Crise no Cone Sul; caiu o presidente do Chile!

Day 618, 09:51 Published in Brazil Brazil by H00LIG2NS
Resumo da Crise

A Bolivia havia requisitado entrada na AHA, mas mesmo assim foi atacada por Chile e Argentina sem explicações razoáveis de nenhum destes governos, provocando grande desconforto internacional.

O ataque foi protagonizado com o Chile, com ajuda das Forças Armadas Argentinas.

A humilhante derrota no Altiplano Boliviano contra um país de meros 320 habitantes e sem um hospital causa uma crise institucional sem precedentes nos dois países atacantes.

Argentina

Houve enorme repúdio popular à guerra, considerada por muitos sem sentido e covarde, contra um país "hermano". O exército rachou. Muitos membros das forças de elite se recusaram a lutar e pediram sua exclusão das FFAA. Alguns ignoraram as ordens do presidente fedegen e lutaram CONTRA o Chile.

Acusações saltam para todos os lados, muitos são chamados de traidores da pátria, e o proeminente político T foi eleito o mais novo "innimigo público número 1", por ter tankado fortemente contra a invasão, doado gold para a Bolívia e incitado as forças armadas à desobediência.

Comunicado oficial do governo evita criar polêmica, e aponta o racha das FFAA mais a atuação do Brasil como as causa para o "Bolivariazo". Na mídia, aparecem sugestões para uma "moção de repúdio" ao presidente.

Uma mensagem para o Brasileiros é atualmente o terceiro artigo mais votado da mídia hermana, com uma mensagem muito simples.

Chile

A palavra mais comum na mídia chilena atualmente é FAIL. Para todos os lados, mas sobretudo contra o governo, que declarou guerra sem explicar ninguém porque estava fazendo isso, e conseguiu o repúdio da PEACE, da AHA e de boa parte da sua população. Com a derrota, então, a situação se transformou numa crise completa.

O repúdio esmagador da própria população chilena com a condução da fracassada campanha militar derrubou ontem o presidente chileno, ProfetaVI. Em comunicado oficial, o presidente declarou:

"Esta guerra foi idealizada por quem lhes fala, ProfetaVI (...)

as motivações que me levaram a pensar isto era cobrar revanche de todos os
insultos realizados pelo presidente Ernesto_Guevara a paises como Argentina e Chile (...), e os insultos contra a AHA (...)

buscamos realizar um Blitzkrieg, e se planejou buscar o melhor horário para que
eBolivia não pudesse realizar mpp e se o fizessem não se ativassem (...)

Não contamos que o Brasil tivesse uma aliança de palavra com a eBolivia,
contávamos que nos apoiariam por pertencermos à mesma aliança (...)

Os reais reponsáveis pela guerra fomos nós, ProfetaVI e Fedegen, nosso povo
assim o demonstrou con as moções de censura que nos impuseram (...)

Chile e Argentina só foram vítimas do atuar e do ideal de seus líderes, é por isso que irei renunciar
à presidência (...)

Leia aqui a mensagem completa.

Bolivia

Após alguns dias clamando pela integração latino-americana e que se houvesse paz entre irmãos, o presidente boliviano Ernesto_guevara voltou ao seu hobby preferido, colecionar desavenças com seus vizinhos. O presidente boliviano fez um tour pela mídia e fóruns de países vizinhos, deixando claro que com essa grande vitória militar da Bolívia, a guerra agora não era mais viável para o Chile, e se fazia indispensável a assinatura da paz.

No fórum público da AHA, voltou às discussões que o fizeram ganhar o ódio de grande parte da comunidade hispano-americana. Ao discutir com o Ministro das Relações Exteriores da Colombia, publicou fotos do ELN, grupo guerrilheiro revolucionário (ou narcotraficante, dependendo de quem responde) colombiano. O MoFA colombiano também já havia perdido a compostura, e o presidente andino chegou a afirmar até mesmo que "se o governo da colombia combate o plantio da coca, melhor, afinal a coca da Bolívia é muito melhor mesmo (...) sabemos que a Colombia preza pela quantidade, e não pela qualidade". Numa discussão com um cidadão chileno, que também desandou, Ernesto chegou a responder "TALK TO THE HAND" e publicou uma foto de um homem pelado apontando a palma da mão (completamente pelado mesmo, com todas as "partes" à mostra).

na Argentina, Ernesto já ganhou resposta padronizada para seus artigos e comentários:

"erneeeessssssstttttttttttttttt fail fail fail fail tu es fail fail"

Enfim, o presidente boliviano propôs ao seu congresso paz com o Chile, que foi até agora aprovada.

AHA

A solução que a AHA havia proposto para este conflito era votar o mais rapidamente possível a inclusão da Bolivia, já que nenhuma sanção podia ser feita contra Chile e Argentina, pois não há nada na aliança que impeça o ataque a um país que ainda não foi aceito. Até agora nada ouviu-se do secretário-geral da organização, o mexicano dhoo, em relação a isso. Pediria-se que haja mais dinamismo e rapidez no futuro para resolver questões tão importantes quanto esta crise que se instalou no cone sul.

Brasil

Depois da vitoriosa atuação de parte da Urutu na Bolivia, o Brasil acabou criando algumas desavenças com seu vizinhos ao sul, que já duvidam de amizade. Após a derrota, o ministro da economia chilena Chuck Norris mostrou abertamente seu descontentamento público com seus "supostos aliados", como ele nos chamou. Na Argentina, transbordaram rumores de um possível ataque brasileiro, tanto que os batalhões deslocados para o Chile foram convocados de volta ao país no caso de uma agressão tupiniquim.

O esforço brasileiro agora deve ser no campo diplomático, para que se resolvam essas diferenças com nossos hermanos sem-noção.

Mais um vez, no opinião deste novato, repito que nosso foco precisa ser a guerra mundial, esses problemas no quintal podem ser facilmente resolvidos através do diálogo com a AHA e os governos do Chile e Argentina.


E que venha a Espanha!