




O NOVO CASO DAS CIDADANIAS

Um post/shout do Congressista welithon/RS rendeu uma polêmica:

Um congressista negociar uma falsa venda de cidadania ("vender" cidadania, mas não entregar) está ou não agindo errado?

Independente da moral RL - que todos deveriam ter - a questão é da aplicação disso in-game.






O Congressista e-XallaX aparece nas shots negociando a venda de cidadania eBrasileira a um eUruguayo.


Clique para ampliar.


Clique para ampliar.

Não se trata de uma venda de cidadania como podemos achar a primeira vista.
Ficou explicado, que e-XallaX não entregou a cidadania, apenas disse que entregaria: deu o golpe no golpista.

Nas shots não vemos o início da conversa e dessa forma não sabemos o cenário completo em que se deu a negociata.

Nem tampouco estou aqui para julgar especificamente o e-XallaX, e sim para alertar à situação.



GOLPE EM CIMA DO GOLPE

Primeiro, cada um tem suas convicções.
Eu particularmente, apesar de não fazer alarde sobre certas coisas, não me imagino dando trela a alguém procurando comprar uma cidadania, mesmo que fosse só para "trollar" com o cara.


O problema ao meu ver é quando o congressista passa a dissimular com o Gringo, tentando convencê-lo, só para finalizar o pulo do gato.



Pior ainda é quando o congressista passa a idéia que a negociata é norma vigente, comum, no Congresso.
Adicionando a isso diferenças de linguagem, podemos ter um cenário de confusão.






PERIGOS: ONDE ISSO VAI PARAR...

Outro perigo é banalisar tanto esses casos, ao ponto de que "não aceitar os 5g" virem exceção.
Dessa forma o congressista se sentiria "atrasado" ou "marcando passo" por não pegar o gold - afinal a comparação é característica do jogo.

Enfim, como disse em meu próprio shout:
Prefiro ver um Augusto9 entregando cidadania errada por inocência, irresponsabilidade ou burrice; do que ver um e-XallaX dando golpe no golpista e pintando de malandrex.

Não só pode manchar a imagem do Congresso, pode causar problemas diplomáticos, como também, o sentimento de traição em um eCidadão aliado.
Que não vire rotina.






OPINIÕES

Consultei alguns eCidadãos para que dessem suas opiniões:


SabinoBR - Presidente do Congresso e Congressista pelo ODIN:
... o gringo fez algo bem pior querendo comprar cidadania. Na minha opinião enganar foi de boa porque o gringo não iria receber do mesmo jeito a cidadania, ele queria apenas por motivos que ele não iria receber pelos mesmos.

Já completa quase um mês que no canal do Congresso, onde é orientado para estrangeiros entrarem, o tópico está informando que as cidadanias estão fechadas, creio que se o estrangeiro insiste em COMPRAR cidadanias mesmo assim, ele com certeza está tentando entrar em nosso país por má fé...



Jonatas Ferro - Congressista pelo PM:
Enganar outrem para obter benefício financeiro é enriquecimento ilícito, nesse caso com agravante do autor ter cargo público e se usar dele para o ato. Acredito ser errado em qualquer lugar, porém aqui o pessoal é muito "4fun" e vários conceitos são usados para trollar, brincar, talvez por se estar em um jogo, e assim um crime acaba virando uma "trollada".



welithon/RS - Congressista pela ANP:
Como congressista, devemos respeitar nossos eleitores e denunciar qualquer irregularidade.
Acho totalmente irregular um congressista começar a negociação de venda de cidadanias (mesmo que não seja o objetivo final) e ganhar dinheiro sobre isso, pois ele está se aproveitando de um cargo público para ganhar dinheiro.
Simplesmente quando algum estrangeiro pedir cidadania é dizer NÃO e pronto!




O QUE DIZ E-XALLAX:

Segue MP na íntegra:

e-XallaX - Congressista pelo ARES/ODIN:
Já dei minha opinião, mas repetirei:

"Já foram mais de 25k de ESP (moeda espanhola), +12k de RSD (moeda servia), e +8k de cada uma dessas moedas: polonesa, turca, venezuelana, e ate mesmo peruana!! Fora mais de 32g, mas parei de aceitar devido ao limite de 10g diario.
Nao precisam me agradecer pela grande ajuda que estou dando nessa guerra, se nao minha caixa de MP ficaria muito lotada!
Só engano aliado (já que não pode ser considerado "venda de cidadania", já que não dei nenhuma) quando eles vem me procurar por MP logo após a eleição. Inimigos, eu vou atrás, vocês batem neles em campo de guerra e eu faço isso também, além de roubar moedas, simples.
Não enviarei nenhum tipo de contribuição para os cofres públicos, já que o governo já arrecada todo dia muitos BRL's das minhas Foods, e possui um estoque gigantesco atualmente. Se o governo quer enganar estrangeiro para arrecadar moeda, ficarei grato ao dar aulas para os membros do Alto Comando fazerem por conta própria. Ficam me criticando, falando que estou manchando o congresso, mas não querem que eu devolva o dinheiro para o gringo taxado de "safado" por tentar comprar cidadania, querem que eu mande para o governo e, aí sim, sujando a imagem de nosso país, convenhamos que é meio estranho esse falso moralismo. O que os aliados vão pensar?! Que os congressistas roubam em nome da pátria? Não é justo que esse dinheiro que "manchou o congresso" manche também os cofres de nossa belíssima pátria!
Se todos os congressista fizessem igual a mim, nossa população estaria bem mais rica, recebendo menos MP's e lutando mais!!

Saudações!"





Minha opinião (AmaroRS): não custa, como congressistas, manterem uma postura séria, responsável e respeitável.
Mesmo num jogo.





Grato,

AmaroRS.