Crise que crise??? O que realmente está acontecendo! LEIA AQUI!!!

Day 160, 12:02 Published in Brazil Brazil by Bunaly

Pediram para eu escrever um breve artigo sobre a minha visão da economia do eBrasil.


Vários jornais no eBrasil estão discutindo a crise de consumo que se instalou no Brasil. Então vamos discutir isso.
Como está a conjuntura atual do setor de food do eBrasil?
Ao atual nível de preços tudo que é produzido é consumido. As expectativas de alta nos preços e a possibilidade de falta de alimentos ampliam a demanda, as pessoas querem fazer estoques desse bem básico, para quando a crise chegar não sofrerem muito. Esse foi o motivo que o aumento dos preços praticados por algumas empresas não reduziu a demanda, em fato acredito que ela foi ampliada.
Esse efeito foi observado no mundo real, por Sir Robert Giffen no século XIX durante a crise da batata nos Reino Unido. Esse efeito é extremamente raro no mundo moderno por que hoje a produção de alimento é grande e diversificada. Contudo no eMundo esses problemas de períodos quando a economia não era tão avançada vão surgir aos monte.
Voltando para o eMundo, como resolver esse problema?
Um acordo público-privado para tabelar os preços e racionar a compra dos alimentos seria a solução mais adequada. Dada que a crise não é real, pelo menos não a esse nível de crescimento populacional. Contudo, como racionar o consumo das pessoas? É impraticável no eBrasil.

Então a segunda melhor opção é investir, ampliar a nossa produção para que irrelevante da demanda nós tenhamos alimentos. Esse investimento pode ser realizado de duas formas. Empresários que possuem grande quantidade de capital acumulados, podem usar esse momento para investir em industrias Q1 ou ampliar a sua produção. Eles vão sofre alguns prejuízos na primeira semana, mas a medida que você aumenta a sua produtividade o lucro (contábil) aparece. Outra forma seria através de financiamentos públicos estimulando o setor de alimentos.
Porem essas duas alternativas vem com um problema, à mão-de-obra, ela é completamente desqualificada e simplesmente insiste em não evoluir.
Esse problema é ainda mais sério no eBrasil por causa da nossa rotatividade. Muita gente entra no jogo arruma emprego e simplesmente para de jogar em 3 ou 4 dias. E as empresas mantêm esses funcionários contratados. Isso gera as diversas quedas na produtividade que os empresários conhecem muito bem. Esse problema também acontece em outros países, é natural pois é um jogo novo, mas nos outros países a produção e a população fixa são maiores comparativamente com o numero de pessoas que entram e saem.

O problema da desistência de muitos jogadores é também devido à complexidade do jogo e a falta de literatura em português o que impossibilita as pessoas de enxergarem as possibilidades do jogo logo no inicio.
Existe formas de resolver isso, contudo é um problema mais político-social do que econômico então eu vou encerrar por aqui.


Att.
Bunaly