EA #4 Lucro Econômico: Foco no Mercado de Weapon

Day 1,743, 00:44 Published in Brazil USA by Geirskogul


Olá, fiz esse artigo na segunda-feira, logo após ver o artigo do HEPAragorn (http://tinyurl.com/9gk8azo) e seus comentários, com um objetivo de complementar a discussão. Esperei a 3ª edição sair dos artigos recentes (que foi muito bem recebida, obrigado pelos votos e comentários!) para publicar este, focado ao mercado de weapon e weapon raw. Já tinha um anseio de realizar essa análise desde o segundo artigo, tive que adiar devido à alguns problemas. À seguir trago a explicação de dois conceitos econômicos: Custo de Oportunidade e Lucro econômico, e suas aplicações no novo mundo. Tentarei não deixar o texto técnico e simplificar o máximo possível.



Dados Utilizados

Os dados refletem o cenário das últimas horas antes da publicação do artigo e desconsidera flutuações ao longo do dia que não devem alterar significantemente a análise realizada.



* Weapon, Weapon Raw são baseados numa média dos menores preços ofertados no mercado. Índice de Salários é baseado numa média dos maiores preço ofertados no mercado.



Custo Contábil x Custo de Oportunidade

O custo contábil ou custo explícito para se produzir 700 Raw (utilizarei 2 Saltpeters que são as mais produtivas e pra facilitar o resto da explicação) é nada mais do que as 20 Wellness gastas. Monetariamente, isso significa 1,30BRL(1). Se vendermos essa WR no mercado, obteremos um lucro de 159,70BRL(2). Realmente, interessante. Mas não é tão importante assim o custo explícito por si só.

À partir do momento em que se produz a Weapon Raw, se tem duas escolhas óbvias, vender no mercado ou produzir Weapon com a matéria prima (ainda é possível estocar, mas desconsiderarei essa opção). Dessas duas escolhas surge o custo de oportunidade ou custo implícito, que é a diferença entre a opção escolhida e a opção mais vantajosa dada as condições. A primeira opção, a de vender no mercado, já foi descrita acima, partirei para a segunda opção: produzir armas.

Atualmente, se você optar por vender 20 Weapons Q3 no mercado, você vai precisar de 600WR, dada produção de 2 Saltpeters (700WR), você produzirá com 1,30BRL tudo o que necessita e venderia o excedente de 100WR ao mercado, obtendo um lucro de 23BRL(3). Voltando às armas, utilizando os 600WR restantes, você produzirá 20 Weapons Q3 que tem um preço de mercado de 5,00BRL, totalizando uma receita líquida de 97BRL(4), somando aos 23BRL anteriores, 120BRL(5) e ainda sendo mais rigoroso e considerando o custo contábil, o lucro contábil será de 118,05BRL(6). Ou seja, você produziu a Weapon Raw, produziu as 20 Weapon Q3, vendeu o excedente de WR e conseguiu 118,05BRL de lucro contábil. Parabéns! Só que está totalmente ineficiente sob a ótica de um economista e até dos próprios contadores, a maximização do lucro.

O custo de oportunidade neste caso é a diferença entre optar por produzir as armas obtendo um lucro contábil de 118,05BRL e vender somente as WR no mercado obtendo 159,70BRL. Valorando isso, podemos dizer que o custo de oportunidade nesta situação é de 41,65BRL(7). Ou seja, você tem um prejuízo econômico de 41,65BRL quando se opta por produzir weapons Q3 ao invés de vender a Weapon Raw.

Lucro Econômico

Realizada a análise acima, fica mais claro entender quando eu digo que essas empresas são ineficientes e como toda outra empresa, sendo produtora ou não de matéria prima, deve sempre considerar os custos de produção dos insumos. Como demonstrado é possível que uma empresa tenha lucro contábil positivo, mas lucro econômico negativo. O lucro (contábil e econômico) não fica maior quando você utiliza a sua própria matéria prima, isso é apenas uma ilusão.

Alguns ainda podem dizer que produzem as weapons para uso próprio em rockets ou para lutar, mas a lógica continua quase a mesma, desta vez só tem que comparar outras duas opções, comprar a arma no mercado que está muito abaixo do custo de produção ou produzir a sua arma e ter prejuízo econômico, embora com lucro contábil.

Segue uma tabela com os atuais lucros econômicos para trabalhar como manager e para funcionários.



Observando a tabela acima é possível identificar o que o HEPAragorn discutiu em seu artigo, as empresas estão produzindo sem contabilizar os custos e estão tendo prejuízos, seja com produção própria de matéria prima ou compra no mercado nos níveis Q1 a Q3. Algo que eu venho alertando há muito tempo nos meus artigos.
A partir da Q4 a situação se inverte e se torna favorável produzir Weapon do que vender Weapon Raw. Mas, existe uma tendência de queda de preço na Q4 e Q5 que pode torná-las inviáveis no médio prazo.



Aplicações Matemáticas

Uma seção das aplicações matemáticas utilizadas neste artigo, disponibilizada separadamente para não poluir a explicação.

(1) _ 10*0,13BRL = 1,30BRL. 10 unidades de Food Q1
(2) _ (700*0,23BRL) - (1) = 159,70BRL. Receita de 700 WR.


(3) _ 100*0,23BRL = 23BRL. Receita de 100 WR.
(4) _ (20*5BRL) * (1-3😵 = 97BRL. Receita líquida da venda de 20 weapons Q3, considerando o imposto de 3%
(5) _ (3) + (4) = 120BRL. Soma das duas receitas acima.

(6) _ (5) - (1) - 5*0,13BRL = 118,05BRL. Lucro contábil, considerando o custo das 30 Wellness gasta, sendo 20 na produção de Raw e 10 na produção das armas.

(7) _ (2) - (6) = 41,65. Custo de oportunidade Vender WR x Produzir Weapons.



Novamente, agradeço a todos os voters, subscribers e comentários da última edição, estou muito feliz com a recepção do artigo. Não se acostumem com artigos num espaço tão curto de tempo, foi uma exceção. Espero que também gostem deste artigo dado o intervalo tão curto e não parem de ler!

Aceito sugestões de matérias na área econômica.

Agora sim, até a próxima semana!

Anderson Pimentel, Editor do Economics Analysis.