Democracia

Day 603, 22:49 Published in Brazil Brazil by Eduard Magnos

Democracia, algo engraçado não é mesmo?

Não preciso esperar as horas finais da atual eleição para presidente de partido para saber que fui derrotado. De certa forma é algo irônico eu julgava que seria muito simples vencer esta eleição contra alguém que não tinha se pronunciado...Posso dizer desde já que aprendi uma lição importante sobre ser confiante demais...

Eu atribuo minha derrota a alguns fatores. Primeiramente o fato de minha adversária ter em fim se pronunciado...Fica bem claro para qualquer um que ela só se pronunciou porque tinha um concorrente mas mesmo assim ela fez questão de mandar mensagens a cada um dos membros do partido...

Um gesto simples...Porem o suficiente para garantir vários votos a ela...

Já esta bem claro para todos que no partido militar existem muito poucas pessoas ativas...Afinal de contas a um mês atrás só havia um tópico no fórum do partido e o tópico era exatamente um perguntando aonde nos estávamos...Estas pessoas ou não se dão ao trabalho de ler a mensagens de boas vindas, aonde esta o link para o fórum, ou simplesmente se envolvem muito pouco com o jogo. Provavelmente lêem poucos jornais.

A questão simples é a seguinte...A mensagem que receberam de minha adversária deve ter sido o bastante para fazer ela ser eleita? Não penso que seja tão simples...Confio que a maior parte ao menos deve ter tentado me analisar antes...Bem e vendo meu jornal o que acharam...Alguém dizendo que estava se candidatando mas não tinha muito tempo para exercer a função de presidente, e acusando a pessoa que havia se dado ao trabalho de mandar a todos mensagens dizendo para votarem de sendo uma fake (acusação que fiz baseado no testemunho geral de todos, diga-se de passagem).

Se estas pessoas investigaram mais a fundo e foram ao fórum (coisa que deve ter acontecido com poucos mas é uma hipótese valida) estas pessoas devem ter lido meu discurso extremamente arrogante num dos tópicos do partido na qual faço inúmeras acusações contra minha adversária por não ser alguém que ajudou a reestruturar o partido nem ter se interessado nisto. De fato eu não devo ter me apresentado como uma pessoa exatamente ‘‘simpática’’ a tais pessoas.

Realmente, super-confiança é um problema serio.

Também poderia atribuir minha derrota a vários fatores...Como o fato de vários membros ativos do partido estarem fora do país lutando na guerra e outras coisas...Mas não estou escrevendo este artigo para chorar pela minha derrota, não eu reconheço que foram meus erros que a trouxeram...Combinado com um fator muito peculiar...Chamado democracia...

Sabe a democracia de fato é algo muito engraçado...Algumas pessoas pensam ser o melhor sistema de governo, um sistema que se funcionar perfeitamente só trará o bem a humanidade.

Tais pessoas são tolas.

Se democracia fosse perfeita, não teria matado Sócrates nem eleito Hitler.

Contudo...Acho que foi Benjamin Franklin que disse certa vez...‘‘Democracia é a pior forma de governo que já foi inventada...Exceto por todas as outras que foram tentadas...’’

Eu poderia citar inúmeros demagogos e casos em que uma democracia legitima causou mal a humanidade...Atenas, a democracia mais pura que já existiu, chegou a ser extremamente imperialista durante um tempo...Até se meter com Esparta e ser destruída pela poderosa oligarquia guerreira.

Sócrates, citado acima, nunca foi a favor da democracia...Segundo ele o melhor governo seria uma oligarquia de filósofos...Por causa destas opiniões e de outras infames acusações Sócrates foi morto democraticamente num julgamento aonde toda a cidade votou...Morto por expressar sua opinião numa democracia plena aonde era possível, e estimulado, que as pessoas manifestassem sua opinião.

Porque ele foi morto? Bem depois que Esparta derrotou Atenas na guerra do Peloponeso ela instalou um governo de 30 tiranos em Atenas...Os mesmos foram depostos em pouco tempo pela população e a democracia foi reinstalada, mas sua idade de ouro já havia terminado...

Depois de passar pelo governo dos 30 tiranos, ainda que tenha durado pouco tempo, e de ter sido humilhado na guerra...Não é de se espantar que os Atenienses estivessem desesperadamente reestruturar sua democracia para tentar reinstalar a idade de ouro da mesma.

Daí veio Sócrates...Homem sábio, estranho, e com vários seguidores jovens...Com suas falas contra a democracia, que sem duvida visavam o bem da população ainda que os demais não vissem isto, ele foi muito criticado especialmente por não ser bem entendido. Por causa de seus discípulos jovens o povo começou a ver Sócrates como alguém que corrompia a juventude...Em fim...Uma coisa levou a outra e um dos filósofos mais geniais da historia da humanidade foi condenado a morte por expressar sua opinião num local aonde havia libertado para se falar o que se quisesse....

Aonde eu estou querendo chegar com tudo isto? Simples, democracia é o governo aonde o povo decide o que é melhor. Mas o povo não vai saber o que realmente é melhor e daí algumas pessoas podem tentar tirar vantagem disto...Porque como se sabe...As massas são, de fato, ignorantes em sua maioria.

Por favor não estou dizendo que todo mundo é ignorante por isto não fui eleito. O que estou dizendo é simplesmente que a maior parte das pessoas não analisa todos os fatos...Mas isto não quer dizer que eu fui derrotado só porque as pessoas que não analisam os fatos votaram em minha adversária. Como já citei acima realmente cometi muitos erros e mesmo alguns que se interessaram em me analisar podem ter realmente concluído que ela seria melhor para o partido do que eu.

O que estou tentando fazer aqui é filosofar um pouco com vocês, leitores.

No outro caso temos Hitler...O infame nazista que foi responsável pela morte de milhões...Eu diria que se alguém tivesse que apontar na historia alguém que tivesse sido verdadeiramente maligno Hitler seria com certeza o escolhido. Agora alguma analise.

Imagine-se, leitores, na Alemanha pos-primeira guerra mundial...Seu pais foi destruído, humilhado numa guerra contra o mundo...Forçado a pagar dividas impagáveis o país entra numa crise econômica de proporções colossais...Todos ficam desempregados, a comida se torna rara e ruim...Junte tudo isto ao fato de que a republica em que você esta vivendo é um governo que não é querido pela população, uma republica sem republicanos como disse alguém certa vez...Um governo que não consegue representar seu país seja no espírito seja nos atos.

Agora imaginem...De repente chega alguém criticando a democracia, dizendo que a ditadura era a solução e que os problemas da nação eram causados por uma conspiração maluca dos judeus e dos comunistas...O sujeito fala bonito e parece convincente...Lembre-se leitores que o holocausto não foi algo divulgado na impressa ou pregado pelo terrível ditador, ao menos não nos termos que foram aplicados...O abominável holocausto só foi descoberto quando os aliados avançaram mais a dentro nos territórios alemães, sendo algo desconhecido pela população alemã como um todo.

Imagine então leitor...O homem é eleito...De maneira democrática a maioria da população decide que aquele governo democratito, da qual eu lembro a vocês que o povo alemão não tinha pedido ou lutado por ele em primeiro lugar (inclusive lutava pelo Kaiser na primeira guerra mundial)...Certo vamos imaginar que você não votou nele...Você tem um mínimo de conciencia e acredita na democracia apesar de tudo...

Agora imagine...Em poucos anos o ditador consegue reerguer a nação...Não apenas acabando com crises econômicas mas também fazendo a industria se restabelecer, o exercito se restabelecer...O ditador conseguiu fazer o país voltar a ser uma potencia respeitada e temida mundo a fora...

Como leitor...Como você poderia numa situação como esta dizer que este homem esta errado? O homem praticamente conseguiu fazer um milagre pelo seu país e você não sabe quantos morreram para ele realizar o feito, você sabe dos resultados.

E os resultados claramente parecem mostrar que o homem tinha razão, democracia não funcionava...Se o poder for dado a uma pessoa só que seja competente ele poderá cuidar da nação.

De fato Platão, discípulo mais famoso de Sócrates e um dos maiores filósofos da humanidade, chegou a dizer que haviam 3 formas de governo e estas formas tinham suas versões corrompidas...As positivas eram a Monarquia a Aristocracia e a Republica, enquanto que as negativas eram a Tirania a Oligarquia e a Democracia.

Realmente...Se pararmos para pensar a Monarquia pode ser melhor que as demais...Se o poder estiver concentrado em uma pessoa só e esta pessoa usar este poder visando o bem estar do país e de seu povo...Realmente é muito mais simples para esta pessoa fazer bem ao país do que numa democracia aonde o poder esta em varias pessoas...As pessoas tem opiniões diferentes e podem se influenciadas baseadas no seu nível de conhecimento e outros fatores...

Fazendo uma alegoria...Digamos que aqui no Brasil decida-se construir uma ponte...A votação vai para a câmera dos vereadores e inúmeras pessoas discutiram durante tempos se a ponte é necessária ou não...Haverão debates entre partidos e a oposição pode acusar o governo de estar gastando dinheiro desnecessariamente e etc, etc e tal...

E se tentarem construir esta ponte na China? Constroem a porcaria da ponte e pronto, ninguém discute e a ponte é feita muito mais rapidamente e a população pode se beneficiar da mesma tranqüilamente.

Percebem? Democracia não é nem nunca será um sistema perfeito...Tem inúmeras falhas e somente um tolo tentaria ignorá-las e viver na ilusão que a democracia é perfeita.

Eu? Eu acredito na democracia embora reconheça suas falhas.

Acredito que mesmo que o povo faça decisões estúpidas a legitimidade emana do povo e somente do povo. Mesmo que o povo faça decisões erradas na verdade é o país que esta fazendo decisões erradas.

Afinal nunca haverá um sistema de governo perfeito pelo simples fato de que sistemas de governo são criados e administrados por humanos, seres imperfeitos.

Um governo que da poder todo a uma pessoa é errado. Mesmo que esta pessoa possa estar certa em suas ações. Sim pode até ser preferível ter um único sujeito com poder desde que ele use este poder para o bem e preserve a liberdade alheia...Mas quem garante que ele vá ser assim todo o tempo? Como eu disse humanos são imperfeitos...Alem do mais quem garante que seu sucessor vá ser tão bom assim?

Em fim...Vamos parar por aqui de filosofar e voltar a situação: eu perdi a eleição.

Muito bem...Parece que hoje, agora que viu que venceu mesmo, minha adversária resolveu começar a participar do fórum que só achou recentemente...Confesso ela não é ruim, pode ser que de uma boa presidente mesmo.

Mas não pretendo pedir desculpas a ela, ah não.

Ainda considero suas atitudes antes da eleição indignas e no mínimo insultantes ao partido. Mas eu sou alguém pragmático...Eu vou analiso as coisas pelos resultados, não por questões sentimentais...Ainda considero a atitude de Pedro Augusto ao se eleger algo igualmente indigno...Mas ele fez um excelente trabalho como presidente de partido, e hoje em dia considero ele um amigo embora ainda o critique por sua atitude anterior.

Não pretendo, em momento algum, retirar minhas acusações realmente arrogantes e sarcásticas contra ela. Acho sim que ela foi preguiçosa em não participar do partido antes entre outras coisas... Admito que foi errado tratá-la deste jeito no sentido que não foi uma boa estratégia de campanha...Mas nada mais, foi sincero e não vou voltar atrás com minhas palavras...

Apesar disto, agora que vi um pouco de suas opiniões acho que talvez (talvez) ela possa até dar uma boa presidente de partido...Mesmo assim acho que ela devia ter demonstrado sua opiniões mais cedo.

Verdade seja dita, se ela tivesse demonstrados suas opiniões mais cedo e participado um pouco do fórum pode ser que eu não tivesse que me candidatar e não tivesse que vir aqui escrever este artigo.

Dou a ela meus parabéns pela vitória e desejo a ela boa sorte em seu mandato não pelo bem dela mas pelo bem do partido da qual me esforcei para ajudar a reconstruir.

Termino porem fazendo um pequeno comentário critico...Entendo que a democracia possa as vezes eleger alguém que não seja ideal através do voto de pessoas desinteressadas que não procuram analisar bem aqueles em que votam...Contudo estamos falando de eleições partidárias...No mundo real quem entra para um partido político é alguém que se interessa por política. Esta pessoa não votara desta forma, não haveria lógica...Mas no erepublick todo mundo entra para partidos políticos e os partidos não tem controle sobre quem entra ou sai do partido...Tais pessoas entram visando ganhar pontos de experiência votando e outras coisas assim...Engraçado, não é mesmo?

Em triunfo de espírito e consciência.

Eduard Magnos.
Congressista pelo Partido Militar.