Em busca do futuro...

Day 919, 02:57 Published in Portugal Portugal by Grebuth

Bom dia,

Agradecemos aos presidentes do PDA-Partido Deixa Andar e do PRD-Partido Renovador Democratico, nomeadamente Costa e Bkk_on, pela disponibilidade demonstrada, para nos dar a sua opinião sobre as últimas eleições do congresso.

Poder das Letras (PdL)» Como analisa os resultados destas eleições ao Congresso? Era o resultado que esperava?

Costa (C-PDA) » Esperávamos melhor e sabemos que somos capazes de fazer. No entanto, melhoramos em relação ao mês passado e conseguimos eleger mais 4 congressistas e demos oportunidades a caras novas que se tem demonstrado muito empenhados no seio interno do partido e na sociedade ePortuguesa e que por isso consideramos que poderão ser uma mais-valia no congresso.

Bkk_on (B-PRD)» As eleições do congresso são sempre inesperadas, mas não me espantou o resultado final. Esperava uma descida no numero de congressistas do PRD devido a termos apresentado menos candidatos neste mês e termos sofrido o decréscimo no numero de membros relativamente a 2 meses atrás. Perdemos 1 acabou por ser satisfatório.

PdL » Satisfeito com o trabalho realizado durante a campanha, por parte dos elementos do seu partido?

C-PDA» De facto, tivemos uma equipa de preparação de congresso espectacular muito esforçada e dedicada. Os candidatos oficias empenharam-se para cumprir os requisitos mínimos e quem não os cumpriu ficou de fora da lista oficial. O PDA não faz a escolha dos seus congressistas apenas com base no XP. A dedicação, actividade e interesse demonstrado também fazem parte destes requisitos para entrar na lista oficial e quem não os demonstrou infelizmente teve de ficar de fora.

B-PRD» Podia ser melhor... mas fizemos o suficiente para as eleições em causa. Podia dizer que quando elegemos 14 congressistas o trabalho foi maior, mas as metas e a realidade da altura eram outras.

PdL » O que espera deste novo congresso, depois do anterior ter recebido tantas críticas?

C-PDA» Espero um congresso mais unido, mais diplomático e com sentido de trabalho de equipa. Nos acreditamos que é possível e já tivemos exemplos anteriores mas não depende só de nós.

B-PRD» Espero que certas individualidades tenham mais respeito pelo congresso para não pagar o justo pelo pecador. Mas penso que pouco mudará.

PdL » Pensa efectuar acordos preferencialmente com algum partido, para ver aprovadas ou rejeitadas as propostas que sejam efectuadas, ou irá depender de cada proposta?

C-PDA» O nosso acordo primordial é com ePortugal e os ePortugueses. Dentro destes princípios estamos disponíveis para trabalhar apartidários quando necessário de forma a cumprir este acordo. A bandeira nacional sempre em primeiro lugar.

B-PRD» Certamente dependerá da proposta em causa. Os congressistas devem votar sempre pelo bem do país independentemente de cores partidárias por isso espero que não seja necessário.

PdL » O que pensa da impugnação já proposta por um elemento do novo Congresso? Em que ponto poderá ser importante a impugnação, ou não do actual presidente?

C-PDA» Infelizmente esta situação já começa a ser banal no primeiro dia do congresso. A diferença para mês passado é que desta vez o autor apresentou os seus motivos, alertou que se vencesse o congresso seria esta a sua atitude, foi eleito e cumpriu. Pessoalmente, não concordei com os motivos apresentados e votei não.
Estas situações quando não bem fundamentadas só trazem instabilidade política, insegurança social e mais 7 dias de proibição de processos de impugnação.

B-PRD» Compreendo algumas das razões, outras nem por isso mas sou contra a impugnação. As razões a favor não são nem de perto nem de longe suficientes para afastar o António Moutinho que penso ter mais que capacidades para o cargo e seria uma forma de desestabilizar ainda mais ePortugal.

Foram estas as palavras dos representantes dos dois maiores partidos do nosso epaís Costa e Bkk_on, sobre as recentes eleições ao Congresso.

Grebuth