Estudo económico sobre ePortugal

Day 2,076, 09:02 Published in Portugal Spain by Jmarques76

Saudações ePortugueses

Vou começar o meu primeiro artigo com um estudo económico que fiz sobre a nossa economia.

Neste estudo utilizei a média de preços dos dias 2067, 2068, 2069, 2070 e 2071.

Analisei o impacto que certas alterações teriam no nosso tesouro e nos nossos jogadores, a redução de 5% no IVA e a redução de 5% no valor dos preços.

De acordo com o lucro obtido com as empresas, foi calculado quanto tempo demoraria a recuperar o investimento efetuado.

Estes foram os preços utilizados:


Os ordenados utilizados foram, 1PTE, 7PTE* e 13PTE**.

Os valores seguintes estão calculados com o IVA de 15%

Foi considerado apenas o uso de uma empresa por qualidade e o custo dos RAW’s.


Estes são os lucros por cada empresa mais o que é produzido pelos empregados, com os respectivos salários, esta é a situação mais provável de ocorrer na nossa economia, salário minimo e venda a preços mínimos e salário máximo com venda a preços mínimos.





Efetuei cálculos usando os preços máximos, juntando o salário minimo, médio e máximo, mas trata-se de uma situação muito difícil de ocorrer na nossa economia pelo que não introduzi o mesmo aqui.

Estes são os rendimentos produzidos pelo IVA, por cada 1PTE.


Este é o valor das receitas do estado por cada 140 uni. de Food, 10 uni. Weps, a preços mínimos, e a taxa sobre o salário máximo.


Apresento agora os retornos dos investimentos, nas empresas, em meses:






Caso o IVA, fosse reduzido para 5%, estes seriam os valores dos lucros das empresas:






O resultado por cada PTE.


As receitas do estado pelo total de unidades que cada empresa produz.


O retorno dos investimentos, nas empresas:






Caso os preços dos bens se mantenham os mesmos, poderão verificar que, apesar de o estado perder aproximadamente 27% em receitas por cada PTE e 33% pelo total de unidades produzidas pelas empresas, os jogadores acabam por ter algum ganho, que poderá ser verificado pelo tempo de retorno de investimento.

Penso que seria assim seria possível gerar mais alguma riqueza para os jogadores e talvez conseguir aumentar o volume de vendas na nossa economia.

Contudo, se o IVA fosse reduzido, por exemplo 5%, como no caso estudado, poderá também haver uma redução nos preços, nesse caso, o ganho que os jogadores teriam, acabaria por ser anulado e até ficando em pior situação, do que antes da redução do IVA, pelo que apresento os próximos resultados(foi considerada uma redução de 5% nos preços, alguns valores podem estar iguais à média apresentada no início devido aos arredondamentos):

Os lucros das empresas:






A receita do estado, por cada PTE, neste caso mantêm-se, mas as receitas pelo total de produção, em cada empresa, alteram-se.


Em seguida apresento os retornos dos investimentos.






Podemos verificar que em comparação com os países do Top5, que a maioria tem o seu IVA abaixo de 15%, por exemplo, a Sérvia e a Espanha, têm o IVA das Weps a 3%, apesar de o IVA da Food ser de 14% e 17%, respectivamente, para baixarem o IVA de um aumentaram outro, em compensação, poderia ser uma medida a aplicar no nosso caso.

Existe também alguma discussão quanto ao ordenado mínimo, na minha opinião concordo que não deva ser mexido, pois por um lado existe a situação das MU’s que pagam esse valor, mas oferecem outros beneficios aos seus militares, por outro lado o nosso mercado de trabalho tem registado valores acima dos 12PTE.

Em suma, a redução do IVA seria benéfica para o nosso país, visto beneficiar os nossos jogadores, e até a própria economia, caso o preço médio de mercado se mantivesse.

Nota: As tabelas aparecem pela seguinte ordem, lucros sem empregado, preços mínimos com empregado e preços médios com empregado. Relativamente aos empregados, os cálculos foram efetuados como sendo utilizados o máximo possível por cada empresa.

*Obtido pela soma do valor máximo com o valor mínimo a dividir por 2.
**O valor máximo registado no decorrer deste artigo.