Estratégia

Day 1,418, 17:40 Published in Brazil Brazil by Dead Citzen

Vamos ao segundo artigo... formatação tão tosca quanto a do primeiro... 😛
Boa sorte lendo.

Como diria o :
"O conceito de Estratégia:
Em grego: strategía
Em latim: estrategia
Em francês: stratégie
Os senhores estão anotando?"



Gostaria de conversar um pouco sobre estratégia. A estratégia vem do grego, "stratos"=Exército + "ago"= Liderança e quer dizer, na sua origem "o comando do exército". Obviamente que a palavra pode ser aplicada para diversos outros campos mas e desse conceito original que vamos falar.

Saindo da Grécia e indo para a China, vou me apoiar na teoria de Sun Tzu. Não conheço melhor compilação dos fundamentos da estratégia que o livro "A arte da guerra". Nele uma boa estratégia depende de 5 fatores: o caminho, o clima, o terreno, a liderança militar e a disciplina. Vai ficar um pouco longo e cansativo, mas é sábado, então dá pra gastarmos um tempinho pensando sobre isso...



Até tu Paris?!


Gostaria de definir rapidamente cada um dos fatores, numa visão já mais eRepublicana:

- O Caminho (moral): trata das relações entre o governo e a população. O caminho é fazer com que a população e seus líderes tenham o mesmo objetivo;
- O Clima: trata do momento certo para determinada ação;
- O Terreno: trata da análise das dificuldades para o atingimento do objetivo traçado;
- A Disciplina (doutrina): está diretamente ligada a confiabilidade e a eficiência das tropas e;
- A liderança Militar (comando): Obviamente aqui tratamos diretamente da confiança entre líderes e liderados, que é conseguida através das virtudes apresentadas pelos comandantes.

Para podermos ter uma boa estratégia, fica claro que precisamos todos de um objetivo comum, que as ações sejam tomadas no momento certo, após uma criteriosa análise dos riscos e dificuldades. Para que haja ordem e engajamento, é necessário haver uma liderança militar competente que inspire os liderados.






Conceituada a estratégia e, percebendo-se a importância da população na mesma, vem a pergunta: - Porque a população não foi informada da estratégia?

Antes de responder, gostaria de dizer que não participei da definição da estratégia e que, em um primeiro momento, também não entendi o que ocorria. Alguns acreditam que eu tenha uma grande influência nas decisões tomadas, o que não é verdade. Eu sou só mais um. Veterano, com mais conhecimento e experiência da mecânica do jogo, mas nada além disso.

Voltando a pergunta:
- Porque a população não foi informada da estratégia?

Vou me valer de mais algumas considerações de Sun-Tzu para dar a resposta:


"Em terreno fechado, planeje uma fuga."

- Encontrávamos naquele momento encurralados em nosso próprio sucesso. possuíamos 3 exércitos prontos para o embate, mas apenas 1 podia lutar, e nas condições ideais para o inimigo. Como na clássica batalha dos 300, fomos atraídos para um terreno fechado, onde a força dos 3 exércitos não podia ser utilizada. Se mantivéssemos a nossa arrogância, cedo ou tarde cairíamos ante a vantagem do inimigo. Planejou-se portanto uma fuga ordenada, de forma a reposicionar os exércitos e assim readquirir a vantagem no campo de batalha.


"Quando tropas se movimentam, devem tornar o caminho tortuoso no mais direto. Deve-se tomar uma rota indireta e lançar uma isca para o inimigo. Assim é possível sair depois e chegar primeiro ao campo de batalha. Mas deve-se ter em mente que tanto a vantagem quanto o perigo são inerentes à manobra."
- Era necessário reposicionar as tropas o mais rapidamente possível, com o mínimo consumo de recursos. O movimento rápido deu-nos a vantagem, mas os inimigos eram muito fortes, e poderiam reverter essa vantagem inicial.


"O elemento surpresa, tão necessário para a vitória com o máximo de eficiência, depende de conhecer os outros sem ser por eles conhecido, de modo que o segredo e a informação distorcida são considerados artes essenciais."
-Surge então a dissimulação. Espalhou-se uma mensagem na mídia com o objetivo de de confundir o inimigo: " A Espanha e o Brasil chegaram a Paz!".
Confiou-se na disciplina da população. Solicitou-se que a população lutasse a favor da eEspanha e a maioria confiou na estratégia dos líderes e lutou pela eEspanha. Houveram dissidentes, mas a maioria confiou que governo e população tinham o mesmo objetivo comum e isso levou-nos ao sucesso que obtivemos.

Assim que se verificou o sucesso do plano a população foi formalmente comunicada dos planos. Talvez o comunicado pudesse ter sido mais detalhado, mas acredito que a maioria entendeu o que foi feito.

Acho que neste momento a população está de parabéns.