Defender as FAP é defender o País

Day 2,201, 07:45 Published in Portugal Portugal by Citizen 99

Como todos sabem as FAP não são o que eram, e arrisco a afirmar nunca mais voltaram a sê-lo. A principal razão foi a perda de militares para outras unidades militares, cada um deles «votou com os pês» qual a unidade militar a que quer pertencer. Por muito que fiquem embaraçados com isso, isto é um facto.

Mas o seu comandante tenta passar responsabilidades para os sucessivos governos que não financiam as FAP e que não dão missões diplomáticas para as FAP participarem. Mas esta crítica até poderia começar a fazer sentido se não tivesse sido este mesmo comandante que enquanto Presidente de Portugal não usou a suposta capacidade diplomática das FAP nem sequer se apresentou actividade e ainda o que seria do orçamento do Governo se todas as MU que tivessem problemas fossem pedir fundos e apoios ao Governo. Afinal de contas devemos premiar falhanços ou sucessos?

O que tem caracterizado as FAP, o seu comandante e os seus gestores é quererem manter o poder político refém das suas vontades, e não o contrário, ninguém manda nas FAP nem mesmo o Governo.

Como diz Khaloun em comentários:
“Os membros das FAP têm de começar a pensar quem escolhem para CP.
Chamam-lhe politizar as FAP?
Eu chamo-lhe defender as FAP de oportunistas.
E defendendo-se as FAP defende-se o País”

E assim foi, elegeram quem queriam para CP, e também conseguiram manter um grupo político de união, que até hoje tem nos dado «frutos». A política em Portugal é dominada por este grupo de união, que começou a ser formada como resposta à corrupção do Juve Leo e do seu governo. E até hoje mantém vivo sempre que podem esse medo da corrupção do Juve Leo, e companhia, foi assim que conseguiram manter sucessivos governos sem serem questionados, sem nenhuma oposição credível, e é assim que esperam manter-se no poder.

Mas então porquê é que o Nuno Vieira deu-se ao trabalho de dedicar um artigo em resposta à sondagem? Se fosse só eu, um ou outro comentário bastaria (como não hesitaram em fazê-lo), mas contudo agora não sou só eu a questionar e a criticar. Também o MoF e vários levantam criticas as FAP e questionam a relação que as FAP têm com o Governo, os resultados da sondagem são testemunha disso.


Não se deixem enganar pelos ataques dirigidos a mim, estes não são apenas dirigidos a mim, mas servem também como intimidação a todos os que tenham coragem de criticar, ou questionar o que seja das FAP ou deste grupo de união.

Se há um vestígio de oposição credível há que o eliminar, há que descredibilizar, e usar todos e quaisquer meios possíveis para conter a situação. Ficaram com inventário do estado, mas reparem não há problema diz o Nuno Vieira, estas fazem muito pelo país, acreditem. É preciso acreditar mesmo, porque nem o Nuno Vieira, nem ninguém das FAP apresenta contas que seja, e quando apresentam algo, como o relatório de actividade os resultados são deprimentes.

Mas eu aconselho cautela ao MoF e ao governo, é que isto de criticar as FAP e exigir resultados é um negócio arriscado, já não seria o primeiro governo a ser deitado borda fora pelo grupo da união e da FAP. É que quem tenha pretensões de ser político em ePortugal tem que ser do grupo da união, ou arrisca-se a ter uma carreira política curta.

E não se esqueçam: Defender as FAP é Defender o País.

“There was truth and there was untruth, and if you clung to the truth even against the whole world, you were not mad.” ― George Orwell, 1984